quinta-feira, 25 de abril de 2013

CADASTRO AMBIENTAL RURAL: TÉCNICOS COMEÇAM O TREINAMENTO NO PARANÁ

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Ibama), promoveu, nesta quarta-feira (24), o primeiro curso de capacitação para a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Estado. O treinamento, feito pelo Ibama, irá formar 60 multiplicadores para auxiliar os agricultores.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um cadastro eletrônico, obrigatório a todas as propriedades e posses rurais. As informações do cadastro serão declaratórias, como a declaração do Imposto de Renda, de responsabilidade do proprietário ou possuidor rural, e farão parte do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural – o SiCAR, que ficará sob responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente e do IBAMA.

Esse cadastro é a principal ferramenta prevista na nova lei florestal para a conservação do meio ambiente, a adequação ambiental de propriedades, o combate ao desmatamento ilegal e o monitoramento de áreas em restauração, auxiliando no cumprimento das metas nacionais e internacionais para manutenção de vegetação nativa e restauração ecológica de ecossistemas.

O CAR também facilitará a vida do proprietário rural que pretende obter licenças ambientais, pois a comprovação da regularidade da propriedade se dará por meio da inscrição e aprovação do CAR e o cumprimento no disposto no Plano de Regularização Ambiental, sem a necessidade de procedimentos anteriormente obrigatórios, como a averbação em matrícula de Reservas Legais no interior das propriedades.

Os Estados vão receber as imagens por satélite que trazem detalhes dos mais de cinco mil imóveis rurais distribuídos em todo o país. Com o novo sistema, o produtor poderá cadastrar sua propriedade, apenas informando, pela internet, os limites do imóvel e o município de localização.

O curso vai até quinta-feira (25) especialmente para técnicos do IAP e, na sexta-feira (26), multiplicadores parceiros serão treinados para atuar diretamente com os agricultores e ensinar outras pessoas no cadastramento das propriedades rurais. O objetivo é formar 1500 técnicos capacitados para auxiliar o produtor rural no cadastramento de suas propriedades.

A partir de maio, o formulário do Cadastro Ambiental Rural (CAR) vai estar disponível pela internet para produtores rurais de todo o país 
 


Fonte: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário