sexta-feira, 10 de agosto de 2012

INTERNET: um novo Woodstock 43 anos depois?

Com certeza, aqueles que gostam de música ou se interessam pela cultura musical do mundo, já ouviram falar da pequena cidade de Woodstock, nos EUA, pelo movimento musical que aconteceu entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969.

Esse festival contou com a apresentação de nada menos do que 32 dos maiores nomes da música da época e tornou-se lendário para a era hippie e a contracultura do final da década de 60 e começo da década de 70. O festival reuniu aproximadamente 450 mil pessoas, tendo como lema "Três dias de paz, amor e rock and roll". 

Woodstock mudou o mundo, simbolizando os valores da juventude daquela década, protestando contra a guerra e contra o capitalismo, criando o conceito de liberdade ao amor, respeito às mulheres e à vida em sociedade.

O festival de Woodstock entrou para a história como o primeiro mega-evento da era do rock e mostrou ao mundo que os jovens tinham força e poder. O mundo nunca mais foi o mesmo!

Quarenta e três anos depois, os jovens  presentes nas redes sociais e na blogosfera, assim como aconteceu no festival de Woodstock em 1969, estão se movimentando e mudando o mundo, começando por um planeta realmente interligado, vivendo o mundo da informação. 

Hoje, como naqueles anos, estamos vivendo novamente uma encruzilhada onde temos a oportunidade de influenciar o futuro, fazer com que ele seja diferente, caminhando no sentido de um maior entendimento entre as pessoas, de chegarmos a uma paz nunca antes conseguida. 

Se a crença de Woodstock, dos hippies e dos anos 60 e 70 não mais existe totalmente, o que lá foi  pregado sobreviveu na forma de um novo comportamento e quarenta e três anos depois, está na hora de pensarmos novamente: o que queremos mudar?

Observando as redes sociais e a blogosfera percebemos que os jovens de hoje - como o João Paulo Pacheco, o Cassio Duarte,  e muitos outros - assim como aqueles que se reuniram em Woodstock, têm valores éticos muito fortes, priorizam as relações humanas e lutam por um mundo melhor, mais honesto, com mais liberdade, com entendimento, com paz, amor e com respeito aos direitos humanos e dos animais. 

A Internet ensinou aos jovens que a clareza e a honestidade nas relações é fundamental, eles não conseguem conviver com gente pouco ética ou que não cuida do ambiente e da comunidade em que vive. Esse ambiente virtual onde qualquer um pode ser desmascarado com uma simples busca no Google ensinou isso. Chegou a hora da transparência. Não tem mais como esconder nada de ninguém. 

O respeito dos jovens em relação aos superiores ou iguais ainda existe, mas é uma via de mão dupla. Eles só respeitam aqueles que os respeitam e veem todos em uma situação de igualdade e não de superioridade.


Rebeldia como símbolo já não é mais de uma geração só. Tanto os jovens, como todas as gerações que ainda estão ai, querem mudança. Querem construir um futuro como os outros desejaram em 1969, tomando atitudes e indo contra o conformismo quase geral que nos assola, mostrando que querem mudança.

E, talvez, no futuro, quando se olhar os livros de história, e quando se olhar a história real de nosso Planeta, poder-se-à dizer que os anos iniciais desse século, assim como Woodstock, foram um grande marco de mudança e, graças a isso, nossos filhos e netos viverão em um mundo muito melhor. 

"A verdade é única e universal. Nunca mais um feito musical como aquele será repetido. Mesmo os problemas com comida, limpeza, estacionamento e água, o Festival de Woodstock foi inesquecível aos que participaram e conferiram nomes como Janis Joplin, Jimi Hendrix, The Who, Creedence Clearwater, Santana, Joan Baez, Grateful Dead, Crosby, Stills, Nash e outros tantos.Reunir essas bandas e artistas num mesmo lugar transformou o Woodstock num imã que atraiu 500 mil pessoas de todos os lugares do país.! "(Katia Dutra)

Todavia, acredito que o maior festival de todos os tempos, que já está reunindo milhões de jovens,  foi criado nos últimos anos: a Internet, com suas redes sociais e a blogosfera!


Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário