sábado, 21 de fevereiro de 2015

ARGUMENTAR SIM. XINGAR, NÃO!


Ser assertivo - e debater IDEIAS -  é inteligente, faz crescer, amadurecer, entender o mundo e, mais: faz muito bem à saúde.

Para isso, aprender a debater defendendo suas ideias sem atacar o interlocutor pessoalmente, é essencial.

Ou seja, se eu discordo de um texto, eu argumento contra o texto. Se eu discordo de uma ideia, eu argumento contra a ideia, mas não posso chamar o autor de bobo, anta ou burro e nem ficar "de mal" com ele por isso. Afinal, é a ideia, e não a pessoa que está em debate!

Pelas redes sociais, e pelo meu blog, observo que as pessoas não conseguem (ou não sabem) debater com argumentos realistas. E, sem saber debater, acabam xingando, não aquilo com o que não concordam, mas as pessoas que falam do assunto em "debate".

Talvez isso seja uma falha na nossa educação escolar: incentivar o debate, a argumentação e a contra-argumentação. Convidar alunos a pensarem sobre o assunto/texto/ideia pode ser uma "ótima ideia"para mudar o país.

Então, convido vocês a pensarem sobre qualquer assunto de que discordam e perguntem aos outros: "o que você acha disso?", com a mente aberta, dispostos a ouvir e entender a argumentação do outro, mesmo que não concordem com ela.

Quem sabe novas e excelentes ideias surjam a partir dai!




Nenhum comentário:

Postar um comentário