sábado, 7 de dezembro de 2013

IVATUBA: MUDANÇA DE NOME DA AVENIDA GOVERNADOR JAYME CANET JUNIOR




Informaram-me que algumas vereadoras e vereadores de Ivatuba resolveram apresentar um projeto na Câmara, na próxima segunda-feira (9) para que se mude o nome da Avenida Governador Jayme Canet Junior. E alguns leitores questionaram sobre o que eu penso a respeito.

Acredito que são vários os fatores a serem considerados e analisados.

Apesar de, particularmente, ser contra homenagens a pessoas que já morreram - acho que deveriam ser reconhecidos e homenageados quando vivos e não depois que já se foram! - acredito que seja possível sim fazer homenagens a pessoas ilustres que contribuíram para o crescimento e a história de um local, mas não acredito que isso seja possível quando realizado em cima da destruição da história de um povo, de um município ou de uma nação.

Não se pode, hoje, destruir o que foi plantado ontem.

A Avenida Governador Jayme Canet Junior, tem história desde seu nascimento, e, aqui pergunto: como ficam os pioneiros e descendentes de quem lutou pela história e pela homenagem que foi feita quando elegeram esse nome para essa avenida? Quer dizer que quem chegar depois e apresentar um projeto na Câmara de vereadores, e, os vereadores “resolverem” aprovar, pronto! Está mudada a história daquele local? Do povo sofrido que participou dessa história? Ora, não se muda uma história, justamente por ser HISTÓRIA.

Se seguirmos esse raciocínio, daqui a alguns anos, elege-se uma nova câmara e ela pode chegar e mudar o nome da avenida novamente sem respeitar aquele a quem homenagearam hoje ou até a própria história do  município. Isso vai continuar até quando?

O que diriam as famílias ivatubenses que já tiveram entes queridos homenageados aqui, se fossem simplesmente retirados seus nomes das respectivas obras, porque alguém “achou” bom fazê-lo, sem ao menos consultá-las?

É digno fazer isso? É honesto? É justo e respeitoso com aqueles que foram homenageados por realizarem benfeitorias para toda a comunidade?

Outro ponto a ser pensado é a "parte prática" dessa decisão: como fica o interesse da coletividade?

Decisões que afetam a vida de uma população - da maneira como afetará essa decisão da nossa câmara de vereadores - devem ser debatidas com mais transparência, com consulta àqueles que sofrerão diretamente as consequências, ou seja, seus moradores. Moradores estes que terão que alterar o endereço em todos os locais onde se cadastraram, inclusive na Sanepar, Copel, INSS, bancos e repartições públicas, dentre muitos outros órgãos públicos, pagando taxas e mais taxas, além de verem a rua onde nasceram e se criaram tendo seu nome mudado, sem ao menos serem consultados se querem isso ou não. 

Já tivemos esse problema em Ivatuba há muitos anos e todos sabem a dor de cabeça que deu!

Por outro lado, os vereadores representam o povo ou não? Porque está me parecendo que mais uma vez a população não está sendo levada em consideração. Mais uma vez o povo está sendo abandonado pelos próprios políticos que elegeram.

Concordo que aqueles que contribuem para o crescimento e prosperidade do município sejam dignos de uma bela homenagem, mas não assim, passando por cima do direito,  da história das pessoas e do município.

Os vereadores deveriam analisar melhor se esse tipo de homenagem que pretendem fazer é realmente digna do homenageado! 

Sabe-se que será aberta muito em breve uma nova e bonita avenida na cidade. Porque não aguardar e dar o nome do ex-prefeito Vanderlei Santini a esta nova avenida? Ou será que os vereadores acham que ele não merece ser homenageado com uma obra nova, como muitos outros já foram? Acredito que seria muito mais honroso e inesquecível.  Se há uma homenagem realmente honrada, é uma obra nova!

Por outro lado, não se pode simplesmente “trocar” o nome de uma avenida  histórica, que já tem o nome de um dos maiores benfeitores de Ivatuba, e que sempre foi respeitado por todos!

Falando nisso, muitos moradores devem se lembrar da avenida de terra, do pó e do barro e que foi asfaltada pelo governador Jayme Canet Junior. E, para quem não sabe, foi o Governador Jayme Canet Jr. que reconheceu oficialmente Nossa. Senhora do Rocio como padroeira do Paraná, em 1977 e, consequentemente, padroeira de Ivatuba!

Ainda, ao se trocar o nome de um governador que ajudou Ivatuba quando a cidade mais precisava, pode-se causar um mal-estar com os futuros governadores, deputados, senadores e até prefeitos e vereadores, que foram ou virão a ser homenageados, pois a cidade ficará com uma péssima imagem: a de homenagear benfeitores e retirar a homenagem, a seu bel-prazer. Ou seja, a imagem de uma cidade não confiável.

Além do que, é dever do Poder Público zelar pela preservação da cultura e da história do município, para que, como já citado, não aconteça de se eleger uma nova câmara daqui a alguns anos, que venha a trocar novamente o nome da avenida pela mesma falta de respeito com a história do ex-prefeito e do próprio município.

Mudar o nome da avenida Jayme Canet Junior é ignorar a história da qual fazem parte muitos cidadãos ivatubenses, além de desrespeitar totalmente o ex-governador Jayme Canet Junior que embora muitos não saibam, tem atualmente 88 anos e muita saúde, até onde eu sei! 

Nada tenho contra homenagear o ex-prefeito Vanderlei Santini. A questão se refere à falta de respeito para com a  população e à preservação da memória da nossa cidade e da história das nossas ruas. Ivatuba não pode apagar o seu passado.
   
Vivemos em um país democrático. A coletividade vem em primeiro lugar. O interesse individual vem em segundo plano. Se for bom para um, mas não for bom para todos, tal ideia não deve prosperar.

Mudança de nome sem consentimento da população e da vizinhança deveria, ao menos, ter passado por um referendo popular sobre o tema. Mais uma vez, o povo não foi escutado. Tiraram do povo o direito de escolha! 

Se realmente há um projeto nesse sentido, e isso for aprovado, será mais uma ação de terrível descaso para com os eleitores de Ivatuba.







Para quem quiser saber mais sobre o governador Jaime Canet Júnior.:




39 comentários:

  1. esses vereadores sao burros mesmo, isso e puxasaquismo pq n coloquem o nome numa obra q vai sair? agora mudar a jaime canet logo essa q o asfalto qm trouxe foi proprio governador...vereadores burroooooooooooooooo fora o prejuizo pro comercio

    ResponderExcluir
  2. OUVI DIZER QUE VAO MUDAR O NOME DO CONJUNTO CAROLINE TAMBEM EH VERDADE FATIMA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou sabendo, anônimo. Mas acho difícil isso acontecer, por motivos óbvios. Obrigada por participar.

      Excluir
  3. Sou extremamente contra, a avenida é antiga e já possui um nome, para que querer mudar? Se for pra homenagear tem que ser em uma nova obra ou algo do tipo, mas não em algo que já é antigo.

    ResponderExcluir
  4. VAMO SE REVOLTAR CONTRA OS VEREADORES QUE ESTAO APOIANDO ESSA MUDANÇA, ESTOU LOUCOS? A JAIME CANET JUNIOR FAZ PARTE DA HISTORIA DE IVATUBA.... TEM TODO UM SIGNIFICADO
    SERA QUE ESTAO COM INVEJA POR QUE O ADOLFO TEM NOME DE RODOVIA?
    FAZ ME O FAVOR NÉ!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. esses vereadores da oposição nao tem o que fazer?
    reclamam que falta copo descartavel em local publico, tiram foto de TUDO o que acontece na cidade, nunca fazem uma indicação boa e ainda querem causar todo esse transtorno pros comerciantes e moradores daquela avenida?
    ME POUPE to farta disso, tenho certeza de que eles nao conversaram com um morador daquele local

    ResponderExcluir
  6. ninguem nem precsa fazer nada, elas tao se queimando por elas mesmas kkkkkkkkkkkkk AI FOTOGRAFAS, será que o souza tem mais 3 vaguinhas???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom elas irem procurar emprego no Souza mesmo, porque a próxima eleição se Deus quiser as três não ganham

      Excluir
    2. Engraçado né, na época que vcs faziam isso tbm foram procurar vaga no SOUZA...rssrs.....estamos somente fazendo o que faziam, claro que bem melhor e com inteligencia....rsrsrsrs....Agora aguentem......#ficaadica

      Excluir
  7. gente esses vereadores sao loucos, o jaime jr ajudo mto ivatuba eh mais do q justa essa homenagem, existe toda uma historia nessa rua e agora AS ESCRITURAS COMO Q FICA? QM VAI PAGAR A MINHA ? EH UMA FORTUNA MUDAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manda pro endereço das três dondocas.... já que elas querem a mudança que paguem as escituras

      Excluir
  8. Anônimo das 22:06h, tive que suprimir algumas partes do seu comentário. Então, ficou assim:

    "FÁTIMA, EU REALMENTE NÃO CONCORDO COM A MUDANÇA DO NOME, POIS O GOVERNADOR FEZ JUS DA HOMENAGEM, JÁ QUE FOI ELE QUEM CONSTRUIU. ENTÃO SERIA DE BOM TOM, HOMENAGEAR O ANTIGO PREFEITO, COLOCANDO SEU NOME NO QUE ELE CONSTRUI PARA A CIDADE.CITAMOS UM EXEMPLO, COM TODO O RESPEITO, PORQUE NÃO COLOCAM SEU NOME NO CONJUNTO DE CASA QUE ELE CONSTRUI...OU ENTÃO, PODERÍAMOS TBÉM HOMENAGEÁ-LO NAQUELA CONSTRUÇÃO INACABADA PARA A 3º IDADE, FICARIA ÓTIMO COM SEU NOME, FOI UMA OBRA QUE NEM NIEMEYER IRIA CONSEGUIR ACABAR...FÁTIMA, REALMENTE ESSES VEREADORES ESTÃO PRECISANDO DE OCUPAÇÃO, UMA BOA VASSOURA(POR FAVOR, PARA LIMPEZA E NÃO PARA PASSEIO), UMA BOA ENXADA, AH, QUALQUER COISA QUE ELES TENHAM OCUPAÇÃO MESMO. A CADA DIA QUE PASSA, ESTÃO FICANDO MAIS DESESPERADOS, ESTÃO VENDO QUE O FIM CHEGOU, E NÃO TEM OUTRA SAÍDA, A NÃO SER TRABALHAR, COISA QUE ELES NUNCA FIZERAM...E NÃO VAI DAR TUDO CERTO, JÁ DEU, NO DIA QUE ELES..." (o final não apareceu)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FATIMA, ME RESPONDA COMO ERA O NOME DA PRAÇA ATE POUCO TEMPO? E NÃO VI NINGUEM DESESPERADO POR MUDAR O NOME DELA, POR QUE SERA QUE MUDARAM O NOME!!!!!!

      Excluir
    2. Anonimo, vc está meio por fora, pois a CONSTRUÇÃO DA 3 IDADE INACABADA, foi na epoca do Semprebom...só p clarear sua mente...

      Excluir
  9. PRAÇA JHON KENEDY PASSA A SER PRAÇA PIONEIROS E NINGUEM FALA NADAAAA...ENGRAÇADOOO...AINDA MAIS PELO MOTIVO QUE FOI....E ISSO BLOG NENHUM COMENTAA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que eu sei, anônimo, não existe nenhuma residência com endereço de Praça John Kennedy, portanto, não afetou ninguém da comunidade e...o que mesmo que John Kennedy fez por Ivatuba? Acho que os pioneiros fizeram muito mais, não é? Muito justa a homenagem.

      Excluir
  10. Essas vereadoras estão perdendo todos os seus eleitores. achei que tivessem um pouco de cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo contrário elas estam subindo no conceito daquelas que votaram nelas ,pois estão fazendo o trabalho delas fiscalizarem a adminisração, a proposito onde anda o vereador Ailton,agora ele não precisa mais fiscalizar. Estranho né

      Excluir
    2. 9 de dezembro de 2013 11:24 Subindo no conceito delas mesmas né, porque na rua a população anda revoltada, a você que citou o nome do Ailton a denúncia que ele fez contra o ex prefeito foi tão vaga que ele foi cassado né? Agora a denúncia das dondocas nenhuma teve fundamento e isso são palavras do próprio promotor.

      Excluir
    3. Subindo no conceito de quem? Faça-me rir, deve ser uma das três pra estar falando isso, não cite o nome do Ailton, ele é o que mais tem coragem, ao contrário de vocês ele trabalha, nao fica na rua tirando foto de quem ta trabalhando. RIDÍCULAS!!!

      Excluir
  11. isso pra mim é falta de amor à história de ivatuba, querer mudar dessa forma sem mais nem menos?
    quer fazer homenagem.... espera uma obra nova!!! qual o problema nisso?
    cuidado vereadoras, o povo ta de olho

    ResponderExcluir
  12. Parabéns aos 6 vereadores pela coragem. Pq estão certos, o eterno prefeito Vanderlei Santini merece uma homenagem digna... foi o prefeito que mais fez por essa cidade e todo mundo sabe disso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 8 de dezembro de 2013 20:31 Não estão de Parabéns, pois estão causando problemas para as pessoas que moram ali na area, se querem homenagear que seja em uma obra feita por ele ué.

      Excluir
  13. SABE QUAL A CONCLUSÃO QUE EU TIRO DE TUDO ISSO? ESSAS VEREADORAS NÃO QUEREM SER REELEITAS NA PROXIMA ELEIÇÃO!
    SÓ ENTRARAM PRA FAZER O MAL, TENTAR ESTRAGAR A GESTÃO... E FICO PENSANDO, SE FOSSE O LADO DELAS QUE TIVESSEM VENCIDO.... ELAS SERIAM TÃO ATIVAS ASSIM?????

    ESTOU ARREPENDIDA PELO MEU VOTO PRA VEREADOR, AO MENOS PRA PREFEITO EU ACERTTEI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me envergonho em ter votado nela como vereadora, hoje bato o pé contra, pois acho que vereadores são eleitos para ajudar a população e não prejudicar

      Excluir
  14. Acho engraçado que as belezas só pensam em coisas que não ajudam o município, na boa ou as dondocas aprendem a trabalhar ou elas podem cair fora, porque até agora vocês três só estão patinando e não estou indo a lugar nenhum, ao contrário andam mais sujas que pau de galinheiro com a população.

    ResponderExcluir
  15. Vamos avisar a globo que o big brother já começou a ser gravado no município de Ivatuba, porque é só isso que as santidades sabem fazer

    ResponderExcluir
  16. 7 de dezembro de 2013 22:41 Concordo plenamente

    ResponderExcluir
  17. Fátima mas esse mesmo governado foi quem trouxe verba para asfaltar nossa estrada na época e pq o nome da estrada é Adolfo Semprebom. Se vcs dizem tanto ai q n pode coloca o nome na avenida de Vander Oliveira Santini pq tem q continuar o nome de quem trouxe o asfalto.... vcs taum é querendo impedir que o grande ex prefeito Vanderlei receba uma homenagem. Pq n adianta fala de por em construção nova pq a administração atua só fala... FÁTIMA POSTA SEM NENHUMA ALTERAÇAO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, a estrada não tinha nome, só número, por isso foi colocado o nome do Prefeito Adolfo Semprebom. Mas ninguém disse que era para impedir a homenagem ao Prefeito Vanderlei Santini, pelo contrário, se vc. leu a matéria vai ver isso. Entretanto, não acho justo homenagear um em detrimento de outro benfeitor. Como eu citei, haverá uma nova avenida que acho muito justo que seja dado o nome do ex-prefeito. Haverá, também, novos conjuntos habitacionais; se falarmos em estradas, há a estrada que liga Ivatuba a Dr. Camargo, que também só tem número, há a estrada que liga Ivatuba aos condomínios (que nem sei se já tem nome), todas poderão receber o nome dele. Vc não acha ele merece muito mais do que três quadras de rua? Obrigada por participar. Volte sempre.

      Excluir
    2. 9 de dezembro de 2013 00:30 A questão nao é a homenagem e sim onde querem homenagear. Presta atenção antes de vim falar

      Excluir
    3. Deixem a estrada camargo - ivatuba quietinha ok? cada um com seus problemas... kkkkkkkkkkk... me poupe...coloca o nome desse senhor em qualquer coisa e boa... aff...

      Excluir
  18. Anônimo em 09/12/13, lembrando o que foi publicado aqui no blog sobre comentários:
    5 - Não serão mais permitidos comentários que não tratem diretamente da matéria título.
    Acredito que o seu comentário seja referente à administração, então. poderá repetir o seu comentário em outra postagem: http://ivatubaemrede.blogspot.com.br/2013/11/um-ano-da-nova-administracao-de-ivatuba.html
    Obrigada. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  19. Anônimas das 12:05 e 12:17: sou a responsável pelo que escrevo, mas não pelo que vocês entendem! Não me culpem por seu analfabetismo funcional!
    Se possível, leiam e interpretem o texto novamente, ou procurem ajuda de um professor de Português, quem sabe vcs. consigam compreender!

    ResponderExcluir
  20. Queria esclarecer aqui que essa idéia não veio de nenhum vereador e de nunhuma pessoa da família do prefeito Vanderlei Santini e sim veio de uma pessoa que não é político e não tem nada haver com política e sim só teve uma idéia de homenagear o grande prefeito Vanderlei Santini. Aonde vai ser colocado o nome dele isso tem muito tempo para se descutir. Mas eu só vim aqui para dizer que não adianta acusar vereadores ou familiares pela idéia que surgiu que eles não são culpados. E outra, isso só foi uma sugestão de local como tantas sugestões podem ser dadas. Mas não tratar esse assunto como se fosse a pior coisa do mundo como está sendo tratada por algumas pessoas. Vamos ter mais compreensão e calma. Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, como vc é ridículo.

      Excluir
  21. anônimo das 22:27 VOCÊ ESTÁ CERTO QUANDO DIZ QUE DEVEMOS TER COMPREENSÃO, PORÉM ESSES VEREADORES DEVERIAM TER CONSULTADO TODA A POPULAÇÃO QUE MORA NO LOCAL E PLANEJAR MELHOR A MUDANÇA DO NOME... EU POSSO FAZER O QUE EU QUIZER, MAS O QUE EU FIZER TERÁ CONSEQUENCIAS... ASSIM É A VIDA
    ESTÃO VENDO O QUE UMA FALTA DE RESPONSABILIDADE FAZ

    ResponderExcluir
  22. a democracia de ivatuba esta sendo manchada por algumas vereadoras, me desculpe.. não quero assumir posição, mas estou acompanhando bem de longe a atuação delas... que descaso com a politica!
    muda o nome de uma avenida importante? pra mim é querer apagar a historia de ivatuba

    ResponderExcluir