terça-feira, 11 de junho de 2013

"ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA" SÃO PESSOAS, MAS TEM GENTE QUE NÃO PERCEBE ISSO!


É impressionante a quantidade de políticos que não valorizam o capital intelectual nas suas administrações e que, por conta disso, colocam seu próprio cargo em risco, além do cargo dos companheiros.


Há algum tempo, presenciamos isso acontecer. O administrador olhou para todos os pontos importantes em um determinado momento, todos os pontos burocráticos, ajustes administrativos, adaptações de processos e projetos, relatórios, sistemas, em pouco tempo tudo ficou perfeito. Entretanto, esqueceu do fundamental: as pessoas.

Resultado: perdeu as eleições!

Uma administração, assim como as empresas, precisa de pessoas. Elas existem graças às pessoas, que movimentam os processos, articulam as informações, executam os projetos e são responsáveis por fazer as coisas acontecerem. O conhecimento, que é parte das pessoas, é também a parte principal de uma administração e o grande diferencial competitivo nas disputas eleitorais, principalmente nos últimos tempos em que na maior parte dos setores da economia falta mão-de-obra especializada, de mãos e cabeça!

A partir do momento em que as pessoas são negligenciadas, está se iniciando em um curto espaço de tempo, um processo de êxodo de colaboradores e, com eles, o capital intelectual que, muitas vezes, é o principal ator de uma administração. Se o partido concorrente for esperto e absorver uma equipe toda, ou boa parte dela, ou até mesmo o melhor colaborador, pronto! Em muito pouco tempo ele terá os processos e conhecimentos que antes eram o seu diferencial competitivo. E estará pronto para derrubar você!

Assim, se você é um gestor, está na hora de se perguntar: “Na minha equipe, eu valorizo o conhecimento das pessoas? Sou humilde o suficiente para reconhecer o conhecimento deles como parte fundamental do valor agregado que ofereço ao povo? Ainda, sou humilde o suficiente para reconhecer que, sem eles, sou mais fraco? Se você responder não para uma dessas perguntas, reflita nesse ponto. Se você responder não para duas dessas perguntas, contrate alguém imediatamente com maior habilidade para gestão de pessoas, você está correndo sérios riscos. E se você responder não para todas elas, procure por outro "emprego" imediatamente, pois no mundo de hoje, não existe espaço para administração pública feita por um único cérebro.

Lembre-se, vale muito a pena investir em material humano. Eles é que são a administração. Sem eles, você está destinado a fracassar completa e totalmente.

“Quem não valoriza o capital intelectual na era da informação não está dando um tiro no pé, o tiro é na cabeça!”


(Fátima Ampessan, adaptação de Guilherme D. Carnicelli).

26 comentários:

  1. isso mesmo fatima, a administraçao tem q acorda pq nao valoriza os funcionarios, humilha muitos, richas pessoais, polticas passadas......parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou funcionário e não estou reclamando por trabalhar, pois fiz um concurso para um TRABALHO e não apenas para UM EMPREGO

      Excluir
    2. "contrate alguém imediatamente com maior habilidade para gestão de pessoas"

      Fátima,você fez tanta campanha e ainda não foi contratada....
      Espertinha agora quem sabe você consegue!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    3. Fátima, por que você não diz isso diretamente ao administrador, você não é íntima?

      Excluir
    4. Anônima das 21:04h, não sei se vc é burra ou se faz de burra. Vc. já falou sobre isso antes e eu já respondi. Mas, como aqui não dá pra desenhar, vou ter que repetir: eu já recebi convite para trabalhar na nova administração e não aceitei. Obrigada por participar. Volte sempre.

      Excluir
    5. Anônimo das 21:06h, íntima eu sou somente do meu marido. Quanto a falar ao administrador, se vc. realmente leu o texto, vai perceber que eu não me referi à gestão atual, mas se servir a eles, que façam bom uso. Obrigada por participar. Volte sempre.

      Excluir
  2. e isso vai acontecer na proxima eleição se continuarem a tratar os funcionarios como estão tratando pois só escuto reclamações ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gente na administração anterior fui secretário e nesta não, mas o que é verdade tem que ser dito, a equipe tem feito um bom trabalho.

      Excluir
    2. a saúde esta uma bomba, mta gente sendo maltratada, humilhada e hora da administracao acorda e tratar todos como seres humanos

      Excluir
    3. não é verdade não , anonimo das 16.21,acho que voce esta ainda pensando na outra administração, que tinha muitas reclamações, hoje estamos vendo os funcionários trabalhando , produzindo e contentes.

      Excluir
  3. é verdade.a outra administração;quando comptrava ou chegava um carro novo ou uma máquina.nova só quem pegava era uma serta pessoa.quando o veiculo estava ja acabado aí sim deixava os funcionários pegar ....ou trazia operador de fora. e a oposisão na época metia o pau..hoje eles estão no poder e o que esta acontecendo? esatamente igual...pelo oque estou sabendo. mandaram.dois funcionários fazer o curso para uma tal retro escavadeira.e quando a máquina chegou quem eu vejo trabalhando com a máquina?pasme me senhores o secretário de obras ....que não tem nada a ver com isso. não deram a mínima chance para os funcionários que fizeram o curso...continúa do mesmo jeito não dão oportunidade aos funcionários.e devería dar.o povo e os funcionários estão vendo tudo isto.. é fato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso mesmo secretário de obras mostra o serviço que a administração anterior não mostrou. Andar de carro novo é fácil quero ver trabalhar com a retroescavadeira....
      Parabéns secretário de obras voc~e está mostrando para que veio.

      Excluir
  4. professora Simone Sagrilo, agora que você participa diretamente da administração, o que você pensa sobre a maneira que os funcionários vem sendo tratados nesta administração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Presada blogueira, percebe-se em seu comentário que um só cérebro não deve administrar uma comunidade. Pois bem, se seu comentário diz respeito a atual administração de Ivatuba, você esquece-se que nunca nesta comunidade houve abertura para tamanha divisão de responsabilidades e poder de decisão, visto que há o maior número de secretarias de governo com secretários nomeados e acima de tudo, desempenhando sua função. Basta a blogueira comentar e o povo cobrar os atuais secretários, isso é democracia.

      Excluir
    2. Anônima das 21:30h, que bom que vc. me entendeu. Bem falado, isso é democracia. Como diz Ernesto Che Guevara: "Sem um ‘homem novo’, uma nova sociedade não pode surgir. Novas ideias e valores são fundamentais para a construção de uma nova sociedade, que somente dessa forma pode avançar no processo de emancipação do homem, e romper definitivamente as correntes da alienação."Obrigada por participar. Volte sempre.

      Excluir
  5. Enquanto isso muitos aplaudem, pois estão vendo muita gente que há muito tempo só mamava e agora estão trabalhando, kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que dó, aí que dó tem que trabalhar , tem gente que não quer não só tá de licença, porque será , nunca trabalhou né era só mordomia, atando o dinheiro do povo.

      Excluir
  6. Capital intelectual - infelizmente nossa história política, tem sido nos últimos anos uma barreira a formação de profissionais, voltados a Administração Pública; dentre os quais destacamos: descaso, estrito interesse pessoal, apadrinhamento, coronelismo e com isso, o resultado, o retrocesso. Contudo, agora estamos num novo tempo, nova Era, e as oportunidades estão ai, estagiários, técnicos, profissionais em diversas áreas, aproveitem....mas um recado importante; só produz inteligência com aprendizado, estudo e muita vontade pessoal, sem isso, não há formação, há apenas especulação....

    ResponderExcluir
  7. O problema é que na saúde há muitos funcionários que não querem ver as coisas dando certo, além de não saber mesmo trabalhar também erram de propósito mas o povo também está vendo quem são.

    ResponderExcluir
  8. barbaridade....falaram , falaram e não falaram nada , estes anonimos inrustidos este cc que nunca trabalharam só faziam turismo em shoping estão com dor de cotovelo , porque estão vendo a vaca ir para o brejo e ainda por cima sem dono, que nem diz a Fátima será que tem que soletrar para entender que Ivatuba está em uma nova fase e que voces perderam, olha o que esta acontecendo em ivatuba, mudanças a vista.kkkkkkkkkkkkkk dica#fica.

    ResponderExcluir
  9. Anônima das 19:44h, sinto pena de você. Se é desse tipo de coisa que você precisa, divirta-se. Quanto a trabalhar, se você tem tempo de postar esse tipo de comentário que, diga-se de passagem, é bem digno de você, então o seu recado é para você mesma. Abre o olho! #ficadica.

    ResponderExcluir
  10. Anônimos que postaram no dia 13: se vcs quiserem que eu publique seus comentários, gentileza colocarem os seus respectivos nomes e sobrenomes, uma vez que essas afirmações citam pessoas. Obrigada por participarem. Voltem sempre.

    ResponderExcluir
  11. Anônima em 15/06/13, vou tentar mais uma vez fazer com que vc. compreenda: não sou dona de absolutamente ninguém. Cada um sabe de si e faz o que acha que deve e responde por isso perante Deus. Se vc. está tão preocupada com isso, repito, não é problema meu, é seu. Se cuide, isso tem nome: obsessão!

    ResponderExcluir