quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O ADEUS AO MEU PAI

No período de 5 a 21 de janeiro estive em férias. Passei por Ponta Grossa. Fui a Itapema do Norte, Florianópolis e Camboriú. Retornei ontem a Ivatuba. Férias maravilhosas, as melhores que já tive em minha vida. 

Também as férias mais tristes que já tive. Meu pai faleceu em Ponta Grossa, dia 22. 


Um grande homem. Um grande pai. Um homem com defeitos como qualquer outro, porém com muito mais qualidades do que qualquer outro que já conheci. Jamais ouvi minha mãe falar que teve problemas com ele por causa de outra mulher. Sempre foi leal e bom companheiro, em todos os sentidos.

Sério, honesto, sereno, austero, excelente pai e marido. Era português e veio para o Brasil aos 17 anos, a pedido de sua mãe, para não ser obrigado a servir ao exércio em Angola (onde a maior parte dos portugueses que iam, não retornavam). Aqui, teria melhores chancer de sobrevivência e de retornar a Portugal. Entretanto, nunca mais tornou a rever seus pais. Eles morreram antes que ele tivesse a oportunidade de fazer isso. Ele recordava e lamentava isso sempre que falávamos sobre Portugal. Trabalhou a vida toda, sempre com muita honestidade, e fez o possível por todos os filhos. 

Casou com minha mãe (que tinha só 17 anos) aos 24 anos. Sempre com o máximo respeito para com ela como esposa, companheira, amante e mãe. Discutiam sim, porque não eram iguais. Tinham suas diferentes opiniões. Mas se amavam tanto que viveram quase 67 anos juntos.

Cantava músicas portuguesas para os filhos e netos sempre que a família se reunia. Contador de piadas nato, fazia todos rirem o tempo todo. Gostava do seu cafezinho forte e fresco. Brincava conosco e perguntava: "Quer café, fresco?"  E quando a gente reclamava, falava que havia acabado de fazer um café "fresquinho". Nos ensinou que o vinho puro era a melhor bebida para a saúde e, associado à gemada era um excelente remédio para a anemia. Hoje, os médicos estão comprovando essa sabedoria.

Também era um cidadão muito consciente. Gostava de discutir política (puxei isso dele!). Achava absurdo o Brasil, com todas essas riquezas, ter dificuldade para cuidar dos seus "filhos". Dizia que o salário-mínimo deveria ser, no mínimo, quatro vezes maior do que sempre foi, porque só assim, a economia girava e gerava riquezas. E o povo viveria mais feliz.

Ele era português, sempre falava sobre a sua "terrinha", sua mãe e seu pai. Nunca os esqueceu, nem por um momento. Amava Portugal, assim como amava o Brasil, por isso criticava tanto os políticos. Por não cuidarem do povo brasileiro como deveriam. Foi com ele que aprendi a enxergar as coisas boas e ruins que existem em nosso país.

Graças à bondade de Deus, tive oportunidade de estar com ele dias antes de sua morte. Ele tinha Alzheimer, não se lembrava de ninguém. No entanto, lembrou-se de mim quando passei por lá antes de seguir para Florianópolis. Agarrou minha mão e ficou com ela presa nas dele a maior parte do tempo em que estive lá. Tiramos fotos, como sempre fazíamos e ele sempre com aquele sorrisinho maroto no rosto, apesar de todo sofrimento que estava passando, preso à cama há um ano, cheio de feridas nas costas e pernas. Perguntou do Joecir e, quando falei que não podíamos sair os dois, por causa do posto, ele me disse: "Ah, esse posto". Nos despedimos e ele me perguntou porque eu já ia embora tão cedo. Eu falei que ia seguir viagem, mas que, na volta, ficaria uns dias com ele. Dei tchau e mandei um beijo pra ele da porta do quarto falando: "te amo, viu?". Era a nossa despedida. Ele morreu dias depois, silenciosamente, serenamente, em sua cama, em sua casa.

Recebi a notícia em Camboriú e o João Paulo veio me buscar e me levou para Ponta Grossa. Na estrada, paramos em um posto para ir ao banheiro e, quando desci do carro, percebi que era o primeiro posto onde meu pai trabalhara quando mudou-se para o Paraná. Ficamos até emocionados com a coincidência exatamente naquele dia (eu nunca mais havia retornado a esse local, desde que saímos de lá há muitos anos).

Quando estávamos chegando próximos a Ponta Grossa, vi no céu uma espécie de aurora boreal no sentido horizontal, colorida, muito linda e mostrei ao João Paulo. Eu nunca tinha visto isso antes em qualquer lugar do Brasil, muito menos em Ponta Grossa, onde morei por 10 anos. Fotografei muito, pois eu mesma não estava acreditando naquilo. A princípio, pensamos se tratar de um arco-íris, mas depois, percebemos que estava em linha reta e não havia nuvens de chuva. Um estranho acontecimento da natureza. Vou pesquisar e falar sobre isso depois.

Nunca mais esquecerei o dia em que meu pai morreu. Foi um dia marcante em todos os sentidos. Até a natureza contribuiu para que não esqueçamos. E ele merece ser lembrado sempre. Foi o meu exemplo de vida. Foi o meu conceito de homem, pai e esposo honrado. E não quero esquecer disso jamais.

Parabéns, pai, você cumpriu sua missão com maestria. Sinto muito orgulho em ter o seu sangue e obrigada por ter me escolhido como filha. Você realmente merece descanso e felicidade eterna ao lado de Deus.

Vou me lembrar de você sempre assim. Te amo para sempre. 
Até um dia...sei que nos veremos de novo!

5 comentários:

  1. Lindo texto, belissima homenagem Fatima; Que seu pai descanse em paz, n cheguei a conhece-lo, mas pela sua descrição pode ter certeza que foi uma pessoa maravilhosa. Fique com Deus minha amiga.

    ResponderExcluir
  2. MUITO LINDO ESSA REALIDADE, QUE POUCOS AINDA TEM.
    AMOR , CARINHO RESPEITO PELOS PAIS.
    EU GRAÇAS A DEUS TENHO UMA FILHA MARAVILHOSA.
    QUE DEUS CONFORTE VC E SUA FAMÍLIA.
    SABE TENHO MINHA MÃE COM 84 ANOS, E TENHO TANDO MEDO DE PERDER ELA!
    MAIS SEI QUE DEUS AH DE RECOLHER ELA UM DIA, MAS TAMBÉM SEI QUE SÃO NESSAS HORAS QUE DEUS NOS CARREGA NO COLO...
    MEUS SENTIMENTOS.
    FICA COM DEUS.........

    ResponderExcluir
  3. Linda homenagem Fatima, me arrepiei, sorvi cada palavra escrita aqui, um espírito de muita luz com certeza, o laço de amor que os une são eternos e vosso pai continua vivo, só que em outro plano, veio, cumpriu a missão dele, deu e recebeu amor e terminada a missão voltou pra casa.
    Bjsssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS PELO GRANDE PAI, E Á VC QUE ME DEIXOU AO LER ESSA MENSAGEM COM LAGRIMAS NOS OLHOS, UM DIA ENCONTRAREMOS OS NOSSOS QUERIDOS E AMADOS... UM DIA!

    ResponderExcluir
  5. Amizade sincera, honestidade e fidelidade entre casais e famílias, algo que está a se extinguir.Essas pessoas antigas e honradas, estão indo e ficando uma sociedade egoista e lasciva. Só Deus para consolar este mundo.

    ResponderExcluir