quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

VOCÊ QUER SER UM CAMPEÃO DE VERDADE?



Você quer ser um campeão de verdade?

Prepare-se  da melhor forma possível, suba lá e faça seu show. Aguarde o resultado e, seja lá qual ele for, agradeça ao público que o honrou com sua presença e comemore se tiver  vencido ou, se perdeu,  simplesmente vá para casa, chore suas mágoas e  na semana seguinte esteja de volta aos treinos pensando: ano que vem sou eu! E pronto! 

Não procure culpados para sua derrota. Não faça de si pessoa de baixo nível. A vida não é feita só de vitórias. E o maior exemplo que uma alma nobre pode dar é ser digno e honrado mesmo na derrota, prestando as devidas honras a quem o venceu e respeitando aqueles que assim decidiram. 

Quem quer ser um grande  ídolo, um grande campeão, não pode apenas saber vencer. Ocasionalmente também precisa saber perder, com honra e dignidade, respeitando as regras.

O grande campeão chora, mas não inventa desculpas, não acusa ninguém, não culpa algo, não monta complôs e não faz nada contra o ganhador.  A derrota apenas o motiva ainda mais, dando-lhe mais forças. Perder não é vergonha. A grande vergonha é não aceitar a derrota!

Às vezes, o ego e o narcisismo exagerado falam mais alto do que o juízo e, ai o competidor deixa de ser competidor. Perde sua honra e passa a ser um sujeitinho qualquer, sem eira nem beira. Se em alguém couber a carapuça, que a vista e se retire de cena, até poder refletir e amadurecer e, quem sabe, ser o próximo campeão.

Sua honra é a sua identidade, documento que lhe abre passagem para trilhar qualquer caminho do mundo. É um bem imaterial incomparável, insubstituível. Nada suplanta o valor da honradez! Perder a honra é perder a própria referência, é divorciar-se de si mesmo. Proceda em todos os momentos com  hombridade. Seja um homem de brio, de “cara limpa”, bons predicados e conceito ímpar. 

Se der a palavra, cumpra; se lhe confiarem algo, seja fiel; se falhar, desculpe-se. Seja íntegro, verdadeiro, bom amigo, bom cidadão, moral ilibada. 

E lembre-se sempre: a honra é o pacto entre Deus e o homem. Quebrá-lo é romper o cordão umbilical da dignidade, é findar a razão da vida, é morrer antecipadamente!

O grande campeão precisa demonstrar que é digno, educado, respeitador, equilibrado, maduro o suficiente para coordenar pessoas. Esse é o exemplo que deve deixar para seus filhos, sua família, seus amigos e, principalmente, para seus adversários.

Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário