sábado, 17 de agosto de 2013

CRÍTICAS: COMO LIDAR COM ELAS?



Receber críticas faz parte da vida, e quem trabalha em equipe ou realiza alguma atividade para o público acaba sempre recebendo sua parcela delas, justas ou não.

Muitas vezes as críticas trazem em si oportunidades valiosas de aprendizado, e em outras elas são um genuíno meio de identificar e corrigir desconformidades no serviço prestado. Há também as críticas que nada acrescentam, ou que são dirigidas à pessoa errada, e é necessário lidar com estas também.

Por mais mal-educada e inapropriada que a crítica seja, ela traz em si algum feedback - sobre o seu serviço ou sobre você mesmo. Identifique o problema, e atue sobre ele, resolva-o, mesmo que você não vá responder ao autor.

Quando alguém lhe critica, sempre vai lhe apontar uma deficiência (fraqueza) ou falta de eficiência (uma força que não está sendo plenamente ou corretamente usada). Nos dois casos a pessoa estará lhe fazendo um favor, porque estará lhe ajudando a ampliar suas percepções a respeito de si mesmo.

"Nas críticas inesperadas, daquelas que nem mesmo em seus melhores sonhos imaginativos, passariam por sua cabeça, a primeira reação é a surpresa seguida imediatamente pelo julgamento de que a crítica é absurda e não procede. É comum esse julgamento. Mas isso não invalida a importância da crítica, pois “quando todos pensam da mesma forma, geralmente, ninguém está pensando”! Quanto mais rara for uma crítica, mais importante ela tende a ser."

Um estudioso do comportamento humano escreveu:
Atente para uma questão muito importante: o fato da intenção da crítica ser construtiva não significa que a pessoa que a fez tenha habilidade em comunicá-la da melhor forma. Gentileza, boa educação e habilidade interpessoal não são características comuns a todos os bem intencionados. Isto significa que em muitas situações uma crítica construtiva, que muito pode contribuir com sua vida, poderá vir em péssima "embalagem". Preste mais atenção no conteúdo da crítica que na sua forma. Conheço várias pessoas de valor, sinceras e bem intencionadas que não sabem dizer as coisas com "jeitinho". Afinal por que esperar que as críticas venham apenas de pessoas craques em relacionamento e comunicação? (Carlos Hilsdorf).

"Mesmo que a crítica seja destrutiva ou maldosa, nestes casos, ouça atentamente a crítica. Lembre-se que alguém na tentativa de magoá-lo ou de ofendê-lo, pode, ainda assim, dizer-lhe uma verdade. Seus oponentes podem ser pessoas inteligentes e a crítica apesar de maldosa, pode conter elementos verdadeiros. Neste caso, este "oponente", por ironia do destino, estará lhe fazendo um bem, desde que você possua a humildade de analisar e refletir sobre o conteúdo da crítica!  E, mesmo que a crítica tenha um conteúdo falso, maledicente ou preconceituoso, lembre-se que ninguém atira pedras em árvores sem frutos!" Ou seja, na realidade, ela é um elogio!

Por trás de uma série de ofensas, está uma crítica válida. Identificar e responder somente à essa crítica que é o centro da questão, é uma forma  enérgica e econômica de transmitir que o reclamante não está à altura de ofender, e de que as manifestações futuras se concentrem apenas no aspecto crítico da questão, ou seja, no problema em si, e não nas ofensas, porque elas não colam mais.

Assim, agradeça, agradeça sempre, mesmo que sob o ponto de vista de quem fez a crítica, o ato em si seja um desperdício. Como já citado, a crítica é um importante termômetro e pode contribuir para a melhoria do seu desempenho, mesmo que a intenção dela tenha sido de ofender e magoar. Agradecer e levar em conta a informação recebida pode ser uma boa resposta, especialmente quando se tem a certeza de que, a longo prazo, você será cada vez mais bem sucedido no fato que está sendo criticado.

O blog me faz também uma pessoa pública.  E, como tal, recebo inúmeras críticas: positivas, negativas, ofensivas. Pessoalmente, embora as opiniões negativas sobre a minha sinceridade me ofendam, tento entender e agradecer às críticas - mesmo as ofensivas - pois, para mim, elas são sempre construtivas e me fazem crescer, evoluir e me tornar uma pessoa melhor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário