terça-feira, 26 de março de 2013

IVATUBA: VEREADORA ATACA ADMINISTRAÇÃO ANTERIOR E OS PRÓPRIOS COMPANHEIROS NA CÂMARA MUNICIPAL

O que presenciamos na reunião da Câmara Municipal de Ivatuba, ontem à noite, foi, no mínimo, inédito! Pelo menos, da minha parte, eu nunca vi acontecer isso antes.

Foi falado sobre as casinhas construídas no final do mandato passado, sobre o projeto da rua indicado anteriormente, sobre as próteses para deficientes carentes, e houve indicação verbal sobre as estradas rurais e, ainda, sobre sobre a energia que vai ser estudada pela Copel, nos próximos 30 dias para as casinhas construídas. O vereador Paulinho afirmou que o projeto da energia foi protocolado em 17 de dezembro do ano passado e que não foi aprovado por falta de quorum, mas o vereador Ailton Loiola rebateu que a Câmara entrou em recesso em 15 de dezembro, como é do conhecimento de todos. Portanto, não poderiam ter aprovado o projeto, mesmo que quisessem. E, neste ano, foi apresentado novamente o mesmo projeto para levar a energia até as casinhas., por isso o atraso. Foi falado também sobre o meio-fio e cascalhamento da rua aberta no conjunto Nova Era

À certa altura da reunião, o vereador Ailton Loiola (PT) pediu a palavra referindo-se ao fato da vereadora Silvana Mori (PSB) ter colocado na sessão passada que, em relação ao endividamento de 1,267 milhão, do município, os vereadores da gestão anterior tinham conhecimento e aprovaram essas dívidas.  

Ao se dirigir ao vereador do PT, Ailton Loiola, a vereadora não poupou os próprios companheiros da coligação: Betão (PSDB), Paulinho (PMDB) e Zé da Bica (PTB), que, a bem da verdade, eram maioria quando aprovaram as referidas dívidas, na gestão anterior. A vereadora esqueceu-se de que, atacando Ailton Loiola (que era minoria na gestão passada), estaria atacando mais ainda os próprios companheiros e a administração anterior.

A vereadora Silvana Mori pediu a palavra e perguntou ao vereador Ailton Loiola (e, por tabela, aos outros 3 vereadores): "Quando vocês aprovaram os projetos, vocês avaliaram em quanto tempo seria pago isso? E quanto vocês pagam por mês de financiamento? Vocês podem me dizer quanto a prefeitura arrecada e quanto ela paga de financiamento por mês?"

O mais inacreditável de tudo é que, quem defendeu os três vereadores da oposição atual foi o próprio vereador Ailton Loiola, da situação, pois nenhum dos três se dispôs a levantar-se e defender-se ou até mesmo justificar-se perante a população presente, ou defender a administração anterior, ao qual foram coligados na eleição próxima passada.

Ailton Loiola explicou que, na gestão passada, chegou o projeto na câmara para recapamento asfáltico no valor de 507 mil, e que era necessário naquele momento e por isso foi aprovado. Depois, veio o pedido de compra do caminhão de lixo, no valor de 200 mil, que é o novo caminhão que está rodando pela cidade, em seguida, foi o pedido de compra da Van, de 130 mil e finalmente, o pedido da construção da nova Câmara dos vereadores, no valor de 432 mil. Todos os projetos foram aprovados pela Câmara na gestão anterior, não havia como não aprovar pois tudo era necessário.

O vereador continuou explicando que ninguém sabia que o prefeito anterior não ia pagar e que, de 2009 até 2012, não foi pago nenhuma prestação. Começou-se a pagar somente a partir de janeiro de 2013, na gestão atual. O vereador afirmou que não é culpa da câmara anterior, que eles não fizeram a coisa errada, que não é culpa de ninguém, a dívida seria herdada por quem ganhasse a eleição, fosse Dr. Robson ou Professor Varlei.

Silvana Mori perguntou novamente a Ailton Loiola (e aos outros 3 vereadores): "Quando vocês aprovaram os projetos, vocês avaliaram em quanto tempo seria pago isso? E quanto vocês pagam por mês de financiamento?" 

Ailton Loiola respondeu que a prefeitura tem setor de Contabilidade pra ver isso, tanto da gestão passada quando dessa, e que quando o projeto foi aprovado o prefeito não veio na Câmara e disse: "Gente eu só vou pagar em 2013". 

Além disso, segundo ele, a Câmara não pensou que ele iria pagar só daqui dois ou três anos, ou seja, se houver uma carência, "se quiser paga só daqui a dois anos ou se quiser começa a pagar amanhã".

O vereador continuou:  "Fez um recapamento em 2010, comprou um caminhão em 2010, e não pagou. Quem vai pagar é quem suceder!" Então, o prefeito aproveitou os dois anos de carência e não pagou nada. E acabou ficando assim: "Eu fiz e quem paga é você!"

Silvana Mori voltou à carga, querendo saber quanto a prefeitura arrecada e quanto paga de financiamento ao mês. 

Ailton Loiola respondeu que a nobre vereadora foi Secretária de Saúde e sabia muito bem quanto o município arrecadava.
 
Silvana Mori insistiu dizendo que fez um levantamento e que a prefeitura arrecada R$600mil por mês e paga de 22 a 25 mil de financiamento ao mês, e que os financiamentos têm de 4 a 8 anos para serem pagos.

Ailton Loiola  pediu a palavra novamente e, referindo-se aos juros a serem pagos pelo financiamento, expôs o seguinte: "Para construir a Câmara Municipal foi feito um financiamento de 432 mil. Vocês sabem quanto vai ficar quando terminar de pagar? 1,1  milhão. Então, a dívida atual do município é de 1,267 milhão, SEM JUROS! E só a câmara municipal vai ficar em 1,1 milhão. Não é de graça não, gente!", falou o vereador.

Diante de tudo que foi exposto e, haja vista que os três vereadores da gestão anterior: Betão, Paulinho, Zé da Bica, também participaram da aprovação dos projetos que endividaram o município, o que observamos nessa situação é que:
- com sua insistência, Silvana Mori colocou a administração anterior e os próprios companheiros de coligação em situação extremamente constrangedora perante os eleitores do município - o povo não vai esquecer desse endividamento tão fácil pois a dívida é de 4 a 8 anos!  
- o vereador Ailton Loiola, da situação, defendeu sozinho, não somente a ele mesmo, mas também os três vereadores da oposição atual - e até mesmo a administração anterior - de um ataque da própria companheira da coligação deles

Lembrando que o vereador Ailton Loiola não tinha necessidade alguma de se defender desse ataque, uma vez que o endividamente foi realizado pela administração anterior, com o apoio da maioria da Câmara, e o vereador fazia parte da minoria. Então, com o voto dele favorável ou não, os projetos seriam aprovados pela maioria da mesma forma. Ou seja, a vereadora acabou atacando os próprios companheiros e a administração anterior.  O povo também não vai esquecer disso.

E, finalmente, considerando-se o que foi relatado sobre o endividamento de Ivatuba nessa situação,  isso indica que houve falha na administração anterior em negociar as financiamentos do município e poupar o dinheiro público para outras necessidades da população, pois, a partir de 2013, a atual administração terá que pagar juros que dariam para construir mais uma câmara e meia igual à que foi construída ou cerca de 60 casas iguais às que foram construídas no conjunto Nova Era (?).   

Isso é muito dinheiro. Dinheiro que o povo paga de impostos. Dinheiro que a população "sua" para ganhar todos os meses!  Isso seria o que se costuma chamar de  "dinheiro público jogado fora"!!

Infelizmente, quem vai pagar por isso é a população de Ivatuba!





31 comentários:

  1. parabéns Vereador Ailton Loiola pela sua postura, sempre firme e convicta em defesa do nosso municipio.Parece que a vereadora quer se promover nas costas dos outros, ela participava da administraçao anterior, deveria pelo menos estar por dentro daquilo que aconteceu. sabe nada mesmo.

    ResponderExcluir
  2. COMO É FÁCIL DIZER QUE FEZ ACONTECER, DEIXANDO TUDO PARA OS OUTROS PAGAR A CONTA, ISTO É UM DESCASO COM O DINHEIRO DO CONTRIBUINTE.

    ResponderExcluir
  3. gente sera que essa vereadora sabe o q fez? queimou os proprios colegas de bancada....e eles ficaram quetos...pode isso??? é o fim do mundo mesmo

    ResponderExcluir
  4. Anônimo das 13:36 são muito sérias as acusações que vc. está fazendo. Não posso publicá-las sem provas. Obrigada pela participação.

    ResponderExcluir
  5. fatima vc é a melhor, eu duvido q os 3 vereadores se tocaram q A vereadora tva falando isso pra eles...hahahahahahahaha ela é mto esperta isso sim

    ResponderExcluir
  6. Anônimo das 14:12h...suprimi partes do seu comentário pois essas acusações não têm como ser comprovadas.

    POISÉ POVO, ESSA FOI A VEREADORA QUE VOCEIS ELEGERAM AQUELA QUE ELEGEU-SE ...............UMA VEREADORA QUE NAO DEFENDE NEM SEUS PROPRIOS COMPANHEIROS AGORA É ISSO QUE GANHAM. PARABENS AO VEREADOR AILTON LOIOLA QUE MESMO NAO TENDO NADA COM A SITUAÇÃO DEFENDEU OS COMPANHEIROS DA OPOSIÇÃO POIS ESSE VEREADOR ESTÁ POR DENTRO DE TUDO SABE MUITO BEM O QUE FALA E NAO FICA DIZENDO ASNEIRAS. PENSEM MELHOR ANTES DE ESCOLHER SEUS CANDIDATOS AGORA VAMOS TER QUE ATURAR UMA VEREADORA DESSE NIVEL DURANTE 4 ANOS ALEM DE TUDO ...........................................................

    ResponderExcluir
  7. Anônimo das 13:22h, tive que reformular o seu comentário pq não tenho como provar sua afirmação:

    "com esse dinheiro dava pra montar um time pra jogar a segunda divisão do paranaense ou ate mesmo a primeira divisão, assim os ...que pagam pra cara de fora jogar o amador em ivatuba seria pago um pouco a mais pra jogador profissional o que vc acha amiga fatima seria uma boa nao acha?"

    ResponderExcluir
  8. A SILVANA PRA MIM QUIS DAR UMA DE ESPERTA, INTELIGENTE E QUEIMOU OS PROPRIOS COMPANHEIROS...COISA FEIA ISSO, DE GENTE QUE NÃO TEM ÉTICA, N TEM RESPEITO E O PIOR FOI OS COMPANHEIROS DELA FICAREM QUETOS E NAO FALAR NADA......APELARAM PRO AILTON PRA DEFENDER, E O CERTO ERAM ELES TER FALADO..,.PESSIMO ESSES VEREADORES, N SABEM NEM O QUE TA ACONTECENDO...FORAAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  9. Vergonha na cara vereadora, presta atenção no que vc ta falando. Parabens fatima, corretíssima como sempre

    ResponderExcluir
  10. NA VERDADE ELA QUIS SE APARECER MOSTRAR SERVIÇO PRA FALAR QUE TA FAZENDO ALGUMA COISA E SE DEU MAL.PORQUE NAO APRESENTA UM PROGETO QUE VC GANHA MAIS VEREADORA ISSO É SE FOR CAPAS NÉ AO ENVES DE FICA PREOCUPADA COM PICUINHAS SO PRA SE APARECER ASSIM NAO VAI CHEGAR EM LUGAR ALGUM. LAMENTAVEL QUE DECEPIÇAO.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo das 17:25, não inverta as coisas. Nem vou publicar o seu comentário pq ofensas não merecem resposta.

    ResponderExcluir
  12. Nossa mais como que eh tendencioso esses blogs de ivatuba, sera que ninguem consegue postar alguma coisa descente... so questões para prejudicar a cidade, para ajudar ninguem se manifesta, mas para descer o sarrafo... "fica a dica"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônima das 19:26h, não posso responder pelo meu colega JP, do Ivatuba em Foco, apesar de observar que ele está sempre colocando algo de bom de Ivatuba tb, mas o que é "decente", decoroso, honesto, enfim, tudo que se faz de bom por Ivatuba eu tenho por hábito colocar no blog sim. Se vc. o acompanhasse saberia disso. Agora quanto a “questões para prejudicar a cidade” isso vc. deve perguntar pra quem prejudica. Eu apenas publico os fatos. “#FICAADICA”.

      Excluir
    2. Como SÃO tendenciosoSSSS***

      Excluir
    3. COMO SÃO CHOROSOS.....CHORA , CHORA;;;;;;;;;;

      Excluir
    4. Fátima, até onde eu entendi a Vereadora foi honrada e íntegra em sua postura. Deixou de lado o conchavo político que vocês tanto estão valorizando, e ela está errada por isso?
      realmente não entendi, ela estaria certa deixando tudo queto?
      Pensa bem Fátima.... vc foi tendenciosa demais nessa postagem.

      Excluir
    5. Anônima das 13:05h, se vc reler - e entender - o post vai perceber que o que eu fiz foi apenas uma análise do que aconteceu na Câmara, interpretando os fatos da maneira que entendi. O que me surpreendeu foi o fato da vereadora não ter percebido(?) que estava atacando os próprios companheiros e a coligação que a elegeu. Porque, se vc. se recordar, o vereador Ailton Loiola foi minoria na Câmara passada. Então, aquilo tudo que ela estava falando, era principalmente, para os colegas que foram maioria e aprovaram o endividamento do município. Em momento algum eu falei que a vereadora estava certa ou errada. Pelo contrário, quando a anônima das 19:49h.(26.03), se referiu ao fato dela não “tampar” sujeira de ninguém, eu deixei bem claro que não a condeno por isso. É obrigação dos vereadores fiscalizarem. Repito: “tudo tem que ser feito às claras, para que o povo saiba quem realmente está trabalhando por ele”! Obrigada por comentar.

      Excluir
  13. parabens muito bom adorei os comentarios mas como, vinte defende vinte,quarenta defende quarenta........
    vcs e que pensam que o povo nao vai esquecer essa divida,eles ja esqueceram,ou melhor eles nem entenderam,praticamente ninguem que estava naquela camera estava interessado no assunto q vcs tao falando tanto....
    pq isso e o q e vereadora num tampa sujeira d ninguem,ela esta certissima, se assino pq nao leram isso serve para todos!!!!!!!
    mais de trinta pessoas convocadas para uma reuniao q nao aconteceu,ninguem foi la para saber de divida de municipio!!!!!
    e isso mesmo quem ganho a eleicao corre atras!!!!
    ivatuba prescisava vereadores(a) como ela....num acho q ela atacou ninguem,ela apenas se defendeu,e quanto a reuniao,que o joao paulo disse alto e em bom tom:
    _que foi o vereador AILTON LOIOLA quem pediu em cima da hora,e nem na pauta estava
    ISSSOOOOO E QUEEE E VEREADORR BOMMM ,nao respeitou as pessoas ,isso e uma falta de consideração com a população.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônima das 19:49h. Se isso que você falou foi pra mim, eu não defendo nem 20 e nem 40, eu defendo O POVO. Só publico os fatos e interpreto da maneira que entendo . E, pelo que você está afirmando, está me parecendo que vc. não esteve na Câmara ontem à noite. Porque, pelo que eu vi e ouvi - e tenho gravado - o vereador Ailton Loiola explicou tudo referente à "reunião que não colocaram em pauta” (e que nem precisou, pois ele esclareceu tudo da mesma forma). Não vou aqui apontar culpados por isso, mesmo porque não sei e isso não tem importância alguma, a meu ver. O que vi, ouvi e entendi, foi que o vereador explicou com clareza sobre as providências que foram tomadas para que a Copel leve energia até as casinhas que foram construídas, e que ele vai brigar para isso acontecer em menos de 30 dias; fez a indicação para a rua de acesso ser cascalhada, a colocação do meio-fio nessa rua, por ela ser intransitável quando chove. E, finalmente, falou ainda sobre o convite e a lista de material (de R$9.889,00) que cada um recebeu em sua casa, e que foi passado pra todos, solicitando que cada um verificasse aquilo que faltou, que tá faltando ainda, aquilo que não veio, pedindo que cada um escreva de próprio punho e assine com RG e CPF, e leve a relação em mãos do Secretário de Assistência Social, para posterior verificação do porque ainda não foi entregue, o que aconteceu, junto aos responsáveis. Não houve, portanto, desrespeito nenhum com as pessoas que foram convidadas para comparecer à Câmara, uma vez que o assunto que as levou até lá, foi falado e bem explicado pelo vereador. A isso eu chamo RESPEITO para com o povo.
      Repito, se você realmente esteve lá, deve lembrar que foi tão somente depois da explicação do vereador sobre os problemas das casinhas, que começou o debate com a vereadora Silvana Mori. Então, quem não estava “interessado” no assunto do financiamento, poderia ter saído. No entanto, ninguém saiu. Isso significa que estavam interessados sim. Além do que, não pense que o povo é bobo e não entendeu, porque eles não são! Eles entenderam muito bem, pelos comentários que eu ouvi depois.
      Quanto à vereadora não “tampar” sujeira de ninguém, isso ela deixou bem claro, quando atacou os próprios companheiros, só não entendeu quem não quis! Mas não a condeno por isso, pelo contrário, ela está certíssima, como vc disse. Não tem que “tampar” sujeira de ninguém, nem de ex-prefeito, nem dos companheiros e nem da oposição. Tudo tem que ser feito às claras, para que o povo saiba quem realmente está trabalhando por eles!

      Excluir
    2. Anônima das 21:56h, se depois de tudo que escrevi acima, vc ainda não entendeu, eu sinto muito. Mas, vc sabe onde moro, venha até a minha casa e eu explico pessoalmente. Obrigada pela participação.

      Excluir
    3. FÁTIMA ACHO QUE VOCE TEM QUE ESCREVER, PORQUE ESTA PESSOA NÃO SABE LER , OU SE FAZ DE DESENTENDIDA, DEVE SER UM DAQUELES CC QUE NUNCA TRABALHARAM, VOCE ACHA QUE ELE OU ELA TEM CORAGEM DE PELO MENOS DE IR ASSISTIR AS REUNIÕES DA CAMARA, VAI NADA......

      Excluir
    4. O POVO JÁ SEU O TROCO EM VOCES 40, VÃO TRABALHAR , JÁ CONSEGUIRAM ACABAR COM A CIDADE DE IVATUBA, DEIXA A NOVA ADMINISTRAÇÃO TRABALHAR.
      ESTÃO PREOCUPADOS COM O QUE, TIVERAM NO MANDATO POR 16 ANOS QUEREM O QUE?

      Excluir
  14. Ja sabia que essa vereadora iria tomar as dores dos derrotados e iria se queimar sozinha. Opa! queimar sozinha não, queimou todos os companheiros (farinha do mesmo saco) não tiveram coragem de reagir.... Parabéns ao vereador Ailton Loiola...

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente parece q as coisas vao continuar dificeis pra cidade, q mais uma vez pouco ou quase nada se conseguira fazer. Enquanto houver esse tipo de "richas" a cidade continuara na mesma. Bola pra frente gente, se nao esquecermos as diferenças nada mudara, ira continuar sempre do mesmo jeito, um criticando o trabalho do outro e o tempo sendo disperdiçado com ofensas. Acooorda Povo!!!

    ResponderExcluir
  16. Anônima das 14:43h, se você colocar o seu nome, sobrenome e anexar uma procuração, eu publico o seu comentário. Entenda que vc. está afirmando que fala em nome de várias pessoas, então, deve ter uma procuração delas pra isso. Caso contrário, podemos ser processadas, nós duas. Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Ailton pl seu carater,pl sua honestidada,transparencia,competencia,teria q ter + oito vereador com vc ...continui assim lutando pl povo e por ivatuba .

    ResponderExcluir
  18. Galera o vereadora foi eleita pra defender o povo não
    para tanpar as sujeiras dos outros vereadores!
    FICADICA###

    ResponderExcluir
  19. se ela foi eleita pra trabalhar pl povo ,então mostre serviço, pq a coisa ta feia ninguém faz nd ,só tem o Ailton q trabalha e defende o povo

    ResponderExcluir
  20. Anônimo das 17:29, coloque o seu nome e sobrenome e eu publico o seu comentário. Obrigada pela participação.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo das 19:09h...tive que suprimir essa palavra...se vc. quiser falar de outra forma, fique à vontade...

    "essa vereadora é ...... isso sim kkkkkkkkkkkkkk"

    ResponderExcluir