sexta-feira, 25 de maio de 2012

COMO GANHAR DINHEIRO COM SEU TRABALHO MANUAL

Hoje, 25 de maio, é o Dia da Costureira. Isso me fez lembrar das pessoas que trabalham confeccionando coisas lindas que nós, mulheres, amamos possuir em casa: artesanato.
Seja em forma de enfeites, seja em forma de objetos práticos para o dia-a-dia.

Muitas pessoas de Ivatuba gostam de bordar, costurar, fazer tricô, crochê, fazer artesanato reciclado, biscuit, decoupagem, feltro, fuxico, madeira, patchwork, sabonetes e velas artesanais, vidro, dentre outros, e gostariam de comercializar seus produtos, mas como a cidade é pequena, a procura acaba também por ser pequena. Assim, várias alternativas poderiam ser estudadas a fim de que as pessoas tenham uma renda adicional com seus produtos tais como: cooperativas, feiras, exposições, etc, onde os produtos poderiam ser divulgados em cidades vizinhas aumentando a demanda dos trabalhos.
 
Uma outra alternativa seria por meio da internet: as chamadas lojas virtuais. Todavia, para os que vão começar agora, não seria viável pagar hospedagem de um site para vender seus trabalhos. O custo não compensa. 

Entretanto, uma boa alternativa seria comercializar seus produtos num site de vendas como o Elo7. É um site seguro onde vocês podem vender seus produtos artesanais com exclusividade. 

A comunidade do Elo7 é formada por diversos tipos de artesãos, que ofertam, segundo eles, "produtos diferenciados, com personalidade, qualidade e bom gosto" conforme a criatividade de cada um.

Se você é criativa (o), sabe e gosta de fabricar algum artesanato, esse é o site que você precisa conhecer e se cadastrar.

Você pode vender seu produto pronto ou fazer sob encomenda quantas peças o cliente quiser. O pagamento poderá ser via depósito em conta, cartão de crédito ou boleto bancário via PagSeguro.   É como se você tivesse uma loja real, onde todos podem ver e comprar seus produtos. 

Não se preocupe, é simples e qualquer um pode fazê-lo.

Você precisará de:
  • R$49,00 (é a taxa atual que você vai pagar por um ano de uso do Elo7)
  •  computador (se não tiver, não precisa comprar, pode usar aqueles do Telecentro)
  • uma máquina digital para fotografar seus trabalhos (se não tiver, vai precisar investir ou emprestar uma) 
  • cadastrar-se no site como vendedor.

A venda funciona assim:
  • você cadastra as fotos do produto em sua loja virtual (porque você terá uma no site) 
  • o comprador visita a loja e faz o pedido 
  • você recebe o pedido e confirma a disponibilidade do(s) produto(s) e valor do frete 
  • se o comprador concordar com o prazo e frete, ele realiza o pagamento 
  • você envia o produto após receber o pagamento.
 Entre lá e veja como funciona: www.elo7.com.br
 (Se precisar de ajuda para se cadastrar, conte comigo).

O Elo7 é um dos sites onde você pode comercializar seus produtos, mas existem outros. Vale a pena pesquisar.

E boas vendas!


O site da Revista Artesanato dá algumas dicas para que você fabricar e vender seu produto.

Dicas em geral para fabricar e comercializar artesanato

  • Pesquise – Esteja sempre antenado nos trabalhos existentes, nas técnicas de artesanato disponíveis, nas tendencias atuais de cores e estilos. A pesquisa é fundamental em todas as áreas nas quais você atuar, é sempre importante saber sobre sua área.
  • Pense sempre em melhorar seu trabalho. Veja o que você faz e pense: “Esse é o melhor que posso fazer?”. Sempre existe uma maneira de melhorar o que fazemos.
  • Economize, mas não faça trabalhos sem qualidade. A economia de material é extremamente importante para o seu sucesso, sempre pense em como pode reduzir os custos. Entretanto isso não pode chegar ao ponto do seu trabalho perder qualidade para reduzir custos. A qualidade é sempre um parâmetro que define se você terá sucesso ou não.
  • Seja pró ativo, antecipe-se aos problemas que podem ocorrer com seu negócio. Por exemplo, pense em comprar mais matéria prima antes que a atual acabe. Imagine que você receba uma grande encomenda e a sua matéria prima acabou, o que fazer?
  • Nunca perca o prazo estipulado ao cliente. O seu comprador, a partir do momento em que faz um acordo com você espera que isso seja cumprido no prazo. Nunca diga ao cliente que você pode terminar o trabalho antes sendo que não pode. Se um erro grave acontecer provavelmente você irá perder o cliente.
  • Faça uma planilha no computador com todos os gastos com matéria prima e todas as vendas. Você deve ter o controle exato do que entra e do que sai para saber se o seu negócio dá lucro ou prejuízo. Muitas pessoas perdem dinheiro ou deixam de ganhar o que poderiam por não ter um controle de gastos adequado.
http://www.revistaartesanato.com.br/





Nenhum comentário:

Postar um comentário