sexta-feira, 23 de agosto de 2013

COMENTÁRIOS NO BLOG - PARTE II




Ao se falar de comentários anônimos, pode-se perceber que existem diversos tipos de anônimos que comentam nos blogs:
* o anônimo reservado, aquele que quer interagir mas tem receio de se expor na Internet, prefere manter sua identidade ou relato preservados, estes geralmente se relacionam de forma educada e sem má intenção alguma; 
* o anônimo cauteloso, aquele que te conhece, mas quer dar um toque não muito agradável e tem medo que isso afete a amizade, geralmente nos criticam, mas apresentando argumentos sólidos no intuito de ajudar a melhorar algo em nossas vidas, comportamento, blog, etc; 
* o anônimo que não deseja ter cadastro mas gosta de participar, estes também costumam se comportar normalmente sem que o anonimato faça diferença no seu trato com as pessoas. 

Com esses anônimos, não há problema algum. Entretanto, o que causa confusão no blog são os anônimos mal educados que fazem comentários grosseiros, ofensivos e até ameaçadores. Por conta dessas pessoas, muitos blogueiros retiram de seus espaços a opção de comentários anônimos, prejudicando assim, outros leitores bem intencionados e que gostam de ser informados sobre os problemas envolvendo sua comunidade.

Alguns anônimos apresentam um argumento relevante, outros querem mesmo xingar, descarregar recalques, reclamar de pessoas - e não de fatos -, chegando inclusive a "cantar", ou desmoralizar, tanto a mim mesma quanto ao meu marido, filhos e amigos. Comentários estes que visam apenas servir como alguma forma de "compensação" ou de ventilar as suas frustrações e inseguranças, à custa dos restantes leitores e participantes que passam por aqui. Sei também que, por detrás disso, está aquele sentimento de auto-defesa e, infelizmente, de inveja ou sérios problemas de auto-estima. Então, procuro ignorar. Não quero perder tempo com isso e também não quero que um novo leitor chegue aqui e se assuste com o baixo nível deste tipo de colocação totalmente descabida e fora do contexto. Assim, quando vejo isso, deleto.

Além do que, algumas pessoas acham que alguns comentários são opiniões minhas e não comentários de pessoas que estão descontentes com o que acontece, mesmo que eu coloque o meu nome quando respondo. Não são! Não tenho por costume comentar em anônimo no meu próprio blog por motivos óbvios: o blog é meu!

Quando uma questão é levantada, também levantamos hipóteses e há sempre a probabilidade de várias hipóteses se tornarem uma resposta, por isso o melhor caminho sempre é a discussão sadia.  O espaço de comentários é um lugar para discutir a postagem, conversar, tirar dúvidas e discordar ou criticar o “tema”, o assunto do texto, com bom senso e respeito.

Sei que a maneira de lidar com comentários anônimos agressivos deve ser uma escolha de cada um. Alguns preferem ignorar, outros gostam de bater boca, muitos optam por responder educadamente e, depois, ignorar. Geralmente, eu prefiro essa ultima opção, embora, às vezes, acabe por perder a paciência com alguns excessos e, assim que percebo alguma agressividade gratuita, deleto sem acabar de ler. Acredito que o ideal é agirmos de acordo com a nossa consciência.

Um amigo dizia que, “quem está na chuva é para se molhar” e, figuras públicas são vulneráveis tanto a coisas boas quanto a ruins. Mas, para falar bem do governo realmente, não precisa de anonimato. Sei, ainda que postar comentários anônimos é uma maneira de expressar o que não se consegue em publico, porque se tem medo das perseguições que acontecem por parte dos políticos e figurões do município, mas quem fizer estes comentários deve escrever com clareza e sem denegrir a imagem deles, como cidadãos.

Particularmente, eu acho que críticas sempre são bem vindas para que possamos corrigir o rumo, se estivermos indo pelo caminho errado e esclarecermos equívocos, se estivermos certos. Além disso, abomino qualquer tipo de coisa que se aproxime da idéia de "censura", embora tenha de o fazer de vez em quando.

Já tive muitas batalhas comigo mesmo como "o comentário é ótimo, mas não posso publicar com este tipo de linguagem, com tantos palavrões". E, como ódio, rancor, baixarias e coisas desse tipo, não acrescentam nada, uso desse maravilhoso recurso: deletar! Particularmente, não tenho nenhuma restrição quanto aos comentários anônimos. Se não gosto, não publico.

Entretanto, proibir os anônimos me parece estar voltando aos tempos do “jornalismo de mão única”, onde o jornalista noticia e comenta e o leitor se restringe a ser unicamente leitor. Sou contra isso. Gosto da interatividade porque aprendo muito com ela. Assim, no meu blog, por enquanto, vou continuar a permitir comentários anônimos.

Mas, anônimos ou não, é preciso que cada um faça a sua parte e comente com qualidade tendo cuidado ao se expressar, procurando ajudar de forma respeitosa, e consciente de que grosseria não trás bons resultados. Se a sua intenção for boa, e você quiser o melhor para a sua comunidade, argumente de forma educada, assim sua credibilidade será sólida e sua opinião respeitada, independente do seu nome, perfil ou avatar.

E, se você quiser que algum problema seja investigado e/ou denunciado, não precisa comentar publicamente no blog se não desejar. Você pode enviar por e-mail diretamente a mim, ou pelo formulário de e-mail do blog, que tentaremos procurar a verdade e responder, diretamente a você ou em um novo artigo a ser redigido, conforme sua solicitação, e seu nome não será publicado.

De qualquer forma, como eu já disse aqui no blog, quem se sentir ofendido com qualquer comentário, é só entrar em contato que retiraremos imediatamente.



3 comentários:

  1. Quando refere-se a nomes, cargos, função, profissão, seja lá o que for deve-se sim haver identificação real.
    Não gostaria de ler meu nome em um blog e só depois pedir para tirar, pois quem publicou não pediu permissão para colocar.
    É meu direito de não querer. Será que estou errada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você for uma pessoa "pública" corre esse risco. Mas, se é contra anônimos, porque não colocou o seu nome ai?

      Excluir
  2. Anônima das 21:24, se você não se identificar, não tem como atender ao seu pedido. Obrigada.

    ResponderExcluir