quinta-feira, 28 de março de 2013

Consumo de chocolate não causa acne e protege a pele?

A comilança de chocolate mal teve início, mas a preocupação com a saúde da pele pós-feriadão já começa a aparecer, especialmente entre os mais vaidosos. Mas, diferente do que a cultura popular prega, o consumo da guloseima não favorece o aparecimento de espinhas e cravos.



Matéria-prima do chocolate, o cacau é um aliado da saúde. “Ele não prejudica a pele, é nutritivo e interessante para o organismo”, afirma Denise Steiner, dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Biênio. A ação positiva é possível graças à presença dos flavonoides, poderosos antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres que causam o envelhecimento precoce.

Entretanto,  as pesquisas atuais mostram que os alimentos altamente calóricos e com alto teor de gordura, especialmente os ricos em glicose (como chocolate), favorecem as infecções da pele. 

Quando o organismo se depara com picos de açúcar, ele rapidamente coloca a insulina (hormônio que controla a taxa de glicose) em ação para controlar as alterações, e quando há desregulação hormonal, aparece a acne. Mas não é o alimento, isoladamente, que dá espinha. Para ela aparecer é necessário haver uma relação negativa entre o organismo e a comida. Se existe tendência acneica, provavelmente a pele será afetada por esse fator externo.  Assim, uma alimentação saudável beneficia a aparência e a saúde da pele, mas sua influência no surgimento da acne ainda é bem pequena.

Os cuidados para evitar espinhas vão desde a alimentação saudável a ações externas que devem ser evitadas, como cutucar os cravos e espinhas, que podem aumentar a inflamação, a chance de manchar a pele e de provocar o surgimento de uma cicatriz no rosto.

O mais correto é manter o rosto limpo, evitando o acúmulo de gordura, lavando o rosto pelo menos duas vezes por dia com sabonete especial e evitar ficar passando a mão na face para não transferir as inúmeras bactérias e sujeiras.  



Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário