sexta-feira, 15 de março de 2013

COMO CONSEGUIR O PRIMEIRO EMPREGO (E OS OUTROS NO FUTURO)

Arrumar um emprego não é uma atividade tão fácil para quem não tem experiência no assunto. São entrevistas, conversas com gente graúda nas organizações, informações a serem trocadas, nervosismo, insegurança e todo um aparato que envolve a situação. Isso tudo gera um certo desconforto para aqueles que estão querendo entrar no mercado de trabalho.  

Segundo especialistas, algumas dicas para amenizar essa insegurança podem ajudar na conquista do primeiro emprego e das demais oportunidades que surgirão no futuro

É importante que todos os seus documentos estejam em ordem para você não perder tempo quando for contratado. Por isso, tenha sempre em mãos e em bom estado sua Carteira de Trabalho e Previdência Social, documento de identificação (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Título de Eleitor (obrigatório para maiores de 18 anos).

Outro ítem muito importante, o currículo é o documento que reúne suas informações pessoais e profissionais. Lá devem estar os cursos que você frequentou, seus trabalhos anteriores e outros dados profissionais importantes. Tudo sempre de maneira objetiva.

As informações básicas são:
• Identificação do candidato (nome, endereço, telefones, e-mail, idade).
• Áreas ou cargos de interesse.
• Formação acadêmica.
• Principais habilidades e qualificações.
• Histórico profissional se houver.
• Cursos extracurriculares e participação em seminários, congressos e palestras.  

Nunca “enfeite” seu currículo com informações que não são verdadeiras somente para ter mais chance, porque depois as experiências citadas serão cobradas.  E lembre-se sempre de revisar o conteúdo para que não existam erros de ortografia. Além disso, você só deve encaminhar seu currículo se realmente se encaixar no perfil solicitado.

O coordenador do curso de Gestão de Recursos Humanos do Cesumar, Luciano Santana Pereira, recomenda aos que procuram o primeiro emprego que formem uma extensa rede de contatos, já que as chances de uma colocação são muito maiores através de uma indicação. 

Outra orientação de Pereira é prezar pela boa apresentação. "O jovem tem que se vestir e se comportar no dia a dia conforme as exigências do emprego que deseja. Este é o cartão de visitas que o fará ser lembrado quando a oportunidade surgir", destaca. 

Apresentar-se para um entrevista de emprego com desleixo, pode fazer com que o candidato perca uma vaga que poderia ser sua. Prefira sempre roupas discretas, limpas e bem passadas. Evite sempre bonés, roupas decotadas e curtas, piercings e brincos exagerados.

"Aquele que quer subir na hierarquia de qualquer empresa tem que se doar e cumprir com capricho as tarefas que lhe forem delegadas", ressalta Santana.

Ter um comportamento exemplar também é apontado pelo especialista como uma virtude dos profissionais que têm uma carreira de sucesso.

"Não se envolver em intrigas, respeitar a todos e ser benquisto pela equipe são atitudes que somam pontos para a estabilidade e ascensão no emprego", completa.

O portal Carreira e Sucesso, sugere algumas dicas para quem deseja realmente se inserir no mercado de trabalho, dicas essas que podem tornar a tarefa um pouco mais simples. 
Demonstrar clareza e determinação na entrevista de emprego, mesmo não possuindo experiência profissional, poderá ser um deferencial para a empresa e valorizar o "passe" do candidato.

Causar uma boa impressão e se destacar entre os demais pode despertar a interesse no recrutador e colocar o candidato à frente dos demais concorrentes. Procure sempre chegar cerca de 10 minutos antes do horário marcado e se mostre comunicativo, educado e sincero durante a conversa. Importante: não fale sobre problemas pessoais na entrevista. Isso pode demonstrar nervosismo e causar má impressão ao empregador.
 
Vaga temporária e/ou estágio é uma grande chance de ganhar experiência e se adaptar à rotina, bem como mostrar dedicação, pode ajudar em futuras contratações.

O conhecimento da empresa onde está concorrendo à vaga, buscando informações sobre ela no mercado, deixará você mais seguro no momento da entrevista e com condições de fazer comentários pertinentes. Uma boa dica é se informar em que setor a empresa atua, quais são seus produtos e serviços e também sobre os principais acontecimentos do país e do mundo. Isso mostra que você está atualizado e interessado no trabalho.

Inseguranças são normais para o candidato que está ingressando, devido à pouca experiência. E é natural que encontra barreiras, todavia o candidato deve estar sempre aberto ao aprendizado, demonstrar senso de responsabilidade e nunca desistir. A persistência é uma virtude.

E, não esquecer que muitas empresas atuais procuram candidatos com perfil inovador e capaz de se adaptar às mudanças. Pensar estrategicamente antes de qualquer ação, é um diferencial para as empresas modernas.





Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário