segunda-feira, 21 de abril de 2014

IVATUBA: LIDERANÇAS REUNEM-SE PARA DISCUTIR AGENDA DE PRIORIDADES DO TURISMO NO MUNICÍPIO

 
Na última terça-feira (15), a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, Roseli Celestino, a vice-prefeita, Simone Sagrilo e diversas lideranças comunitárias, reuniram-se com o Professor Jacó Gimennes, da  Rede de Turismo Regional - RETUR  a fim de organizar e planejar as próximas ações turísticas em Ivatuba.


Ivatuba tem muitos valores que podem ser trabalhados e divulgados para atrair turistas de todas as partes do Paraná, inclusive do Brasil e exterior: produtores locais são modelos nacionais em tecnologia agrícola; município com 100% de microbacias, um dos melhores índices de educação (IDEB) do país, sede do IAP - Instituto Adventista do Paraná, um rico manancial de águas, recanto do Ivaí,  gastronomia da festa da leitoa recheada, recanto da Figueira e um caminho de fé, com a capela de Nsa. Sra. de Fátima, a Igreja Nsa. Sra. do Rocio e de Nsa. Sra. das Águas, que iniciou em Ivatuba e hoje é a padroeira do Rio Ivaí, dentre outros. 

Segundo avaliação da Retur: "O município de Ivatuba, foi o único de fora do estado de São Paulo a entrar na lista das dez melhores do país em educação, teve a primeira colocação do estado do Paraná no ensino de 1ª a 4ª séries na avaliação divulgada no dia 26 de Abril de 2007. Modelo nacional em tecnologia agrícola. Primeiro município brasileiro a concluir, em 1987, o programa de recuperação de solo em 100% das propriedades agrícolas, Ivatuba registra atualmente uma das maiores médias de produtividade de soja e suas terras estão entre as mais produtivas e caras do Brasil. O projeto de microbacias - implantado pelo então secretário de agricultura, Osmar Dias - foi modelo nacional e atraiu centenas de comitivas de vários países do mundo."

No encontro, foram definidas as metas que farão com que o município entre na rota do turismo regional, divulgando seus atrativos turísticos, incluindo a valorização da gastronomia, atividades turísticas locais e comércio. 

Dentro os projetos em andamento, estão a nova formação do Conselho Municipal  de Turismo, a reativação da balsa e a angariação de recursos para a criação de dois parques ambientais.




Para saber mais sobre o trabalho da Retur:   


5 comentários:

  1. MTO BOM FAZENDO TUDO COM PRUDENCIA E PLANEJAMENTO
    PARABENS ROSELY CELESTINO
    QUERO VER IVATUBA COMO UMA REFERENCIA DE TURISMO

    ResponderExcluir
  2. parabens pra secretária
    ivatuba tem jeito de fazer um bom turismo, tem o rio ivai, a figueira, nossa gente, os condominios.. amo essa terra, vamos crescer

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Roseli Celestino pelo ótimo trabalho competencia não te falta , faz tudo com muita responsabilidade

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa, a placa na entrada de Maringá para Ivatuba ,ficou dez.

    ResponderExcluir
  5. ATÉ QUE FIM COMEÇO A FAZER ALGUMA COISA

    ResponderExcluir