domingo, 7 de dezembro de 2014

LEI ANTIFUMO ENTROU EM VIGOR EM TODO O PAÍS!





Na última quarta-feira(3) entrou em vigor a Lei Antifumo (12.546/11), que proíbe o uso de tabaco nas áreas fechadas. Pela Lei, fumódromos deixam de existir e acaba a possibilidade de propaganda comercial de cigarros, mesmo nos pontos de venda, onde era permitida publicidade em displays. Fica liberada apenas a exposição dos produtos, acompanhada por mensagens sobre os males provocados pelo fumo.


Fica proibido fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como hall e corredores de condomínio, restaurantes e clubes, mesmo que o ambiente esteja parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou até toldo. Ou seja, está proibido o fumo naquela varanda do restaurante, no toldo da banca de jornal e na cobertura do ponto de ônibus.

Será permitido fumar em casa, em áreas ao ar livre, parques, praças, em áreas abertas de estádios de futebol, em vias públicas e em tabacarias, que devem ser voltadas especificamente para esse fim. Entre as exceções também estão cultos religiosos, onde os fiéis poderão fumar, caso isso faça parte do ritual.

De acordo com o governo, o objetivo da medida, é proteger a população do fumo passivo e contribuir para a diminuição do tabagismo entre os brasileiros.

As agências sanitárias dos estados e municípios serão os responsáveis pela fiscalização dos estabelecimentos. Os comerciantes deverão orientar os clientes a não fumarem em locais proibidos e, se necessário, devem chamar a polícia se o fumante se recusar a apagar o cigarro. Os comerciantes podem receber advertência, multa e até mesmo serem interditados e terem canceladas a autorização para funcionamento. As multas vão de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão.

Fonte:



Nenhum comentário:

Postar um comentário