segunda-feira, 23 de julho de 2012

Paraná terá três bilhões e trezentos e setenta e cinco milhões para construção de 70 mil moradias

"O governador Beto Richa e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, firmaram nesta segunda-feira (23), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o acordo de cooperação que assegura ao Paraná três bilhões e trezentos e setenta e cinco milhões de reais para a construção de 70 mil moradias no Estado. 
A iniciativa integra os programas habitacionais Morar Bem Paraná, do governo estadual, e o Minha Casa Minha Vida, do governo federal. O acordo envolve a Companhia de Habitação do Paraná, a Cohapar, responsável pela execução das obras, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, que são os agentes financeiros, e as prefeituras. 

Beto Richa disse que estabeleceu como meta atender 110 mil famílias com casa própria até 2014, com a construção de moradias urbanas e rurais, e a garantia de recursos federais é fundamental para atingir o objetivo. Segundo o governador, esta é mais uma parceria positiva com o governo federal, para beneficiar os paranaenses que mais precisam.

O governador destacou o empenho e a atenção que os ministérios têm prestado aos projetos apresentados pelo governo estadual. Beto Richa também agradeceu o comprometimento da presidente Dilma Rousseff com as políticas públicas no Paraná. O ministro Aguinaldo Ribeiro afirmou que as parcerias com os governos estaduais vai permitir a redução do déficit habitacional do país, que está em 6 milhões de moradias, e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Segundo ele, as parcerias do ministério com o Paraná já ultrapassam 10 bilhões de reais, com investimentos nas áreas da habitação, mobilidade urbana e saneamento básico.

O convênio estabelece a união entre entidades para a liberação de financiamentos para moradias para a população de baixa renda. Além dos recursos federais que foram assegurados, a Cohapar tem 1 bilhão de reais para oferecer como contrapartida. O valor deve ser utilizado em conjunto com outros recursos do Estado em obras de infraestrutura urbana e serviços de luz, água, saneamento e pavimentação. 

As prefeituras municipais entram na parceria com doações de áreas e terrenos para a construção de casas. Segundo o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, desde o ano passado, já foram assinados por meio do programa Morar Bem Paraná convênios para a construção de 40 mil casas em 360 municípios paranaenses. Segundo Mounir Chaowiche, a Cohapar vai atender todos os municípios até o final deste ano.  

Beto Richa também assinou decreto que regulamenta a Lei Estadual, pelo qual o Governo do Estado, por intermédio da Cohapar, vai garantir subsídio para que famílias com baixa renda possam comprar a casa própria."

Tomara que essas casas sejam construídas mesmo, principalmente em Ivatuba, cujas famílias estão precisando muito. Embora, como disse o Edson Lima, muitos só acreditam vendo!

Fontes:
http://maringa.odiario.com/blogs/edsonlima/2012/07/23/casas-populares-no-parana/
http://www.aen.pr.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário