terça-feira, 6 de agosto de 2013

NÃO É MENTIRA DE PESCADOR: HOMEM FISGA JAÚ DE 1,75M NO MATO GROSSO


A pescaria em família no último fim de semana terminou com uma surpresa para o pescador profissional João Paulo Ferreira de Oliveira, 36 anos. Ele afirma ter capturado um jaú de 1,75 m de comprimento e cerca de 80 kg no rio Ivinhema, em Nova Andradina, a 297 km de Campo Grande, na última sexta-feira (2). O major da Polícia Militar Ambiental (PMA) Ednilson Queiroz disse ao G1, nesta terça-feira (6), que é normal um peixe dessa espécie atingir esse tamanho.

"O peixe é maior que o meu irmão", brinca Oliveira. Ele conta que estava com o filho adolescente, o irmão de 56 anos e o cunhado de 32 anos. A pescaria era feita usando um equipamento artesanal de pesca conhecido como cavalinho ou joão-bobo, em que a isca é presa em uma garrafa pet vazia colocada para boiar no curso do rio.

Conforme Oliveira, o grupo notou que algum peixe havia fisgado a isca após 20 minutos de espera. “Só percebemos que o cavalinho boiava e afundava, então vimos o peixão", explicou. O pescador garante que ficou cerca de uma hora e 30 minutos tentando puxar o peixe para dentro do barco.

Quando eles notaram o tamanho do animal, viram que não seria possível levá-lo naquele momento, então o amarraram e soltaram dentro da água de novo. "Não tinha como levá-lo embora naquela hora, porque a gente só ia voltar pra cidade no domingo”, explica.

No dia seguinte, Oliveira voltou ao local, pegou o peixe e o levou para casa. Ao chegar ao local, amarrou o jaú em uma árvore e tirou fotos para registrar a façanha. “É para mostrar que não é história de pescador", brinca. Como não tinha onde armazenar a carne, o pescador vendeu o animal para uma peixaria por R$ 500.

Confira.



Fonte:
http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2013/08/pescador-fisga-jau-de-175-m-e-80-kg-em-rio-de-mato-grosso-do-sul.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário