sábado, 30 de junho de 2012

VERGONHA DE SER HONESTO...VOCÊ TEM?

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto..."  (17/12/1914)
A indignação de Rui Barbosa, ainda que tenha sido há um século, ainda faz sentido hoje.

Pessoas que se deixam levar pela opinião da maioria, facilmente se enredam na desonestidade com a justificativa de que  ?todo mundo faz?, porque não eu? 

Vamos refletir:  você chegou ao mundo só, e sozinho retornará ao pó, quando chegar a sua hora.  Você, e somente você, responderá por suas ações, ninguém mais. 
Mesmo que "todo mundo faça", cada um será responsabilizado, individualmente, absolutamente sozinho, diante da própria consciência e do Criador. Você, e somente você, é o responsável pelos seus atos e ações praticadas.

Dessa forma, não permita que essa onda de desonestidade e corrupção, que assola a comunidade, arraste você também para a lama.  Lembre-se de que diante da sua consciência você estará sempre só, sem testemunha de defesa, a não ser suas ações para o bem ou para o mal. 

Não vale a pena abrir mão do único patrimônio que realmente lhe pertence, que é a honradez, a dignidade, por algum dinheiro ou benefício escuso, que terá que deixar do lado de fora do seu túmulo, quando chegar a sua hora.  Você não poderá levá-lo com você.

A dignidade é o patrimônio mais valioso que alguém pode ter. Não o desperdice com coisas passageiras que pertencem à terra. Não o desperdice em troca do dinheiro sujo roubado das pessoas que necessitam dele não para viver, mas para sobreviver.

Sabe o que é mais interessante? É que, embora todos achem que o “espertinho” sempre leva vantagem, até eles mesmos preferem contar com pessoas dignas, em quem possam confiar... 

Por mais que se diga que a desonestidade está em alta, que os espertinhos sempre ganham, temos visto verdadeiros impérios desabando por causa da falta de ética. Temos visto empresas e instituições de prestígio, bancos sólidos, vindo abaixo por forjar resultados, fraudar documentos, enganar, extorquir...

Empresas que não trabalham com transparência estão perdendo seus investidores, que preferem apostar numa relação de confiança. 

Pode-se perceber que no meio econômico a confiança ainda é o capital que mais atrai e multiplica o dinheiro. Ninguém, em sã consciência, investe em instituições ou empresas nas quais não confia. 

E é importante lembrar que as empresas são dirigidas por pessoas. E são as pessoas que dão confiabilidade ou não aos negócios.  

Também é importante lembrar que, para reconhecer o mal, basta olhar para os companheiros do mal. Pois, como diz a bíblia: “Diga-me com quem andas, e te direi quem és”!

É sempre a pessoa com valores morais firmes aquela capaz de gerar confiança tanto nos negócios quanto nas amizades. E nas administrações públicas acontece o mesmo.

Sem dúvida essas reflexões devem nos fazer pensar a respeito. 

Afinal, se a desonestidade e a corrupção se tornarem regra geral de conduta, o que será da nossa sociedade?  Já estamos sentindo de perto as conseqüências disso.

As crianças e jovens abandonados caindo cada vez mais cedo nas drogas, os pais sem emprego para sustentarem suas famílias, estão a cada dia mais se envolvendo na clandestinidade para poder sobreviver e alimentar seus filhos. Pessoas morrem todos os dias nas filas dos hospitais, por falta de atendimento. Bandidos assaltam, pilham e agridem pessoas, às vezes, até a morte. Acreditem, a corrupção mata!

O país já está descontrolado e as pessoas ainda não perceberam isso. Isso tudo é conseqüência da corrupção e desonestidade.

Pensem nisso, e não contribuam para sujar a sua comunidade mais ainda com esse lixo chamado de corrupção e desonestidade.

A dignidade é o patrimônio mais valioso que alguém pode ter. Não o jogue fora. E ninguém pode tirá-lo de você, a não ser você mesmo!

Portanto, vergonha de ser honesta: jamais!  Em nome da felicidade dos nossos filhos e netos, precisamos lutar contra isso - em nós e na sociedade - todos os dias.

E a honestidade é justamente uma das primeiras virtudes a serem conquistadas por quem deseja viver com dignidade, ter paz e felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário