sábado, 7 de julho de 2012

ESCREVO PARA REFLETIR

"O povo brasileiro é condicionado a não pensar. Algumas pessoas não entendem que tudo o que posto tem a pura intenção de levar as pessoas a pensar, discutir, rever conceitos ou até mesmo manter os conceitos que já têm, mas mesmo assim... pensar!" (não conheço o autor).


Li essa frase hoje e parei para pensar no que ela significa para mim.

Realmente, quando posto um texto me parece que as pessoas não entendem  que o objetivo é fazer pensar, discutir, rever conceitos ou até mesmo manter os conceitos que já enraizaram, mas sobretudo,  levar a uma profunda reflexão sobre o assunto. 

Tenho algumas manias, e uma delas é a de escrever quando quero ordenar meus pensamentos diante de tudo que observo. Pensar sobre eles e tomar minhas decisões sobre os meus conceitos. Isso afeta meus sentimentos também. Porque, quando escrevo, consigo perceber meus pré-conceitos, meus julgamentos e minhas escolhas. 
  
E, é ai que a coisa pega.

Porque é quando você percebe o quanto ainda é preconceituosa, o quanto de "coisas" adquiridas de terceiros você ainda leva dentro de voce e, consequentemente, quantas escolhas erradas voce já fez na vida exatamente por não ter feito essas reflexões antes.

Procurar a reflexão serve, portanto, para que evitemos a ação impulsiva, o julgamento precipitado e para não nos deixarmos enganar facilmente por discursos sedutores de qualquer ordem (aquela famosa frase que muita gente usa: "ir na conversa" de pessoas mal intencionadas). 

Pensar, escrever, refletir e nos posicionar, já começamos. A maioria que comenta (no anonimato) alguma coisa que escrevo, praticamente concorda com as idéias e bem sabemos que uma outra parte que não comenta, discorda silenciosamente. 

Entretanto, é preciso lembrar que só existe real crescimento quando há confronto, oposição, argumentos. Ninguém é dono da verdade. 

Assim, comente, discuta, argumente, mas sempre dentro do respeito que deseja a si mesmo.

Espero que isso sirva a alguém tanto quanto serve a mim!




AVISO:
Algumas pessoas têm reclamado que não estou publicando seus comentários. Por favor, verifiquem se realmente enviaram os comentários, porque os que chegaram até o blog, publiquei todos. Obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário