sexta-feira, 29 de março de 2013

MUSEU DA FAMÍLIA: PRESERVANDO A SUA MEMÓRIA

O Museu da Família é uma associação civil sem fins lucrativos, que busca preservar de forma cooperativa a memória familiar de seus associados, através de um Banco de Dados privado, e técnicas arquivistas e de digitalização, e em de acordo com os padrões internacionais.

A Geada Negra, que assolou principalmente o Norte Pioneiro do Paraná na madrugada de 18 de julho de 1975, esvaziou a região. Na época, dos174 municípios cafeicultores, 71 perderam mais da metade da população e 88 perderam mais de 1/5, segundo o documentário "Geada Negra", dirigido por Adriano Justino. Cidades pequenas ficaram ainda menores. Distritos sumiram do mapa sem deixar rastro. E não é só uma questão geográfica: apagou-se, com isto, muita história de vida, história de gente que ajudou a colocar no mapa este pedaço do Brasil.

O Instituto Memória e Vida (IMV) obteve aprovação na Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, responsável pela análise das iniciativas inscritas na Lei Rouanet, para viabilizar o projeto Museu da Família, com captação de R$ 8.215.546. Isso significa a possibilidade, para inúmeras pessoas da região, de garantirem o registro histórico familiar a custo zero.
 O Museu da Família, em toda sua inovação, já pode ser considerado o maior projeto de preservação da memória social já feito no Estado.

Serão 100 mil famílias, totalizando quase 500 mil pessoas, localizadas em 211 municípios de quatro regiões paranaenses (norte pioneiro, norte central, noroeste e centro ocidental), assistidas pelo projeto e que terão suas histórias familiares registradas por meio da digitalização de diversos materiais históricos:  fotos, fitas cassete, filmes, receitas culinárias, exames médicos, películas etc,  que comporão uma página da internet no site do Museu da Família.

Além da digitalização de material já existente, estão previstas a captura de depoimentos em vídeo de três mil pioneiros e a realização de 50 exposições em pequenos municípios.

Essa espécie de museu particular será uma imensa árvore genealógica digital, com garantia de perenidade em um software livre e com a responsabilidade do IMV em armazenar todos esses dados em um banco confiável.

Para participar você deverá responder a um questionário social, cujo objetivo é dimensionar a quantidade de documentos a serem digitalizados e armazenados posteriormente no DATACENTER e no arquivo físico. Também servirá para sabermos a quais marcas e instâncias de governo direcionar as solicitações de patrocínio.

As famílias serão orientadas a inserir um membro como patriarca ou matriarca de cada família e a partir de um login adicionar vários outros membros. Posteriormente, cada núcleo familiar poderá ter acesso individualizado, garantidos os vínculos de parentesco, amizade, vizinhança e laços fraternos construídos.
 
Os moradores de Ivatuba interessados em participar já podem acessar o site www.museudafamilia.org.br para obterem informações.

Ou entrar em contato pelo e-mail: contato@museudafamilia.org.br e tel.: 44 30251666.



Fonte:
www.museudafamilia.org.br  
http://digital.odiario.com/dmais/noticia/732804/100-mil-museus/ 




Nenhum comentário:

Postar um comentário