segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

VOLTA À ESCOLA: PROMOVA O CONSUMO CONSCIENTE

O começo do ano é a época de começar a comprar o material escolar solicitado nas listas das escolas para o início do ano letivo. 

Pesquisar os melhores preços, procurar fazer compras de grande volume em conjunto com pais de outros alunos, reutilizar materiais do ano anterior, ou trocar materiais com os pais de outros alunos já são práticas bastante comuns no Brasil.

Trocar, doar e passar para frante itens usados como livros, objetos de papelaria em bom estado e uniformes são soluções cada vez mais utilizadas para diminuir gastos. Ao mesmo tempo, essas atitudes também contribuem para reduzir o impacto ambiental negativo sobre os recursos naturais utilizados na fabricação de novos materiais a cada ano.

Algumas escolas promovem feira de livros. Pais e alunos doam livros para serem repassados a outros gratuitamente. As feitas acontecem paralelamente à venda de livros novos, adquiridos em grande quantidade pelas escolas, o que os torna muito mais baratos.

Além disso, trabalhar com os alunos sobre o consumo consciente é muito importante para que eles compreendam que nem tudo tem necessidade de ser "novo", se o que foi usado ainda poderá ser reaproveitado.

Materiais como mochilas, uniformes, cadernos, lápis de cores, canetas, lapiseiras, dentre outros, devem, sempre que possível, ser reaproveitados no ano seguinte, pelos próprios alunos ou por alunos menores, irmãos, etc

Trocar, doar e compartilhar são formas de promover o consumo consciente e a sustentabilidade, além de contribuir para que pais, alunos e professores reflitam sobre o consumo, cidadania, desperdício, utilização de recursos naturais, lixo e meio ambiente.

Promova essas idéias em suas escolas.

Lembre-se que tudo isso são recursos que a natureza nos oferece, mas que têm data de validade e, se não cuidarmos deles, ficaremos sem, muito em breve!

Pense nisso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário