quinta-feira, 6 de novembro de 2014

DÚVIDAS SOBRE O PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA


Alguns leitores questionaram o programa Minha Casa Minha Vida e procurei informações para tirar as dúvidas levantadas.

Em maio deste ano, o Ministro das Cidades, Gilberto Occhi, esclareceu diversos pontos a respeito do programa, com internautas, que reproduzo a seguir.

Um dos questionamentos foi o caso da regularização cadastral.  O ministro explicou que o grupo com rendimentos de até R$ 1.600 enquadra até candidatos com restrições no CPF: "Nesta faixa, a única restrição é o registro no CADIN, que é o Cadastro de Inadimplentes do Governo Federal. Nas demais faixas do programa, por se tratar de financiamento, é exigida a regularidade cadastral". Ou seja, não pode ter restrições no CPF (nome sujo).

Segundo informações, a prioridade é que o registro do imóvel seja feito preferencialmente em nome da mulher.

Confira perguntas e respostas abaixo:

1 - Ganhando um salário posso fazer parte e como sem que exista politicagem, como acontece em algum lugar do Nordeste da Bahia?
Resposta - Você deve procurar a prefeitura de sua cidade, levando os documentos, e fazer o seu cadastro. Sua seleção se dará mediante o enquadramento por parte da prefeitura, que posteriormente encaminhará seu cadastro para a instituição financeira - Caixa ou Banco do Brasil - para confirmação das informações e habilitação ao programa.

Em casos de haver irregularidades ou denúncias, o beneficiário poderá notificar a Caixa através do telefone 0800 721 62 68, ou 0800 729 00 01 no caso do Banco do Brasil

2 - Em relação às casas que foram entregues e as pessoas não foram morar no local. O que vocês estão fazendo?
R - Há um prazo de 30 dias para ocupação da unidade. Há um trabalho de verificação desta ociosidade e, caso não haja uma justificativa aceita pelo Programa, o imóvel poderá ser retomado e direcionado a outras famílias daquele município.

3 - Quais os critérios a serem usados no caso de candidatos que queiram morar próximo ao local onde atualmente já residem?
R - No caso da Faixa 1 (renda até R$ 1.600,00), a seleção das famílias é feita pelo município. Um dos critérios que poderá ser utilizado é a proximidade do candidato com o empreendimento. Esses critérios devem ser aprovados pelo Conselho de Habitação do município. Caso a sua renda permita, você poderá financiar a sua casa e escolher o local de acordo com a sua conveniência.

4 - Quantas casas já foram feitas desde que o programa começou?
R - Entre 2009 até o último dia 30, o programa Minha Casa Minha Vida já contratou 3,39 milhões de unidades habitacionais, sendo que 1,66 milhão já foram entregues.

5 - Qual é o menor valor da prestação do Minha Casa Minha Vida, ministro?
R - Na faixa 1 (renda até R$ 1.600,00), a prestação é de 5% da renda familiar, sendo a prestação mínima R$ 25.  

6 - Tenho restrição em meu CPF. Posso ser contemplado pelo programa?
R - Na faixa 1 - renda até R$1.600,00 - você pode, sim. Nesta faixa, a única restrição é o registro no CADIN, que é o Cadastro de Inadimplentes do Governo Federal. Nas demais faixas do Programa, por se tratar de financiamento, é exigida a regularidade cadastral.

7 - Quais as fontes de recursos do Minha Casa Minha Vida?
R - O Minha Casa Minha Vida tem como fontes recursos do Orçamento Geral da União e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

8 - Por qual motivo existe dificuldades das cidades com menos de 100 mil habitantes em fazer o programa? Moro em Ouro Preto (MG) aqui existe uma área de risco muito grande, com várias casas nos morros. Mas aqui ainda o programa não chegou, mesmo com estas famílias vivendo situação de alto risco. Angelo Oswado ja foi prefeito de Ouro Preto e hoje é presidente do Ibram e não conseguiu trazer e nem retirar as famílias desta áreas. A cidade esta com sorte por que há 3 anos não chove forte e não teve nenhuma tragédia, desde 2011.
R - O Programa Minha Casa Minha Vida é aberto para todos os municípios e responde a uma demanda gerada pelas prefeituras ou da oferta de projetos da iniciativa privada. Ocorre que alguns municípios apresentam especificidades como a disponibilidade de áreas apropriadas

9 - Em Campina Verde-MG, beneficiários do Minha Casa, Minha Vida tiveram de pagar taxas de entrada para as empreiteiras no valor de R$ 1.200 a R$ 1.800,00. Isso é legal?
R - Nos casos de financiamento nas faixas 2 e 3, não existe impedimento na cobrança de entrada, ressaltando que este valor deve compor o valor total do contrato.

10 - Gostaria de saber por que as áreas que são escolhidas para a instalação dos empreendimentos, principalmente aqueles para o faixa 1, localizam-se em áreas tão distantes ou até mesmo nos limites da expansão urbana, proporcionando uma maior dificuldade de deslocamento ou até acesso à cidade, visto que anteriormente tais família poderiam estar melhores integradas à cidade ou até mesmo optarem por áreas não utilizadas no intra-urbano?
R - Todos os empreendimentos contratados são previamente aprovados pelo município e devem ser atendidos pelos serviços públicos. A disponibilidade de áreas apropriadas varia de município para município sendo que o Estatuto das Cidades prevê instrumentos que podem ser utilizados pelo município para viabilizar a oferta de áreas para habitação de interesse social.  A escassez de áreas nos grandes centros é uma realidade.

11 - Quais os direitos das pessoas com deficiência grave para aquisição no Minha Casa Minha Vida?
R - No Minha Casa Minha Vida faixa 1 (renda familiar até R$ 1.600,00), é previsto o atendimento de no mínimo 3% para famílias de que façam parte pessoas com deficiência. Essas moradias são adaptadas de acordo com a deficiência do beneficiário.

12 - As famílias homoafetivas podem participar deste programa?
R - Claro que pode! O direito à moradia se estende a todas as famílias.




Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário