sábado, 29 de março de 2014

ESTUPRO: MAIORIA ACREDITA QUE AS MULHERES TÊM CULPA! E VOCÊ?


Cerca de 527 mil pessoas são estupradas todos os anos no Brasil, segundo uma pesquisa recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) . Apenas 10% dos casos chegam ao conhecimento da polícia. Os dados apontam que a maioria das vítimas é mulher, sendo 70% crianças ou adolescentes. Mais de 92% dos agressores são homens: 56% dos criminosos são pais, padrastos, amigos e conhecidos.

Uma pesquisa divulgada esta semana pelo Ipea, apontou que 58,5% dos entrevistados concordaram totalmente ou parcialmente com a frase "Se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros". Em relação a essa pergunta, 35,3% concordaram totalmente, 23,2% parcialmente, 30,3% discordaram totalmente, 7,6% discordaram parcialmente e 2,6% se declararam neutros.

Os pesquisadores também perguntaram "Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas": 65,1% concordam com a afirmação - 42,7% concordaram totalmente com a afirmação, 22,4% parcialmente - e 24% discordaram totalmente e 8,4% parcialmente

As pessoas afirmarem na pesquisa que o estupro é porque as mulheres se vestem com "vulgaridade" é o cúmulo do machismo! É só olhar o que ocorre na Índia, no Paquistão, etc, onde as mulheres se vestem da cabeça aos pés e 24.206 casos de estupro foram registrados em 2011! E, isso não é nem um décimo do que ocorre por lá!  

Ou observar os estupros que acontecem com as crianças e até com os idosos, que se vestem "dignamente"!

Nada a ver com a roupa que as mulheres vestem! Acorda, povo, os estupradores e/ou agressores são DOENTES, tanto da cabeça, quanto de caráter!


Conforme o levantamento, 63% concordaram, total ou parcialmente, que “casos de violência dentro de casa devem ser discutidos somente entre os membros da família”, 89% dos entrevistados tenderam a concordar que “a roupa suja deve ser lavada em casa” e 82% que “em briga de marido e mulher não se mete a colher”. Enquanto a sociedade não "meter a colher" nos casos de agressão nas famílias, os crimes continuarão!



Ainda, no documento sobre a pesquisa, intitulado "Tolerância social à violência contra as mulheres", que também avaliou opiniões sobre violência e homossexualidade, o órgão afirma que "por trás da afirmação [referente ao estupro], está a noção de que os homens não conseguem controlar seus apetites sexuais". Na avaliação do instituto, a violência "parece surgir" a partir dessa ideia.

Ora, aqueles que não conseguem controlar seus "instintos animais primitivos", ditos "apetites sexuais" ainda não saíram da idade da pedra - há milhões de anos - quando os homens precisavam caçar as feras para sobreviver! E, atualmente, não se vêm homens pelas ruas das cidades caçando animais! 

Se ainda houver, esses "animais primitivos", vivendo no século XXI,  têm que ser afastados do convívio coletivo, tratados e/ou reeducados! E isso é responsabilidade de toda a sociedade, não só do Estado!

Enquanto esses problemas não forem trabalhados por TODAS AS PARCELAS  (estado, escolas, igrejas, justiça, etc) da nossa sociedade dita "civilizada, os crimes continuarão a ocorrer! 

Mas, o que mais me chocou nessa pesquisa, o mais absurdo e grave de tudo isso é que ao todo, 3.810 pessoas foram entrevistadas no ano passado e, PASMEM! -  66,5% dos entrevistados são mulheres! 

E VOCÊ, ACREDITA NISSO?







Fontes:

Fotos:

Um comentário:

  1. Ótimo texto e discussão mais que necessária. Sociedade excludente e machista, não existe meios tempo e espaço para posicionamentos retrógrados como esses. Tod@s tem direito de se vestir, ser o que quiserem, desde que não interfira no direito d@ outr@. Ainda espero que minha filha viva a verdadeira democracia.

    ResponderExcluir