Alguns leitores têm enviado comentários reclamando
do atendimento de órgãos públicos. Não resolve ficar reclamando para um ou para outro, de problemas que só o orgão público pode resolver. Para isso, existe a ouvidoria pública.
Uma Ouvidoria é
justamente para ouvir as reclamações, o que está acontecendo de errado, o
que não está sendo feito. Assim como elogiar, sugerir, criticar. E não adianta
ficar falando: "tem muita gente reclamando que não está bom". Reclamando do que? De
quem? Quando? Onde? Portanto, procure descrever sua denúncia de forma clara,
simples e objetiva.
Nos casos que envolverem apuração e investigação, o
ideal é que a Ouvidoria receba um relato completo do assunto como
indicação de valores, locais, datas, nomes, documentos comprobatórios, bem como
tudo o que possa servir de subsídios para solucionar o problema, se houver.
Se as reclamações/críticas/sugestões não forem
denunciadas na Ouvidoria, os órgãos públicos não vão tomar conhecimento
do que está acontecendo e, portanto, não haverá solução. E isso é com todos os
setores, inclusive na Câmara e na própria Prefeitura.
No setor público "ouvidor" é um
funcionário que tem a missão de defender os interesses de cada cidadão junto
ao respectivo órgão, seja ele Prefeitura, Secretarias, Câmaras, dentre outros.
Para isso, sua atuação é orientada pelos princípios da ética: garantia de
acesso, sigilo, autonomia, transparência, imparcialidade, integridade e
valorização das pessoas.
A Ouvidoria de qualquer órgão público é um canal
direto de comunicação com a população, permitindo ao cidadão fazer reclamações,
sugestões, críticas, elogios e denúncias referentes ao procedimento e ações de
agentes públicos, diretamente ligados ou subordinados ao órgão citado.
A Ouvidoria funciona basicamente assim:
- Recebe e analisa as informações;
- Identifica e constata sua pertinência;
- Localiza a área competente;
- Comunica a existência do problema e requisita esclarecimentos, podendo sugerir soluções;
- Informa o usuário (população) da solução adotada;
- Verifica se o processo de prestação do serviço se acha devidamente retificado e aprimorado; ou seja, se resolveu o problema.
- Presta todas as informações às instâncias superiores (Prefeito, Secretários, Vereadores, conforme o caso).
O principal papel da auditoria é proteger o
cidadão contra a violação de direitos, contra erros, negligências, abuso de
poder ou contra a má administração do serviço público, com o objetivo de
melhorar a administração pública e tornar a ação governamental mais
transparente e os agentes públicos mais responsáveis por suas ações,
omissões e decisões.
Ou seja, qualquer funcionário público, seja ele de que
nível for, tem a obrigação de atender bem à população pois está ali como
profissional para servir ao povo. É para isso que é pago. Todavia, não se pode esquecer de que, por estar ali, trabalhando para o povo, também merece todo o nosso respeito.
Em Ivatuba, temos a Ouvidoria no SITE da Prefeitura, ou o assunto pode ser protocolado diretamente com a Sra. Rosilda Krieger, na própria Prefeitura.
Na Secretaria de Saúde, temos a Ouvidoria do SUS no telefone: 3273.1572, com a Maria Luiza Dandolini ou poderá ser comunicado diretamente ao Departamento de Saúde.
E a ouvidoria não existe somente em órgãos públicos, as empresas, bancos, financeiras, dentre outros, também têm ouvidorias para ouvir o público em suas reivindicações.
E é preciso utilizar-se das ouvidorias, caso contrário, as coisas nunca irão melhorar!
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