quinta-feira, 26 de julho de 2012

Porque alguns políticos estão incomodados com os blogs?


Não é preciso ser um cientista político para demonstrar que a internet é para o Brasil o “grito da independência” para que a democracia possa ser exercida de fato.
Dos blogs ao Twitter, de estudantes a professores, de jornalistas a políticos, todos estão de alguma forma ligados na internet, nas redes sociais e nos blogs.

Hoje em dia é muito grande o poder e a influencia da web e das redes sociais e blogs. Cada dia que passa as pessoas tem mais acesso à educação e à informação e isso faz com que as pessoas desenvolvam um senso crítico.

As redes sociais e os blogs representam um fenômeno na comunicação popular em franca expansão: existem milhares espalhados pelo país afora, com várias vertentes de pensamento.

O desconforto dos políticos com tudo isso é simples: os blogs não precisam de dinheiro público para divulgar informações e todas as pessoas podem fazer um!

A vantagem principal é que tudo aquilo que é silenciado nos meios de comunicação, pela força do poder econômico e político, sempre é publicado nos blogs e isso provoca desgosto naqueles que têm interesse em "controlar" e "manipular" o pensamento do povo.

Alguns políticos investem dinheiro nos jornais e, nas "entrelinhas" dos editoriais desses veículos de comunicação, existe um direcionamento de não publicar aquilo que contrarie os interesses do poder local.

O blog é um instrumento de comunicação colocado para o leitor com o objetivo de dar ao “povo” o direito que possui e que antes não tinha nenhum mecanismo para fazer valer: o direito de opinar a favor ou contra as atitudes políticas tomadas em sua comunidade, bem como expor seus pontos de vista de tudo que diz respeito a seu município.

Isso vem incomodando a muitos.  Todavia, o que de fato se quer é que o município, de maneira pacífica e democrática, porém, firme e destemida, coloque seus problemas expostos ao julgamento do povo que é a real “autoridade máxima” de direito do município. Afinal, “todo poder emana do povo e em seu nome é exercido”.

Sem temer ameaças e críticas, deve-se levar adiante o sonho de uma comunidade melhor e digna, com representantes dignos do voto do povo que tenham o cidadão como razão principal de seus mandatos.

Alinhavos e acordos políticos na maioria das vezes atrapalham o crescimento de qualquer comunidade. A oposição, seja ela qual for, é um importante instrumento na política de um regime democrático, pois só por meio da oposição, há uma real fiscalização dos direitos do cidadão.

Hoje, os blogs , de certa forma, fazem parte desse contexto pois são uma importante voz a clamar os direitos do povo. E não clamam no deserto, porque a cada dia mais e mais pessoas aderem a essa nova mania: internet, redes sociais e, principalmente, a blogosfera.

Ou será que está tudo ótimo, nada merece críticas, ninguém contradiz o governo, nem a imprensa?

Os blogs estão atentos ao que a população deseja e sabem da sua responsabilidade de mostrar ao povo as coisas de maneira real, verdadeira, deixando que a sabedoria do povo decida.

E os comportamentos políticos, de olho nisso, estão mudando e respeitando a voz dos blogs, das redes sociais, da Internet, como se pode ver pela fala de alguns grandes representantes do povo:

O líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (PT-BA), disse que incorporou ao exercício parlamentar várias propostas de integrantes de sua rede social. Como exemplo, citou o direito de acesso a informações de órgãos públicos e a prestação de contas do trabalho desenvolvido como itens agregados à plataforma de campanha ao Senado em 2010. Os candidatos ao cargo de prefeito devem estar atentos a esses posicionamentos manifestados pelos cidadãos na rede, diz o petista. “Ao contrário da TV e do rádio, a internet é uma qualificadora do caminho de volta. Nela, há interatividade imediata entre o eleitor e o candidato.”

O presidente do Democratas (DEM), senador José Agripino Maia (RN), também destaca o poder instantâneo da rede mundial de computadores. “É uma ferramenta que deve ser usada como um instrumento de comunicação e debate de ideias”, disse. Veterano no uso das mídias sociais, ele ressalta a importância que os comitês das campanhas devem dar à internet, assim como a TV e o rádio, na formação da opinião do eleitorado. Para ele, o custo praticamente zero nas campanhas eleitorais na rede é outro ponto positivo.

O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), defende o uso contínuo da ferramenta e não apenas em ano eleitoral. “Só acredito em um bom retorno da campanha pela internet para quem já a utiliza no seu dia a dia para conversar diretamente com o cidadão.”
Na semana passada o PMDB, partido que hoje detém o maior número de prefeituras no país, mostrou a importância que dará na campanha de 2012 a essa ferramenta. O presidente do partido, senador Valdir Raupp (RO), apresentou aos parlamentares a integração de suas mídias sociais – site, blogs, Facebook, Twitter e Youtube.

O senador e membro da Executiva Nacional do partido, Eunício Oliveira (CE), por exemplo, já mantém uma equipe só para divulgar sua atividade parlamentar e o manter informado das demandas de seu eleitorado. “Somando as minhas redes sociais tenho mais de 60 mil seguidores. No meu estado, o jornal de maior circulação tem tiragem diária de 18 mil exemplares”, disse à Agência Brasil.

“A maioria dos ocupantes dos cargos de vereador, prefeito, governador, deputado, senador e outros integrantes da burocracia do Estado não entende que há toda uma força pulsante, nas mídias sociais, por exemplo, fazendo críticas ácidas ao exercício do poder e tornando populares os perfis mais críticos. É uma massa que não se conforma com as fachadas, como a de um parlamento que se reúne para impor a força do poder e vira as costas aos anseios da sociedade em momentos cruciais, no que chamo de 'Democracia de Paisagem'.” (Arthur Virgílio, diplomata, foi líder do PSDB no Senado)

Como se vê, os blogs já são responsáveis por conquistas e mudanças de atitudes políticas, não tem como parar, está em vôo livre e na velocidade da luz: o povo sabe o que quer, o povo quer saber de tudo que acontece em sua comunidade e os blogs estão ai para servir ao povo!

Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário