quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

FALTA GASOLINA EM MARINGÁ E REGIÃO

(Araucária, PR)
De acordo com a Gazeta do Povo (07), após oito dias de paralisação da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária - depois do incêndio de grandes proporções ocorridos dia 28 de novembro - alguns postos de Curitiba e região metropolitana começaram a receber  um volume menor de combustível que o que foi encomendado às distribuidoras.


Embora não faltasse produto nas bombas, os donos de postos diziam que a situação tendia a piorar nos próximos dias com a diminuição das reservas próprias e a reposição insuficiente para atender a demanda. 

Naquela semana, a previsão era de que cerca de 63,3% menos combustível é quanto a Repar deixaria de entregar ao mercado em 19 dias de paralisação. O acidente ocorreu no último dia 28 e a Petrobras prometeu a retomada da unidade em 17 de dezembro.

Entretanto, o Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina (Sindipetro PR-SC) considera a previsão muito otimista. Segundo o Sindipetro, o reinício da produção com capacidade total da Repar, deve levar, no mínimo, mais 20 dias. 

Nesta terça-feira(10), o presidente do Sindicato dos Donos de Postos de Combustíveis (Sindicombustíveis), Roberto Fregonese, não descartou a possibilidade de falta pontual de combustível em alguns postos do Paraná e Santa Catarina. Desde a semana passada as distribuidoras iniciaram medidas de contingenciamento que incluem o racionamento conforme a média diária de retirada de cada posto e disponibilidade dos produtos.

Ontem, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) afirmou que a oferta de diesel está sendo controlada no Sul do país, com uma corrida de distribuidoras tentando comprar mais combustível também devido à paralisação da Repar.

No meio dessa situação, a Petrobrás ainda enfrenta a ameaça de greve dos trabalhadores da refinaria por condições mais seguras de trabalho. Uma paralisação pode ocorrer de quarta para quinta-feira, segundo o sindicato.

A situação crítica chegou a Maringá e região, inclusive Ivatuba, onde alguns postos de combustíveis já estão sem gasolina desde sábado (7) e sem previsão de recebimento, segundo as distribuidoras.



Fontes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário