terça-feira, 13 de maio de 2014

IVATUBA: CAPELA SAPATA COMPLETA 50 ANOS!

 
Hoje (13)  comemora-se o dia de Nossa Senhora de Fátima.  Uma santa muito popular em Portugal e no Brasil por causa dos descendentes portugueses. A história da aparição de Fátima para os três pastores é muito conhecida e cada vez mais admirada.

Todos os anos, nesse dia, eu faço uma homenagem especial à santa que me emprestou o nome (meu pai o escolheu por causa dela). Neste ano de 2014, junto com a minha homenagem, vai a lembrança desse aniversário especial: a Capela de Nossa Senhora de Fátima (ou Capela Sapata como é conhecida), às margens da PR-551 (Rodovia Adolfo Semprebom), em Ivatuba, está completando 50 anos.

A Capela Sapata surgiu a partir de uma promessa do Sr. José Pereira Sapata, devoto de Nossa Senhora de Fátima, feita em 1948, na cidade de Avanhandava, SP, quando, naquela época, a esposa do Sr. José, Da. Maria Rodrigues Sapata, estava com suspeita de câncer de mama e, caso a mesma fosse curada, o Sr. José construiria uma capela para Nossa Senhora de Fátima. Em 1959, eles mudaram para Ivatuba, Paraná. Entretanto, o Sr. José sofreu um acidente (queda de uma tulha) em 1961, vindo a falecer. 

Essa promessa só foi cumprida em 1964, pelo seu filho, Sr. Daniel Pereira Sapata e os irmãos, que começaram a construção da capela na entrada da fazenda, sendo concluída 3 meses após. A primeira missa na capela foi realizada no mesmo ano de 1964, pelo Pe. Pedro Jarussi. 

Em 1968, a Capela Sapata entra em atividade com o Pe. Anacleto Ângelo Rabachin e recebe D. Jaime Luiz Coelho em sua primeira visita pastoral, fazendo 203 confissões, 390 comunhões, 68 crismas, 2 visitas a doentes, 4 conferências e 2 pregações. 

Em 1996, a família Sapata procura o Pe.Helio Takemi Sakamoto para iniciar as obras de restauração da Capela, obtendo a permissão do Arcebispo D. Jaime para iniciar as obras.

Em 11 de julho de 1999, a Capela é reinaugurada, com festa em louvor à Nossa Senhora de Fátima e missa solene presidida por D. Murilo Krieger e concelebrada pelo Pe. Salazar e Pe. Takemi.

A imagem de Nossa Senhora veio do Santuário de Fátima, e até os sobreiros, avinheiras e outras plantas do pátio têm origem no além-mar.

A Capela da Sapata recebeu ainda outras visitas pastorais de D. Jaime Luiz Coelho (em 1972, 1977 e 1983), de D. Murilo Krieger (em 1999) e do atual arcebispo de Maringá, D. Anuar Battisti.   

Que Nossa Senhora de Fátima continue abençoando nossa comunidade, hoje e sempre. 

 


8 comentários:

  1. esta Capela é muito bonita e poderia ser melhor aproveitada pela comunidade

    ResponderExcluir
  2. Esta desativada essa capela? Nossa saudades imensas. Tenho algumas fotos de quando participávamos, eu morava na Água Taquaruçu

    Sirley Montilia de Sá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu morei tbm no taquarucu no sítio dos cavichiolli

      Excluir
    2. Eu morei tbm no taquarucu no sítio dos cavichiolli

      Excluir
  3. Vamos tentar através de oficio junto ao Ministério do Turismo em Brasilia a liberação de recursos no valor de 100.000,00 para a restauração da Capela de Nossa Senhora de Fátima ( Capela Sapata ) que foi construída em 1.964, por Daniel Pereira Sapata ( que foi prefeito de Ivatuba ) e por seus irmãos, por isso não podemos deixar que este marco histórico de Ivatuba desapareça, porque este local é sim um ponto turístico de nosso município.

    ResponderExcluir
  4. Eu tbm morei no sítio dos cavichiollis e.fiz a primeira comunhão nessa capela pena que está desativada

    ResponderExcluir
  5. Eu tbm morei no sítio dos cavichiollis e.fiz a primeira comunhão nessa capela pena que está desativada

    ResponderExcluir