sábado, 24 de outubro de 2015

IVATUBA: VAMOS CUIDAR DA NOSSA COMUNIDADE!


Esta semana uma pessoa comentou comigo que algumas das novas árvores plantadas ao redor da Igreja Nossa Senhora do Rocio, tiveram suas ponteiras quebradas, bem como algumas outras plantas tiveram suas folhas arrancadas.
Passei pela praça para verificar a veracidade do que me foi falado e fiquei muito chateada e triste ao constatar que sim, era verdade.

Chateada, porque a praça é um dos poucos lugares bonitos de Ivatuba e vem sendo conservada graças a alguns voluntários que se dispuseram a trabalhar para isso, em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente. Esses voluntários, cidadãos da nossa comunidade, tiveram a maior boa vontade em transformar a praça em um lugar bonito e agradável, não só para eles, como para todos nós. Afinal, a praça é um local público e, como tal, é de toda a comunidade.

Triste, porque tenho visto as transformações que ocorrem no mundo todo, a falta de água em locais onde jamais faltou, o calor intenso que vem aumentando a cada ano, a mudança climática que vem trazendo tempestades com imensas pedras de gelo destruindo casas, barracões e carros, enchentes levando tudo pela frente e matando pessoas. E, infelizmente, alguns indivíduos sem nenhuma consciência do que está ocorrendo, destroem as plantas e árvores que outros plantam, tentando ainda preservar o meio ambiente e evitar catástrofes maiores.

Todos vivemos no mesmo espaço, na mesma Terra e, caso não tomemos consciência disso, mais cedo do que pensamos, seremos destruídos por nossas próprias atitudes para com a natureza.

O espaço público é nosso, de toda a comunidade, devemos cobrar do prefeito, secretários, vereadores, de quem mais for obrigação, mas também devemos cobrar de nós mesmos, usuários. É muito comum associarmos a ideia de meio ambiente à natureza, árvores e animais, mas meio ambiente é também o lugar onde trabalhamos, estudamos e vivemos. Se nós, o povo, não nos conscientizarmos de que a cidade é nossa e, por isso mesmo, devemos cuidar dela, pode entrar prefeito, sair prefeito, que sempre teremos uma cidade feia e mal cuidada. Nós também temos que fazer a nossa parte, por menor ou maior que ela seja.

Se alguém limpa, vamos conservar, se não pudermos limpar. Se alguém planta, vamos cuidar, se não podemos plantar. É tão pouco o que temos que fazer. Cuidar do lugar onde vivemos também é cuidar do meio ambiente e, principalmente, cuidar da nossa casa.

Não deixem que cenas de depredação venham a se repetir em nossa cidade. Cuidem. Denunciem, se necessário. Não podemos deixar que destruam a beleza de NOSSA COMUNIDADE, ela é de todos nós!

A coisa pública deve ser conservada tanto por quem as coloca ali - prefeito, vereadores, secretários, funcionários públicos, voluntários - quanto por nós, que as utilizamos. O próprio nome já diz: é público, ou seja, é NOSSO!

Confira a seguir, as fotos das plantas quebradas e arrancadas:







Nenhum comentário:

Postar um comentário