segunda-feira, 5 de agosto de 2013

MORRE DOM JAIME, PRIMEIRO ARCEBISPO DE MARINGÁ

 
O primeiro Arcebispo de Maringá, Dom Jaime Luiz Coelho, faleceu no início da madrugada desta segunda-feira (5). Segundo a Arquidiocese de Maringá, o religioso morreu por volta 1h, no Hospital Santa Casa, vítima de insuficiência renal crônica.
 
O arcebispo havia sido internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na noite de sábado (4), por causa do agravamento do quadro de saúde.

Dom Jaime recebeu a ordenação presbiteral na Catedral de Ribeirão Preto, em 7 de dezembro de 1941. Foi vigário cooperador da Catedral, secretário geral do bispado e chanceler da Cúria diocesana. Em 1944, foi designado cura da Catedral. No dia 3 de dezembro de 1956, aos 40 anos, foi designado bispo da recém-criada diocese de Maringá. A ordenação episcopal ocorreu em 20 de janeiro de 1957 na Catedral de Ribeirão Preto. Dois meses depois, Dom Jaime assumiu seu novo cargo, empossado no dia 24 de março de 1956.

Em 16 de outubro de 1979, com a criação da Província Eclesiástica e elevação de Maringá a arquidiocese, foi promovido a arcebispo metropolitano. Sua posse como arcebispo deu-se em 20 de janeiro de 1957 .

Em 11 de julho de 1997, depois de 40 anos à frente da arquidiocese de Maringá, Dom Jaime entregou o comando daquela região a Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger.

O velório terá início às 12h desta segunda-feira, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. O sepultamento deverá ser realizado na terça-feira (6) logo após a missa de corpo presente das 18h30. O corpo de Dom Jaime será sepultado na cripta da Catedral Basílica.

A Arquidiocese de Maringá, em comunicado, pede que as pessoas que queiram prestar homenagens a Dom Jaime não comprem coroas de flores e sim façam doações em dinheiro para as obras sociais da Igreja. As doações podem ser feitas na Catedral.

O Arcebispo de Maringá Dom Anuar Battisti dará entrevista coletiva às 9h na cúria metropolitana.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário