sábado, 19 de abril de 2014

SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRES? EM MARIPÁ FEZ!



Quando se fala em dar valor a produtos locais, sejam eles quais forem - ideias, lazer, educação, produção, trabalho, comércio, indústria - dentre outros,  as pessoas não entendem muito bem o fato e, não sei se por inveja, ou por não conseguirem mesmo chegar ao mesmo talento de outras, não têm consciência do valor das coisas boas que o nosso município produz ou pode vir a produzir. E, com isso, perde o município e juntos, perdemos todos nós!


Isso me remete a  fatos passados que prejudicaram o desenvolvimento de Ivatuba, por falta de consciência e de acreditar no potencial do nosso povo e município. De um deles eu fiz parte.

Para ilustrar melhor a que eu me refiro, resolvi contar o fato que aconteceu comigo aqui mesmo, em Ivatuba, e que hoje poderia estar contribuindo para uma Ivatuba muito melhor, com mais comércio, indústria e diversões, além de muito mais recursos para a nossa cidade. Algumas pessoas, especialmente agricultores, devem se lembrar disso. 

Em 1989 - guardei bem o ano, porque foi o nascimento do meu caçula - eu conversei com o prefeito da época por diversas vezes - e também com alguns agricultores - sobre promover uma competição de "arrancada de tratores" aqui em Ivatuba. Como falaram que não havia um local, sugeri um estudo para verificar se poderia ser feita na reta da estrada Ivatuba-Maringá, em frente ao sítio dos Versari. Como eu sugeri, essa corrida poderia ser feita em conjunto com uma festa qualquer e atrair muita gente para a cidade, trazendo divisas para o município. Na época, fizeram pouco caso da ideia, alguns riram e falaram inclusive que nenhum agricultor ia colocar tratores para fazer isso, apesar de parecer divertido. Como se o que eu estivesse falando fosse uma maluquice qualquer.

Uma pena, porque um pequeno distrito do nosso estado, chamado Maripá, que hoje é um rico município, acreditou na ideia e a colocou em prática. 

Maripá é hoje conhecida como a "cidade das orquídeas e capital brasileira das arrancadas de tratores", com um PIB per capita de R$25.452,52 - o de Ivatuba é de R$13.419,21. (IBGE, 2008). Tudo por que tem um povo unido e que trabalha para que as ideias de todos se concretizem.

O início:

"O evento começou como uma diversão dos agricultores locais em 1990 - um ano depois que eu propus a ideia aqui em Ivatuba - e as provas aconteciam na avenida principal da cidade. Era um evento audacioso, curioso, com certeza diferente do tradicional. Em matéria de competições automobilísticas era inédito e temático, pois além da forte adrenalina que proporcionava, lembrava ao público que os astros, o piloto operador e seu trator modificado para arrancadas de velocidade, faziam parte de um show ainda maior, a diversidade da Agricultura Brasileira.

“A competição era realizada uma vez por ano. Quando faltavam aproximadamente 15 dias para o evento, agricultores inscritos na competição, manobravam, tirando do barracão o velho trator e davam um "trato", tipo, um pequeno “veneno” no motor, bomba injetora, e mudanças no diâmetro dos pneus. Modificações modestas, que faziam com que a velocidade da maquina migrasse dos seus normais 40 km/h, para 80 km /h. Quando o evento artesanal terminava, o velho trator era novamente modificado e voltava a sua forma original. Coisas que acontecem no Brasil rural que poucos sabem”, explicou Euclides Kreutz, organizador do evento.

Em 12 anos foram realizadas na avenida central de Maripá, seis festas com arrancadas de tratores. Aos domingos a pequena cidade com uma população aproximada de 4.000 pessoas, aumentava em quatro vezes o fluxo de turistas e torcedores, compondo assim um fantástico mix de espectadores de todas as idades, profissões e classes sociais.

Com o passar do tempo, a categoria foi evoluindo, e a necessidade de um local adequado com mais segurança, tanto para público quanto para os pilotos dos tratores, forçou os organizadores a construírem o Tratoródromo, a partir do ano 2002, e desde então, a prova acontece anualmente atraindo um grande público de diversas partes do estado e do país.

Para que se tornasse um verdadeiro Show para o público presente, foram criadas no evento algumas particularidades, tais como: o uso de fumaça ecológica, e filetes de néon nos tratores, para as arrancadas noturnas; cavalos de pau com tratores; festival de arrancadas diversas; DJ, locutor e comentarista na pista, dando um toque mix e eclético na parte sonora do evento.

Em novembro de 2009, o Sr. Cleyton Pinteiro, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), em visita ao Tratoródromo de Maripá, conheceu de perto a categoria dos tratores mais velozes do mundo e concedeu de forma entusiasmada o aval da CBA, competição que a partir de então se transformou oficialmente em GP Brasileiro.

A "Tratorshow" se transformou numa das categorias do motor Sport mais conhecidas no meio agrícola brasileiro, lembrando que, é uma criação legitimamente nacional, com nome assinado em verde, amarelo, azul e branco.

E quem acha que esta modalidade é exclusiva para homens, se engana, a dona Irani Kreutz, mais conhecida como Penélope Charmosa, vestida de rosa, é piloto e já foi campeã do arrancadão em 2008."

Em 2013, o evento atraiu milhares de pessoas, não só do estado, como do país e até estrangeiros. 

Pois é, era só ter acreditado no potencial de Ivatuba e isso tudo estaria acontecendo aqui mesmo! 

O povo de Maripá nos deu uma lição preciosa: vamos nos unir e acreditar mais no potencial do nosso município!


Confira as fotos e o vídeo com reportagem sobre o fato. 









 Veja o vídeo:

 
SAIBA MAIS:




Nenhum comentário:

Postar um comentário