terça-feira, 19 de junho de 2012

A VOZ DO POVO: BLOGS E REDES SOCIAIS

A blogosfera tem sido crescente e constantemente uma forte fonte de informação. 
Os blog surgiram há cerca de 10 anos, quanto os Estados Unidos interviram no Oriente Médio e os correspondentes utilizaram os blogs para expressar suas opiniões sobre o que presenciavam nos campos de batalha. Era a única maneira de se comunicar sem a interferência da posição política dos jornais e TVs para quem trabalhavam.

Depois disso, os blog se tornaram uma referência de liberdade na web. Analistas passaram a ditar os rumos de diversos segmentos da economia e se tornaram “profetas digitais”. 

Hoje, empresas também têm apostado nos blogs para ampliar suas estratégias de marketing digital e aumentar seus lucros. Um blog é uma poderosa ferramenta de marketing. Os mais variados assuntos podem servir de conexão entre o internauta e a empresa.

Esse crescimento e o peso crescente da blogosfera e das redes sociais como fatores de contrainformação começa a preocupar os políticos de todo o país, pois  na blogosfera não há o que ser encoberto. Tudo é desmentido. A verdade acaba sempre por prevalecer.

Atualmente, o que move a maioria absoluta da blogosfera é a genuína indignação pelo estado a que chegou a corrupção no país.

Quando começaram as primeiras discussões para a criação da CPI do Cachoeira, ninguém tinha certeza de que ela seria mesmo necessária. Porém, com o passar dos dias a CPI tomou uma dimensão que ninguém esperava. Agora eles não tem como tirar o pé do acelerador e frear os trabalhos, porque apareceu um fato novo que faz a diferença em relação a outras CPIs instaladas no Congresso: as redes sociais e os blogs.

Assim, os deputados e senadores estão preocupados com os estragos que serviços como o Twitter , o Facebook, o Orkut e os blogs podem provocar caso recuem na comissão, principalmente por este ser um ano eleitoral. 

Tudo de ruim pode ser colocado no ventilador. Além disso, todos – inclusive os próprios políticos – poderão usar essas ferramentas para interagir com seus eleitores e a população de uma forma geral.


Em Maringá, este ano, um candidato a vereador já declarou que vai fazer a sua campanha somente pelo Facebook, ou seja, uma nova maneira de fazer política está nascendo. E, pela preocupação dos políticos lá de cima, desconfio que isso dará muito certo.

Foi na CPI dos Correios que o movimento pela internet começou, com os blogs, depois nas redes sociais e também nos microblogs e hoje é uma arma indispensável para os eleitores e toda a população indignada com a falta de respeito dos políticos para com o povo. Agora, os políticos temem a verdade da exposição nas redes sociais e nos blogs, pois o movimento está aumentando a olhos vistos.


De acordo com a pesquisa realizada em 2011, pela CNT/Sensus, 28% dos brasileiros (44 milhões de eleitores) dizem usar a internet “diariamente”, enquanto 10% utilizam “alguns dias por semana”.

"As massas blogosféricas (hoje integradas em redes sociais) são instáveis, anárquicas, imprevisíveis e livres, como jamais a imprensa, ou a velha mídia, será”. 

Ou seja, ninguém mais consegue controlar os blogs e as redes sociais, e é isso que preocupa os políticos. O povo agora tem uma arma poderosa nas mãos. 

Seguindo a pesquisa da CNT/Sensus, em 2011:
- 28% da população ivatubense usa a internet todos os dias (840 habitantes);
- 10% usa alguns dias por semana (303 habitantes);
- Desses, 22% tem ou utiliza internet em casa e no trabalho (250 habitantes);
- 20% acessa internet todos os dias (228 habitantes);
- 20% já tem twitter (228 habitantes);
- 37,4% tem facebook (430 habitantes);
- 64% tem Orkut (730 habitantes).

E, se Ivatuba tem hoje 2.653 eleitores (como informou o Ivatuba em Foco), então cerca de 750 eleitores (ou mais) leem os blogs e consultam as redes sociais diariamente.  E a tendência é aumentar a cada dia mais.

Como disse um amigo:

"Tem pessoas que pensam que estão na modernidade, mas estão com o umbigo colado no passado, no atraso. Ainda pensam que as noticias novas são as que correm nos jornais, rádios e TV. Não têm noção da quantidade de informação que rolam na internet, sejam via blogs e sites, quanto nas rede sociais, Twitter, Orkut, MSN, Facebook, Emails, e tantos outros.

Hoje todo mundo sabe de tudo, não adianta montar factoides(*) pois corre o perigo de cair no ridículo. Não adianta falar uma coisa sentado, e não poder garantir em pé. O que rola numa mesa de cafezinho, é o caldo do rescaldo dos fatos acontecidos ou que estão para acontecer, lógico, com alguma encenação."


Bem vindos ao real mundo virtual!


Fontes:

(*) Um factóide é um fato divulgado com sensacionalismo pela imprensa, sendo verdadeiro ou não. Trata-se também de propaganda política mal intencionada. O propósito de um factóide é gerar deliberadamente um impacto diante da opinião pública de forma à manipulá-la de acordo com as aspirações de poderosos grupos que se utilizam de sua influência na mídia.

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