quarta-feira, 11 de julho de 2012

SEXTA-FEIRA 13 - ESTA SEMANA TEM


A sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar. Mas de onde vem essa impressão tão ruim que as pessoas têm desse dia?

É comum, na América do Norte e na Europa, uma parte da população se comportar de maneira estranha  nas sextas-feiras 13. Nesse dia, as pessoas não entram em aviões, não fazem festas, não se candidatam a empregos, não se casam e nem começam um novo projeto. Tem pessoas que nem vão trabalhar. 

Nos Estados Unidos, muitos hospitais e hotéis não possuem o 13º andar e algumas companhias aéreas não têm a 13ª fileira. Já na França, quando existem 13 pessoas à uma mesa, elas podem contratar um 14ª convidado profissional. Segundo matéria da revista National Geographic de 2011, nos Estados Unidos cerca de 900 milhões de dólares são perdidos nas sextas-feiras 13, por conta das pessoas que se recusam a fazer qualquer tipo de negócio nesta data.  Lá, aproximadamente 8% da população tem medo da sexta-feira 13. 

Esse medo é denominado de “parasquavedequatriafobia”, que se origina do grego Paraskeví (sexta-feira) e dekatreís (13).

Essas crenças têm explicações em diferentes culturas espalhadas ao redor do mundo. 

Uma das mais conhecidas justificativas da maldição da sexta-feira 13, conta que Jesus Cristo foi perseguido por esta data. Antes de ser crucificado em uma sexta-feira, o Salvador celebrou uma ceia que contava com treze pessoas ao todo.

Outra explicação sobre essa data vem da época da consolidação do poder monárquico na França, quando o rei Felipe IV, sentindo-se ameaçado pelo poder e influência exercidos pela Igreja em seu país, tentou se filiar à prestigiada ordem religiosa dos Cavaleiros Templários que, por sua vez, recusou a entrada do rei na corporação. Enfurecido, o rei teria ordenado a perseguição dos templários na sexta-feira, 13 de outubro de 1307.

De outra parte, a maldição da sexta-feira 13 refere ao processo de cristianização dos povos bárbaros que invadiram a Europa na época medieval. Antes de se converterem à fé cristã, os escandinavos eram politeístas e adoravam Friga, a deusa do amor e da beleza. Após a conversão, passaram a odiá-la como uma bruxa que, toda sexta-feira, se reunia com onze feiticeiras e o demônio para rogar pragas contra a humanidade. 

Uma outra história nórdica fala sobre um grande banquete que o Deus Odin realizou com outras doze importantes divindades. Ofendido por não ter sido convidado para o banquete, Loki, o deus da discórdia e do fogo, foi à reunião e promoveu uma enorme confusão que resultou na morte de Balder, uma das mais belas divindades conhecidas. Com isso, criou-se o mito de que um encontro com treze pessoas sempre termina mal.

Alguns incidentes ocorridos nessa data:
  • Mu, terra de nossos ancestrais, foi destruído em uma sexta-feira 13, e esta seria a origem do medo deste dia, segundo o pseudo-historiador James Churchward.
  • 13 de Dezembro de 1968: O governo militar do Brasil decreta o AI-5, que, entre outras coisas, suspendeu direitos e garantias políticas, decretou estado de sítio no Brasil e dava poderes aos militares de fechar o Congresso.
  • O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram.
  • A queda do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972. Os acontecimentos neste acidente deram origem ao livro Sobreviventes: a Tragédia dos Andes, de Piers Paul Read, e ao filme Alive (Vivos) de 1993 com direção de Frank Marshall (Resgate Abaixo de Zero).

Mesmo com todas essas histórias de infortúnios, muitos interpretam essa data com um significado completamente oposto a tudo que foi explicado acima. Conforme a numerologia, afirmam que o treze – através da somatória de seus dígitos 1 e 3 – é um numeral próximo ao quatro, entendido como um forte indício de boa sorte. Além disso, indianos, alguns estadunidenses e mexicanos associam o número treze à felicidade e ao futuro próspero.

No Brasil, o mais famoso adepto do número 13 é o Zagallo. Ele participou de todas as comissões técnicas das Copas do Mundo, desde 1970. E, até hoje, se mantém na mídia quando o assunto é seleção brasileira. Casou-se no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, ao qual é devoto. Desde então têm esta cisma com o número 13 carregando sua imagem dentro do bolso sempre. Em sua carreira de jogador de futebol, Zagallo usou a camisa de número 13. Ele afirmou que o 13 sempre lhe deu muita sorte na vida.

E você, tem medo da sexta-feira 13 ou também acha que é um dia de sorte?

Nenhum comentário:

Postar um comentário