sábado, 16 de março de 2013

Marlee Matlin: atriz surda fala sobre superação de adversidades na frente do Platcha Auditorium lotado

O Platcha Auditorium estava transbordando de pessoas à espera de ouvir Marlee Matlin falar.

Com quase todos os 1.226 assentos ocupados 15 minutos antes do evento começar, os atrasados ainda se alinhavam em filas. De acordo com os organizador
es do evento, os participantes começaram a formar filas para o evento duas horas e meia antes de começar.

Quando Matlin finalmente chegou ao palco na noite de ontem [13-03.2013], todo o público levantou as mãos em aplausos visuais.

Matlin, que ficou surda aos 18 meses de idade, começou seu discurso em uma ostentação de orgulho, exclamando que nada havia que ela precisasse ser curada de sua surdez. Com a ajuda de seu intérprete pessoal Jack Jason, ela falou de uma notícia recente que proclamou uma potencial cura para a surdez. "Histórias sobre curas fazem grandes manchetes, mas no final do dia, estamos falando de milhões de pessoas surdas", disse Matlin. "Nós precisamos de outros para não olhar para nossas deficiências percebidas, mas a olhar para as nossas capacidades."

Matlin é a única atriz surda a ganhar um Oscar de Melhor Atriz em um papel principal. Ela ganhou o prêmio por seu papel em "Filhos do Silêncio", e foi nomeada para vários prêmios de prestígio, incluindo quatro prêmios Emmy e um Globo de Ouro. Ela tem, portanto, aparecido em uma variedade de séries de televisão, aparecendo em "Desperate Housewives", "My Name Is Earl", "CSI: NY" e "Nip / Tuck". Ela foi, também, um finalista do Donald Trump, "Celebrity Apprentice". O reconhecimento mais recentemente, ela alcançou por seu papel no drama da ABC Family "Switched at Birth" [Separadas ao nascer].

Matlin disse que crescendo como uma criança surda nem sempre foi fácil, e logo no início, ela se sentia inadequada para o mundo. "Como adulto, eu olho para trás, tenho raiva da forma como o mundo passou por alguém que era surdo", disse Matlin. "Quando tudo o que eu queria fazer era abraçá-lo."

Matlin disse que sua visão de mundo começou a mudar quando ela aprendeu a sinalizar. A língua de sinais lhe permitiu comunicar de uma maneira que foi significativo para ela. "Agora, minhas mãos foram meus parceiros de comunicação", disse Matlin. "Houve todo um mundo de pessoas que falavam da mesma maneira que eu faço".

Ela falou com carinho do ator Henry Winkler, talvez mais famoso por interpretar Fonzie em "Happy Days", que ela descreveu como uma das pessoas mais importantes na sua vida. De acordo com o Matlin, quando se chegou a ele como uma criança e perguntou-lhe se ela poderia ser uma atriz, Winkler disse: "Marlee, você pode ser o que você quiser ser, se você seguir o seu coração".

Anos mais tarde, quando Marlee ganhou seu primeiro Oscar e veio sob ondas de críticas por ser uma atriz surda, Winkler repetiu a mesma mensagem para ela, mas acrescentou uma linha: “Você não está terminada, não por um tiro longo", disse Winkler.

Matlin disse que a coisa mais importante que uma criança surda pode ter é um mentor. "Uma criança em um mundo diferente precisa de estabilidade", disse Matlin.

Marlee terminou seu discurso com uma proclamação. "Embora a maioria das pessoas ache que eu vivo em silêncio, o silêncio é a última coisa que o mundo quer ouvir de mim".


 

Marlee Beth Matlin nasceu em Morton Grove, Illinois, em 24 de agosto de 1965. Fez seu primeiro trabalho como atriz aos 7 anos, como Dorothy, numa versão para o teatro da peça O maravilhoso mágico de Oz e continuou atuando no mesmo grupo de teatro. É a atriz mais jovem a ganhar um Oscar de melhor atriz por seu desempenho no filme Os Filhos do Silêncio, em 1986, ao contracenar com seu marido na época, William Hurt (que também ganhou um Oscar pelo O beijo da mulher aranha, com a brasileira Sonia Braga).  É casada atualmente com o oficial Kevin Grandalski e eles têm 4 filhos: Sarah Rose, Brandon, Tyler, e Isabella Jane. Em 2002, publicou seu primeiro romance, Deaf Child Crossing.  Trabalha, ainda, na série americana The L Word e interpreta uma contraditória artista plástica chamada Jodi. Sua personagem se relaciona com Bette (Jennifer Beals), decana da universidade onde ela trabalha. Matlin entrou na quarta temporada da série. Atualmente interpreta a surda Melody Bledsoe na série americana Switched at Birth, que é mãe de Emmett Bledsoe (Sean Berdy), que também é surdo.
   
 
 
 
 





Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário