quarta-feira, 11 de junho de 2014

DESPERTA, POVO: A CULPA DE TUDO É DA DILMA?




Foto:  http://richardjakubaszko.blogspot.com.br/2013/07/a-culpa-e-da-dilma.html

Às vezes eu penso que moro num mundo à parte e não no Brasil.

É impressionante a quantidade de mentiras em quase todos os comentários políticos que vejo nas mídias sociais! As pessoas seguem aqueles que “ditam” as “verdades(?)” como se fossem zumbis ou marionetes, SEM PESQUISAR OU QUESTIONAR SE AQUILO É VERDADE OU NÃO!

Quando será que vão despertar para o fato de que estamos em um ano eleitoral e que a oposição fará de tudo – e mais um pouco – para denegrir os que estão na situação? E vice-versa? Inclusive jogando o povo contra um evento como a Copa do Mundo, que quase  TODOS os países do mundo disputam para sediar, e TODOS sabem os gastos que isso acarreta!

Concordo que tem sim, gente muito ruim, corrupta, safada, sem caráter em diversos níveis dos governos. Mas, é preciso dar nome - e responsabilidade - aos devidos “bois”!

Como se sabe (!), os Poderes do Brasil  são o LEGISLATIVO (senadores, deputados federais e estaduais e vereadores), o EXECUTIVO (Presidente, governadores e prefeitos) e o JUDICIÁRIO (ministros do supremo e demais juízes do território nacional).

As leis da União, ou do PAÍS, valem para todo o TERRITÓRIO NACIONAL e são elaboradas pelos SENADORES E DEPUTADOS FEDERAIS, que compõem o Congresso Nacional (Câmara Federal e Senado). As leis estaduais, são elaboradas pelos DEPUTADOS ESTADUAIS e valem para todo o estado, enquanto unidade federativa. As leis municipais são elaboradas pelos VEREADORES e valem para os municípios. Ponto!

O (único) presidente do Brasil (seja lá quem for!), tem como missão aprovar ou rejeitar um projeto de lei, porém essa lei pode entrar em vigor MESMO SEM A APROVAÇÃO do presidente. Ou seja, o presidente não tem muito poder dentro do país, é mais uma figura representativa perante os demais países, propõe acordos, entretanto TUDO, ABSOLUTAMENTE TUDO! tem que passar pelo legislativo (deputados e senadores) ou judiciário (como o Supremo Tribunal Federal). Concluindo: quem tem mais poder no Brasil é o LEGISLATIVO ou seja, deputados e senadores! Depois o JUDICIÁRIO e só então, o EXECUTIVO (presidente, governadores e prefeitos), que executa o que foi aprovado pelos deputados federais e senadores; deputados estaduais; e vereadores.

No Brasil o regime é democrático e o sistema é presidencialista, o que significa que NÓS ELEGEMOS: UM PRESIDENTE e um vice-presidente, 513 deputados federais, 81 senadores, 1042 deputados estaduais, 27 governadores, 27 vice-governadores, 56.810 vereadores, 5.565 prefeitos, 5.565 vice-prefeitos!

Além disso, temos 33 ministros do Supremo nomeados pelo Presidente da República, DEPOIS DE APROVADA A INDICAÇÃO PELO SENADO FEDERAL E ELEITOS PREVIAMENTE em Sessão Plenária, mediante lista tríplice. Ou seja, primeiro o SENADO APROVA (ou não) o ministro indicado, depois ele é eleito, para somente depois disso, ser nomeado pelo Presidente! E mais 5.000 juízes em todo o território nacional.

"A presidente é o Chefe de Estado e responsável apenas por chefiar o Estado. Mas o presidente não pode ser o responsável por todos os problemas do país como muita gente anda falando por ai. O responsável pelas mudanças nas leis é o poder legislativo, ou seja, senadores e deputados federais. Quem responde pelos julgamentos e pelo fim da impunidade é o poder judiciário, como o Supremo Tribunal Federal, por exemplo. E reclamações sobre problemas da cidade ou estado ficam a cargo de governadores, prefeitos, deputados estaduais e vereadores. Mas muita gente generaliza e culpa apenas o presidente que na maior parte das vezes não tem poder para fazer nada." 

Um presidente NUNCA governa um país sozinho. Assim como o governador não governa um estado sozinho e um prefeito não governa o município sozinho! 


NÓS ELEGEMOS cerca de 75 mil pessoas com poderes para comandar o Brasil (sem contar secretários e assessores). 

Ou seja, os VERDADEIROS RESPONSÁVEIS pelo caos em que se encontra o país são as 74.998 pessoas que elegemos, além do presidente e de nós mesmos! 

E a culpa de tudo é da Dilma???

DESPERTA, POVO!!!








Um comentário:

  1. fato... a culpa disso tudo é do passado afinal não é de hoje que está esse caos e é com muita pena que digo não vejo mais saída afinal todos esses poderes ao meu olhar já estão corrompidos. antes de entra denuncia a todos esses podres e depois que entra e pego fazendo as mesmas coisas. não sabemos mais em quem confiar. foi assim com todos os candidatos que entrarão desde que virei eleitor

    ResponderExcluir