terça-feira, 3 de dezembro de 2013

QUANTAS PESSOAS JÁ MORRERAM NO VOLANTE QUERENDO SER PAUL WALKER?

A morte de Paul Walker repercutiu intensamente nas redes sociais e pelo mundo afora. Resultado de seu sucesso em Velozes e Furiosos, ou de sua ousadia com a velocidade (nos filmes). Um perigo para a nossa realidade.

Assim que li o texto abaixo, no Blog do Sakamoto, percebi que não era somente eu a pensar assim.  Confira.

"Parte da repercussão causada pela morte do ator Paul Walker, em um acidente de carro, neste sábado (30), deve-se à coincidência com o papel que desempenhava na franquia “Velozes e Furiosos''. O Porsche em que estava com um amigo bateu em uma árvore e em um poste, pegando fogo. 

É claro que devemos lamentar a morte de qualquer ser humano em uma situação trágica como essa e esperar que a família, amigos e fãs encontrem consolo de alguma forma. 

Mas fico imaginando quantos já se envolveram em acidentes, inspirados em corridas de rua como as exibidas pela série, nos Estados Unidos, em São Paulo, onde quer que seja. Quantos morreram querendo ser Paul Walker ou Vin Diesel? Ou quantos que simplesmente caminhavam no local errado e na hora errada perderam a vida por consequência de rachas inspirados nos valores passados por filmes de corridas de rua? 

“Ah, japonês, então você quer dizer que não podemos passar Romeu e Julieta na TV sob o risco de casais apaixonados se matarem? Ou mostrar O Resgate do Soldado Ryan sob o risco de começar uma guerra?'' 

Não. No caso de Velozes e Furiosos, os automóveis são também protagonistas, elevados a um status de divindade, embutidos de características como potência, sensualidade, velocidade, força, beleza. Características que você “adquire'' automaticamente ao comprar um desses bólidos, não sendo necessário desenvolvê-las ao longo de uma vida. Ninguém quer ser zumbi. E a maioria de nós não deseja ser um hobbit. E, mesmo se quisesse, isso seria impossível. Porém, o processo de afirmar que a posse de um carro traz qualidades ao seu condutor é a base da publicidade. Afinal de contas, somos o que temos, não? E você quer ser uma Maserati, um Fiat 147 ou andar a pé? Quer ser rápido e conhecido ou lento e anônimo?

Mas, ao contrário da TV e do vídeo-game, as coisas não funcionam de forma mágica. 

Enfim, espero que as imagens de como ficou o carro após o acidente circulem o máximo possível na rede, independentemente das suas causas. E que cada jovem que assistiu a qualquer um dos seis filmes também possa ser lembrado que, na vida real, as pessoas matam e morrem. De verdade. E sem dublê."

(By Leonardo Sakamoto)


Nenhum comentário:

Postar um comentário