domingo, 8 de dezembro de 2013

ESTÁTUA EGÍPCIA SE MOVE SOZINHA EM MUSEU INGLÊS



O chefe do Museu de Manchester ficou muito intrigado com o mistério de uma estatueta egípcia que – um vídeo revelou – parece girar em torno de si mesma sozinha em torno de 180 graus em sua vitrine de vidro.


Uma câmera mostra claramente quando a estátua gira em torno do seu eixo durante o dia. À noite, contudo, ela permanece parada. Campbell Price, um egiptólogo do museu, sugere que forças do passado podem estar atuando sobre a estátua.

De acordo com entrevista ao Manchester Evening News ele disse: “eu notei um dia que ela tinha virado. Eu achei aquilo estranho porque eu sou o único que tem a chave do box de vidro em que ela está”   “Eu a coloquei de volta na posição e, no dia seguinte, ela se moveu novamente. Nós colocamos a câmera e, apesar de isso não ser possível de se ver a olho nu, você pode ver perfeitamente a rotação no vídeo.”  

Pranteadores do morto colocavam oferendas a seus pés. “No Egito Antigo eles acreditavam que se a múmia é destruída então a estatueta pode servir como um veículo alternativo para o espírito. Talvez isso é o que esteja causando o movimento”, especula o pesquisador.   Contudo, o professor de física Brian Cox, da Universidade de Manchester, apresentou uma explicação mais “terrena”. De acordo com ele, uma diferença de fricção de materiais poderia estar causando o movimento.

A estátua, de pedra serpentina, e o vidro da base em que ela está exposta podem provocar uma sutil vibração que faz com que a antiga peça egípcia gire. Contudo, ao mesmo tempo, o acontecimento é estranho porque a estátua foi posta e se encontra neste tipo de superfície desde que chegou ao museu (há oitenta anos) e ela nunca havia se movido antes. Outra coisa que chama a atenção é que seu movimento é anti horário e segue um círculo perfeito.

Confira.



Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário