sábado, 16 de junho de 2012

C O R O N E L I S M O

Atualmente, muito se fala em coronelismo, especialmente agora que a novela Gabriela - que retrata muito bem esse período -  vai estrear na Globo, na próxima segunda-feira. 

Este nome foi dado, porque a política era controlada e comandada pelos coronéis (ricos fazendeiros). 
 
O coronelismo foi um período de práticas autoritárias e violentas comandadas pelos coronéis, fato que ocorreu até aproximadamente 1960. 

Os coronéis controlavam as pessoas da região e as obrigavam a realizar fatos e tomar decisões segundo sua vontade. Aproveitavam o fato de que as pessoas eram desinformadas e pouco educadas para
motivá-las a fazer o que eles queriam.

Os coronéis conseguiam formar regimes e tributos em sua região assim como estipular impostos e promover a candidatura de seu "preferido". 

Como possuíam grande quantidade de colonos em suas terras e havia respeito seguido de “medo” por grande parte da população rural da região, os coronéis abusavam do seu prestígio para manipular as pessoas e até obrigá-las sob forma brutal a fazer sua vontade. 

Características do coronelismo:

- Voto de Cabresto: . Os coronéis compravam votos para seus candidatos ou trocavam votos por bens materiais (pares de sapatos, óculos, alimentos, etc). Como o voto era aberto, os coronéis mandavam capangas para os locais de votação, com objetivo de intimidar os eleitores e ganhar votos. As regiões controladas politicamente pelos coronéis eram conhecidas como currais eleitorais.


- Fraude eleitoral: os coronéis costumavam alterar votos, sumir com urnas e até mesmo patrocinavam a prática do voto fantasma, que era a falsificação de documentos para que pessoas pudessem votar várias vezes ou até mesmo utilizar o nome de falecidos nas votações.

-
Política do café-com-leite: no começo do século XX, os estados de São Paulo e Minas Gerais eram os mais ricos da nação. Os políticos destes estados faziam acordos para perpetuarem-se no poder central. Muitos presidentes da República, neste período, foram paulistas e mineiros.

-
Política dos Governadores: os governadores dos estados e o presidente da República faziam acordos políticos, na base da troca de favores, para governarem de forma tranqüila. Os governadores não faziam oposição ao governo central e ganhavam , em troca deste apoio, liberação de verbas federais.

Este cenário começou a mudar quando as famílias começaram a migrar para as cidades, o que lhes proporcionou acesso à educação, aos direitos que possuíam e aos meios de comunicação. 

Por causa dessa migração, os coronéis começaram a impor seus desejos através da força e da ameaça, as famílias obedeciam ao seu desejo com medo da violência que poderiam sofrer e temiam que o seu sustento fosse tomado.


Hoje, em locais do interior e distante das cidades grandes, ainda existem 'coronéis' que tentam abusar do seu poder para manipular as pessoas carentes de ensino e informação. 

A permanência de um regime de propriedade rural antigo,  com a pobreza e dependência, ainda favorece a manutenção das práticas políticas autoritárias e da instituição do "voto de cabresto".


Fontes:
 http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/coronelismo-no-brasil.htm
 http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/coronelismo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário