segunda-feira, 11 de novembro de 2013

PINTOR RUSSO PREGA SEUS TESTÍCULOS NA RUA PARA PROTESTAR






O pintor russo Piotr Pavlenski foi internado neste domingo depois de ter pregado seus testículos com uso de um martelo na Praça Vermelha de Moscou, uma ação artística que ele chamou de "Fixação" e que protestava contra as políticas do Kremlin, coincidindo com o Dia da Polícia.



Completamente nu e com seus testículos pregados nos paralelepípedos da praça, Pavlenski ficou imóvel durante mais de uma hora olhando o ferimento, uma ação que, segundo ele, representava a "metáfora da apatia, a indiferença política e o fatalismo da sociedade russa atual". [...]"não é a arbitrariedade dos cargos públicos que priva a sociedade de sua capacidade de agir, mas sua fixação em derrotas e perdas que nos prega com cada vez mais força aos paralelepípedos do Kremlin, convertendo as pessoas em estátuas que aguardam, resignadas, seu destino", explicava o manifesto assinado pelo pintor.

No entanto, após uma hora e meia do inicio de seu protesto, o artista foi levado a um hospital da capital russa, embora uma fonte das forças de segurança tenha adiantado à agência "RIA Novosti" que ele será detido após receber tratamento.

No último dia 3 de maio, o mesmo artista se enrolou em arames farpados em frente ao edifício da Assembleia Legislativa de São Petersburgo, uma ação que foi chamada de "Corpo" e que, segundo ele, simbolizava "a existência humana em um ambiente de repressão legal, quando um mínimo movimento provoca uma duríssima reação do sistema legislativo, a qual é cravada no corpo do indivíduo".

Em junho de 2012, Pavlenski também costurou sua boca em uma ação de apoio ao grupo punk Pussy Riot, cujo duas integrantes ainda estão presas por cantar contra Putin no principal templo da Igreja Ortodoxa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário