terça-feira, 23 de abril de 2013

COMO VESTIR-SE PARA UMA ENTREVISTA DE EMPREGO?





É muito gratificante quando se recebe uma ligação convidando para participar de uma entrevista de emprego. É a chance de conseguir o primeiro emprego ou mudar de emprego. Então, surge a dúvida, o que vestir para enfrentar uma entrevista?


Mas, antes de pensar no que vestir no dia da entrevista é muito importante se preparar adequadamente para ela. Pesquisar e procurar conhecer a história e a imagem da empresa, sua missão e as obrigações do cargo almejado, faz com que o candidato se sinta mais seguro e ganhe pontos em relação ao concorrente.

Algumas dicas podem ajudar nisso:

- faça seu currículo contendo apenas informações tenham a ver com o emprego em questão;

- marque o horário da entrevista e não se atrase. Para evitar quaisquer transtornos, faça o trajeto até a empresa no dia anterior para verificar o tempo gasto necessário para chegar até o local. Atrasos em entrevista de emprego são determinantes para perder a vaga;

- ao chegar na empresa seja educado e cortês com todos os funcionários com os quais encontrar, pois poderão vir a ser seus colegas de trabalho;

- durante a entrevista seja claro e objetivo em suas respostas. Evite frases negativas e reclamações pessoais ou profissionais. Não deixe que a entrevista vá se direcionando para sua vida pessoal. Se for perguntado porque saiu do emprego anterior, diga a verdade, porém, nunca fale mal de sua ex empresa e empregadores. Lembre-se de desligar seu celular antes de entrar na sala;

- um simples aperto de mão diz muito sobre você. Um aperto de mão firme, na vertical e rápido, acompanhado de um sorriso e olhos nos olhos, passa a impressão de que você está seguro e confiante;

- policie sua postura. Mantenha-a aberta, positiva e ereta durante toda entrevista. Evite tiques, trejeitos ou excesso de gestos, que denuncie seu nervosismo;

ao final, agradeça e saia sem demora, deixando claro que aguarda uma resposta.

Além disso, o(a) candidato(a) a uma vaga de emprego deve se atentar a algumas etiquetas de moda para não cometer deslizes na hora da entrevista. Vestir-se bem não significa necessáriamente ter o último "grito" de moda, roupas de grife ou caríssimas. Vestir-se bem refere-se principalmente à personalidade e ao estilo próprio e da empresa onde se almeja trabalhar.

Via de regra, roupas decotadas e extravagantes, cabelos desalinhados, unhas mal feitas, perfume e maquiagem exagerados são alguns dos pontos negativos na hora de uma entrevista de emprego. Evite ir com aquele "cabelão sexy" e com olhos e bocas com cores super fortes.

Antes de mais nada é preciso ter bom senso nas escolhas e analisar o perfil da empresa a qual está se candidatando, afinal algumas peças vão depender muito da formalidade da companhia.

Se o ambiente é informal, por exemplo, não há problemas em usar vestido acima dos joelhos, regata ou bermuda de alfaiataria. Se estiver de calça ou saia longa, é possível apostar em uma regatinha discreta.

Por outro lado, uma empresa mais conservadora pede vestido e saia com comprimento de, no máximo, quatro dedos acima do joelho. Ou então apenas calça, mas nessa situação vale optar pelos modelos sociais. Nada de calças justíssimas também!
Roupas transparentes ou que marquem a calcinha...nem pensar!

 
Vale lembrar que tanto em empresas formais quanto informais não dá para ir de roupa muito decotada ou curta. A dica nesse caso é compensar: se você está de saia, a blusa tem que ser mais fechada; se já estiver com uma blusinha mais aberta, escolha uma calça para compor o look.

A camisa social, tanto para mulheres quanto para homens, é uma peça infalível em entrevistas de emprego. A peça estando bem ajustada e sendo um tecido de qualidade não tem como errar. A calça deve acompanhar o corpo, não sendo tão justa e nem tão larga.
A mesma coisa acontece com os famosos 'terninhos', que são ideais para as mulheres que pretendem fazer entrevistas para empregos mais formais.

O look masculino é mais simples de ser produzido e vai depender do emprego e da empresa. 

No geral: faça a barba horas antes da entrevista, evite loções com cheiro forte e corte o cabelo no dia anterior. Os homens podem usar calça jeans para ir a entrevista de emprego, contanto que combine com peças mais sofisticadas, como blazers e camisas sociais. Camisetas discretíssimas também podem ser usadas. Calças muito apertadas, conhecidas como 'skinny',  ou aquelas largas demais, podem passar uma impressão que o candidato está desconfortável ou desleixado, com a peça de roupa.


É preciso muito cuidado com o ar de desleixo. Atenção especial para sapatos sujos ou gastos demais, calças velhas desbotadas ou brilhosas por causa do ferro de passar, camisas surradas, com botão faltando ou com colarinhos amarelados, bolsa descascando ou com argolas enferrujadas, peças manchadas ou rasgadas.  Não é preciso gastar muito, mas uma camisa branca básica deve sempre fazer parte do seu guarda-roupa, tanto para homens quanto para mulheres, é uma peça coringa que serve para quase todas as ocasiões.

A cor preta em qualquer peça feminina e/ou masculina também é certeira.

"A roupa certa no lugar certo, faz muita diferença na vida profissional. Por isso, antes de ir para sua entrevista, colete tooooooodas as informações sobre a tal empresa da entrevista, pois a diferença entre uma empresa FORMAL e INFORMAL, é imeeeeeeensa. Exemplos: Chegar de jeans, sapatênis e camisa pólo numa empresa formal pode desclassificar qualquer candidato, mesmo que este tenha um currículo invejável. Já se um desavisado(a) chegar a uma agência de publicidade para entrevista, de calça e camisa social (homem) ou com uma camisa de seda de mangas compridas e uma calça de alfaiataria (mulher)... pode nem conseguir abrir a boca, por causa da falta de informação da empresa!!!" (Micheline Macedo, Personal Stylist).

Prepare-se, vista-se bem e boa sorte!












Nenhum comentário:

Postar um comentário