segunda-feira, 6 de outubro de 2014

APRENDENDO COM AS ELEIÇÕES DE 2014

O processo eleitoral de 2014 foi muito bom para o meu crescimento e maturidade como pessoa. Pela primeira vez assumi publicamente um candidato favorito (e não um partido): Dilma Rousseff (pelos motivos já explicados aqui).

Entretanto, o que vi acontecer não só no Face, mas também em Ivatuba, me leva a crer que muitas pessoas ainda têm muito a aprender sobre política (e não politicagem).

Talvez seja o fato de não se ter política como disciplina nas escolas. Acredito que a Sociologia, Filosofia e até a Música ajuda as pessoas a entenderem política. Porque a política é feita todos os dias. Em casa, na rua, nos condomínios, na comunidade, todos fazem política, embora não tenham consciência disso. 

Pode-se reconhecer a "politicagem" quando você observa que alguém, por interesse próprio, está tentando fazer você acreditar num candidato, sem que você saiba o mínimo possível sobre ele para decidir se vota ou não. Politicagem é o que ocorre debaixo dos panos, às escondidas. E aqui - não só em Ivatuba, mas também em muitos outros lugares - tem muito disso ainda, a ponto de ameaçarem pessoas, num resquício do velho coronelismo.

A política é aquela que você observa quando alguém (que não tem interesse próprio) está tentando fazer você acreditar num candidato, mostrando a vida pregressa dele, o que ele faz, as ideias concretas que ele tem e qual o interesse dele ao entrar para a vida pública. Política é quando se busca usar o poder para defender os direitos de cidadania e do bem comum. Quando o político é eleito ele tem o dever de fazer algo que vá beneficiar toda a população e não apenas a uma pessoa ou grupo de pessoas, como a politicagem.

Infelizmente, por eu tentar esclarecer isso, muitos partiram para a agressão no Face e no blog, com um discurso de ódio impressionante. Afirmaram inclusive que eu tinha um cargo público, que eu estava sendo muito bem paga, dentre outras ofensas que nem vale a pena citar. 

Só para esclarecer (e acredito que muitos já sabem disso), não tenho cargo público, não preciso de bolsas e cotas (mas o povo precisa), e não estou levando vantagem pessoal alguma defendendo a sra. presidenta Dilma Rousseff, pelo contrário, já perdi amigos e clientes por conta disso. Mas, vou continuar defendendo e esclarecendo o povo, como sempre fiz, doa a quem doer, inclusive a mim mesma.

Às pessoas que me agrediram, perdoo, mas não quero perto de mim, portanto, já foram deletadas e bloqueadas. 

Aprendi que discutir política é discutir ideias. 
E essas pessoas ainda têm  muito a aprender sobre isso.

3 comentários:

  1. Fatima o que vc achou do resultado em Ivatuba. Estadual e Federal os candidatos da prefeitura perderam para a oposição. Queremos a sua opinião, pois vc é sensata....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei os detalhes do resultado das eleições aqui em Ivatuba. Só sei que Ivatuba elegeu diversos candidatos estaduais e federais. E achei isso ótimo para o município, que só teve a ganhar com isso. Isso é democracia. Espero que, daqui pra frente, todos eles cumpram com as promessas que fizeram a cada grupo político que os apoiou, nem que tenha sido apenas por interesse. Resta agora, a todos os grupos que apoiaram, bem como aos cidadãos ivatubenses, cobrarem as promessas que foram feitas, pois não basta apenas "eleger" e esquecer, tem que cobrar serviço. E isso, vamos ver com o tempo, não é?

      Excluir
    2. NÃO PERDEMOS NÃO
      VAMOS MOSTRAR
      DEPUTADO FEDERAL:
      NISHIMORI + RICARDO= 596 VOTOS
      EDMAR+ ENIO + ZECA = 794 VOTOS
      DEPUTADO ESTADUAL
      TIAGO-GRUPO 1-RACHADO- 327
      EVANDRO GRUPO 2- RACHADO - 248
      MARIA VITORIA -GRUPO 3- 62
      SITUAÇÃO: PARANHOS+ QUINTEIRO+ ARILSON + VERRI+ GUTO SILVA+JOÃO iVO + RATINHO jUNIOR+ HUMBERTO hENRIQUE = 589

      Excluir