sábado, 2 de julho de 2016

AFINAL, O QUE É DEMOCRACIA?


“É o governo do povo, para o povo, pelo povo”.

Do grego demo=povo e cracia=governo - "governo do povo" - quer dizer governo com um sentido popular; “para o povo” significa que o objetivo é o bem do povo; “pelo povo” quer dizer realizado pelo próprio povo. 

Democracia é um sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política, através de eleições, plebiscitos e referendos. Na democracia é o povo quem toma as decisões políticas importantes (direta ou indiretamente por meio de representantes eleitos).


É um regime de governo que pode existir no sistema presidencialista (onde o presidente é o maior representante do povo), ou no sistema parlamentarista (onde existe o presidente eleito pelo povo e o primeiro ministro que toma as principais decisões políticas).


A igualdade, a liberdade e o Estado de direito são importantes características da democracia, traduzidas em

- liberdade individual;
- igualdade perante a lei sem distinção de sexo, raça ou credo;
- direito ao voto;
- educação;
- saúde;
- direito à livre manifestação;
- direito ao livre exercício de qualquer trabalho ou profissão, dentre outros.

"Uma das principais funções da democracia é a proteção dos direitos humanos fundamentais, como as liberdades de expressão, de religião, a proteção legal, e as oportunidades de participação na vida política, econômica, e cultural da sociedade. Os cidadãos tem os direitos expressos, e os deveres de participar no sistema político que vai proteger seus direitos e sua liberdade." (*)

Como é o povo quem toma as decisões políticas importantes, como eleger um congresso, um presidente, governador, prefeito - e cada um desses eleitos são responsáveis por determinadas instâncias e decisões que envolvem diretamente o povo - acredito que as escolas deveriam ter uma disciplina política para que todos os cidadãos aprendam como funcionam, não só o sistema político brasileiro, mas o de todos os outros países, uma vez que não vivemos sozinhos e nos relacionamos com todos eles.

Só assim, um dia, teremos uma democracia plena e que funcione no Brasil e no mundo.







(*) http://www.significados.com.br/democracia/



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário