domingo, 7 de abril de 2013

7 DE ABRIL: DIA DO JORNALISTA




Foi instituído pela Associação Brasileira de Imprensa em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, que morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, em 22 de novembro de 1830. O movimento popular gerado por sua morte levou à abdicação de D. Pedro I, no dia 7 de abril de 1831. Um século depois, em 1931, em homenagem a esse acontecimento, o dia 7 de abril foi instituído como o “Dia do Jornalista".

Considero ser jornalista uma das profissões mais importantes da nossa civilização, uma vez que é de responsabilidade dele esclarecer a população sobre a verdade dos fatos, noticiando com clareza nos veículos de comunicação os principais acontecimentos que afetam a vida da população.  

Profissionais da imprensa que informam fielmente os acontecimentos auxiliam a população a tornar-se mais esclarecida, conhecendo os diversos problemas e as principais propostas para solucioná-los, resultando numa maior conscientização do povo.

É claro que, muitas vezes, nem sempre um jornalista pode expôr a verdade absoluta por questão de ética e por isso envolver uma investigação jurídica. Entretanto, a verdade é sempre o melhor caminho para a seriedade dessa profissão.

E a divulgação da verdade é um trabalho fundamental exercido pelos jornalistas. Muito devemos a esses profissionais por isso.
Senhores jornalistas, a vocês o meu respeito

Parabéns pelo dia 7 de abril!



Nenhum comentário:

Postar um comentário