sábado, 3 de agosto de 2013

MINISTÉRIO DA FAZENDA BARRA PESSOA FÍSICA PARA ARMAZENAR GRÃOS, DIZ PRESIDENTE DA APROSOJA/MT

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Carlos Fávaro, declarou nesta sexta, dia 2, que uma posição contrária do Ministério da Fazenda impede que o governo libere o credenciamento de armazéns pertencentes a produtores rurais pessoas físicas para uso em programas oficiais de estocagem de grãos. Ele afirmou que o “Ministério da Agricultura é favorável à medida, mas não consegue aprovar, pois é fraco e sem tinta na caneta”.

– Os produtores rurais estão indignados, porque o Ministério da Fazenda não consegue cuidar nem da economia e ainda quer se meter em assunto que desconhece – disse Favaro.
Na avaliação do dirigente, restringir a participação do produtor pessoa física é uma contradição do governo, pois recentemente lançou um programa de financiamento justamente para incentivar os investimentos em armazenagem nas propriedades rurais.

A Aprosoja defende a participação dos produtores rurais pessoas físicas para ampliar a rede de armazéns credenciados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Mato Grosso, que hoje conta com apenas 3 milhões de toneladas. Fávaro relatou que a baixa capacidade de armazenagem credenciada limita o volume das operações de sustentação de preços do milho, seja por meio de leilões de opções de venda públicas ou compras diretas por Aquisição do Governo Federal (EGF).

Fávaro mencionou dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), assinalando que capacidade de armazenagem em Mato Grosso é de 29,5 milhões de toneladas, sendo 66% em mãos de empresas. As cooperativas respondem por 3,5% e os produtores rurais pessoas físicas por 30,5%.

– A participação do produtor rural pessoa física tem potencial para aumentar a capacidade da rede de armazenagem credenciada pela Conab em 9 milhões de toneladas – ressaltou o dirigente. 




Fonte:
http://agricultura.ruralbr.com.br/noticia/2013/08/ministerio-da-fazenda-barra-pessoa-fisica-para-armazenar-graos-diz-presidente-da-aprosoja-mt-4221625.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+RuralBR+%28Not%C3%ADcias+-+RuralBR%29&utm_content=Yahoo!+Mail 

Nenhum comentário:

Postar um comentário