sábado, 16 de março de 2013

COMO VOCÊ DECIDE A COMPRA DO SEU CARRO?


A decisão de comprar um carro é resultado de uma reflexão que considera diversos fatores, dentre eles: o preço, a marca, o design, o espaço interno, o acabamento, a tecnologia agregada e a cor, e outros. Esses fatores podem fazer você optar por um ou outro modelo.

Entretanto, nem todas as características dos veículos são facilmente identificáveis pelos consumidores. Dois bons exemplos são a eficiência energética e o consumo de combustível.

Essas informações são importantes porque vão afetar seu bolso durante o tempo em que você usar o automóvel. E a diferença pode ser grande.


O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) lançou ontem (15), no Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, o Guia do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular). O objetivo é divulgar como funcionam as etiquetas de eficiência energética nos carros e outros veículos - que não é tão conhecida no país como a dos aparelhos eletrodomésticos - e como o consumidor pode reduzir os gastos com combustível.

De acordo com o responsável pelo Programa de Etiquetagem do Inmetro, Marcos Borges, a cartilha traz as informações básicas sobre o programa e como o motorista pode economizar usando um carro com melhor eficiência energética. “Só para ter um exemplo, o carro hoje do tipo popular, na classe subcompacto, se você escolher o [nível de eficiência energética] A e não o E, em uma simulação que leva em consideração uns 40 quilômetros por dia, você pode economizar mais de R$ 900 por ano. Em cinco anos, isso pode corresponder a 10%, 15% do valor do próprio veículo, só para se ter uma ideia de quanto é importante essa informação”.

Além da classificação quanto à eficiência energética a etiqueta informa quilometragem alcançada por litro de combustível na cidade e na estrada e a emissão de gás carbônico. Foram analisados veículos das categorias subcompactos, compactos, médios, grandes, carga derivado, comercial, fora de estrada, utilitário esportivo e minivan.


O Guia será distribuído em concessionárias e também está disponível AQUI.

Você pode consultar e comparar todos os veículos etiquetados na página do Inmetro, na internet AQUI.

A consulta também pode ser feita na página do Conpet AQUI.

Para economizar gasolina no seu carro consulte: DICAS DE ECONOMIA  

Conheça a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia para Veículos:


Fonte:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário