terça-feira, 18 de março de 2014

WORLD WIDE WEB (WWW) COMPLETA 25 ANOS!



Há 25 anos nascia o meu filho mais novo, André. No mesmo ano, em 25 de março, nascia a  World Wide Web (www).

O inventor do sistema que abalaria o mundo, a World Wibe Web, ou seja, o meio através do qual as pessoas partilham informação na internet, foi SirTimothy John Berners-Lee, um físico de 34 anos que trabalhava como engenheiro de programas informáticos no CERN - Organização Europeia para a Investigação Nuclear, um laboratório de física em Genebra, na Suíça.

Naquele tempo, o engenheiro escreveu num papel: “Gestão de informação: Uma proposta” e aprofundou ligeiramente a ideia. O chefe respondeu, com uma mensagem escrita a caneta no mesmo papel, “vago, mas excitante”. O físico transformado em informático passou depois ao “http” e “html”. Daí, desenhou o primeiro navegador, que os ingleses definiram como “browser.”

No dia 7 de agosto de 1991, Tim Berners-Lee publicou um pequeno resumo do projeto da World Wide Web no alt.hypertext newsgroup. Essa data marca o nascimento da Web como um serviço público da Internet, embora novos usuários somente acessaram-na a partir de 23 de agosto. Por esta razão, esta última data é considerada o dia do internauta.

O famoso “www” é, hoje, usado por milhões e milhões de pessoas por todo o Mundo e a todo instante.

Neste 25.o aniversário não houve velas nem bolo, apenas um desejo. Berners-Lee quer ver a sua rede global disponível por todo o Mundo e ao alcance de todas as pessoas. No Museu da Ciência de Londres está, entretanto, em exibição o computador onde foi desenvolvido o famoso “www”. Um papel autocolante escrito à mão ainda se mantém colado ao aparelho. Lê-se: “esta máquina é um servidor – não desligue.” 

Recentemente, Sir Tim Berners-Lee foi considerado um dos maiores gênios vivos do mundo, segundo o levantamento "Top100 Living Geniuses", da consultoria Creators Synectics.

Graças a ele, hoje, você estão lendo esse texto!





Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário