quarta-feira, 10 de abril de 2013

100 DIAS DA NOVA ADMINISTRAÇÃO DE IVATUBA (PARTE 2)

Na segunda-feira (08), o prefeito Robson Ramos esteve na Câmara Municipal de Ivatuba, para uma audiência pública com o objetivo de debater propostas concretas para a aprovação do Conselho de Segurança de Ivatuba (CONSEG/IVATUBA).

Como o prefeito falou também sobre outros assuntos, aproveitamos o pronunciamento dele na audiência para responder à algumas questões formuladas por nossos leitores.

SEGURANÇA
O prefeito relatou o que todos já sabem: que a segurança é de responsabilidade do Estado, mas isso não está acontecendo, não se tem Polícia Civil e a Polícia Militar atende os dois municípios, 3 horas em cada um. A segurança no município é precária, mas haviam somente alguns furtos, agora, na semana passada a coisa piorou. Segundo o prefeito, a questão da droga é complicada, mas o problema não é só do municipio, é em todo lugar. Mas, devido à violência acontecida, o prefeito resolveu adiantar o Conseg, cujo objetivo é juntar as entidades, formar o conselho e a prefeitura poder repassar dinheiro para esse conselho. Ao conversar com o comando da PM, foi informado que não há efetivo destinado às cidades pequenas, só às grandes cidades (isso não é novidade!). Semana passada, foi solicitada uma patrulha noturna pra Ivatuba e nem isso puderam disponibilizar para a cidade, deixando a administração de mãos atadas, alegando que não têm pessoal para isso (o que também não é novidade!)

Ele explicou, ainda, que o prédio da delegacia pertence ao município e foi cedido para a Policia Civil e hoje está com a Polícia Militar. Segundo o prefeito, em Dr. Camargo tem Polícia Civil, mas com funcionário cedido pela Prefeitura. Foi solicitado um policial civil para Ivatuba, mas do Comando, retornaram solicitando que o prefeito cedesse um funcionário pois não havia efetivo para isso (até na Polícia Civil?). Diante desse impasse, Ivatuba, em conjunto com Dr. Camargo, tentará pedir um policial civil para as duas cidades. Não sabem se vão conseguir, mas tentarão!

O prefeito também relatou que pretende levar a delegacia mais para o centro da cidade e está estudando alguns lugares para uma nova construção, em parceria com o governo do Estado, alguns bancos e entidades do município. Nesse prédio terão salas para as duas polícias, Civil e Militar, onde será possível tirar identidade, realizar ações no Detran e outros documentos da alçada das polícias.  A prefeitura cederá um funcionário para trabalhar na delegacia e citou que, provavelmente, será Vagner Vercezi a ocupar o cargo e mais um funcionário para auxiliar administrativo. O prefeito solicitou que os vereadores apreciem com carinho essa solicitação pois ela é um passo importante para evitar o que já aconteceu em nosso município nas semanas anteriores.

OS CARROS
Após a explanação, o prefeito comunicou que esteve em Foz do Iguaçu para retirar a doação de 6 carros da Receita Federal, além de uma camionete e um caminhão, no valor aproximado de R$120mil. Alguns desses carros vão a leilão (?) e outros serão usados na prefeitura. Os carros já se encontram no município.

SANEAMENTO BÁSICO NO MUNICÍPIO
Comunicou, ainda, que a Sanepar entrou em contato com a prefeitura para renovação do contrato encerrado em 2004 e que eles tem lá cerca de 18 milhões de reais para serem aplicados nas cidades e que podem conseguir que se destine uma parte desse dinheiro para Ivatuba, para saneamento. Entretanto, para conseguir essas verbas, é preciso realizar o convênio com a Sanepar ou criar uma entidade própria do município, para o caso de realização de obras de saneamento.  O contrato com a Sanepar é de 30 anos, mas pode ser revisto a cada 4 anos, caso não se cumpram os requisitos.

BIOMETRIA OBRIGATÓRIA DO TRE
A respeito da biometria obrigatória para as próximas eleições, o prefeito informou que o TRE virá até Ivatuba para fazer o recadastramento de títulos e o cadastramento da impressão digital da população durante uma semana inteira e que não há necessidade de deslocamento até Maringá.  Quem não se recadastrar não poderá votar nas próximas eleições.

CRIAÇÃO DA COMARCA DE PAIÇANDU
O prefeito citou a reunião realizada na Câmara sobre a criação da Comarca de Paiçandu, do qual Ivatuba, Dr. Camargo, Floresta e, por solicitação deles, Itambé, farão parte.  E que eles vão viabilizar isso para desafogar o Fórum de Maringá e facilitar a resolução dos problemas da população desses municípios, incluindo Ivatuba, que têm de esperar muito tempo para resolver suas demandas.

MAQUINÁRIO NOVO
Informou também que virão para Ivatuba 3 máquinas : uma motoniveladora, provavelmente em final de julho, uma retroescavadeira no final do ano e um caminhão basculante em janeiro ou fevereiro do próximo ano, conseguidos junto ao Governo Federal. Informou, ainda, que o Governo Estadual vai disponibilizar um financiamento para maquinários com 5 anos para pagamento sem juros, e logo que sair essa campanha, o município vai comprar mais um caminhão basculante e uma pá carregadeira, para atender à demanda do município.

CASCALHAMENTO DAS ESTRADAS RURAIS
O prefeito explicou o problema ocorrido com a cascalheira que vai fornecer o cascalho para arrumar as estradas rurais, que ainda está com problemas nos papéis para a licitação e com o caminhão da prefeitura que está sem condições, que a prefeitura terá que alugar um caminhão para efetuar o transporte e que, provavelmente, até maio acabarão os trâmites da licitação e atenderá a população que precisa.

ESCRITURAÇÃO DAS PROPRIEDADES  
Quanto à regularização das residências, terrenos, etc, está sendo formada uma comissão, que passará pela Câmara dos Vereadores, e o presidente deverá ser João Xavier dos Santos. Essa comissão percorrerá todo o município, casa por casa, para saber qual a papelada que as pessoas possuem referente às suas casas, verificar as fronteiras dos terrenos e fazer uma relação de tudo. Logo após, será realizada a topografia de todas as propriedades, com medições dos terrenos e, em seguida, o processo será encaminhado à justiça para que se consiga a regulamentação das propriedades, com suas respectivas escrituras. O prefeito pediu a colaboração dos vereadores para aprovação dessa Comissão explicando que isso vai beneficiar a todos os ivatubenses.

NOVO CONDOMÍNIO EM IVATUBA
Falou, ainda que o Sr. Fagan (?) em conjunto com Anisio Furlan querem fazer um condomínio de aproximadamente 100 casas e está sendo visto se isso é viável ou não, se está dentro das leis, mas que pode ser um bom negócio para Ivatuba, uma vez que vai gerar 100 IPTUs para o município. Serão mais 100 famílias que virão gastar em Ivatuba, aumentando também a oferta de empregos. O prefeito falou sobre a comissão que está sendo feita para acabar a obra da estrada dos condomínios, fazer aquela pista de caminhada e que estão atrás de verbas para isso.

O vereador Betão pediu a palavra e afirmou que tudo que for para segurança, para beneficiar a população encontrará eco na Câmara e convidou o prefeito e vice-prefeita para, sempre que possível, irem até a Câmara para falar sobre as realizações e as novidades, e agradeceu a presença deles e dos secretários.

GUARDA MUNICIPAL
O vereador Ailton Loiola relatou as atribuições da Comissão de Segurança, criadas no projeto que já se encontra na Câmara, solicitando que, caso hajam outras idéias, que sejam sugeridas ao projeto que os vereadores farão emenda, e pediu a participação da sociedade na Comissão. Citou também que, para a criação da Guarda Municipal, é necessário, antes, a criação do Conselho de Segurança.  O vereador relembrou que, no ano anterior, foram solicitadas câmeras para serem colocadas em pontos estratégicos do município, foi colocada uma câmera na entrada da cidade e, posteriormente, retirada e não se sabe onde se encontra isso. E ressaltou que as câmeras são necessárias para coibir as ações de criminosos na cidade, citando o caso do atropelamento de um ciclista onde o atropelador fugiu e foi identificado depois pelas câmeras, como noticiado recentemente nos jornais. 

Falando ainda sobre o assunto, o vereador Ailton Loiola sugeriu que a Guarda Municipal seja mantida com parte do dinheiro do IPTU. Ele acredita que a população vai fazer questão de pagar o IPTU para ter mais segurança na cidade. Além disso, sugeriu também, que as pessoas para fazer parte da Comissão de Segurança e da Guarda Municipal deverão ser escolhidas "a dedo", para não se misturar "gatos com ratos". Ressaltou, ainda, que se houvessem começado um trabalho sobre drogas, há vinte, trinta anos, hoje se teria menos problemas no município. 

AÇÃO SOCIAL
A vice-prefeita lembrou que já estão sendo desenvolvidas ações na Assistência Social, visando o trabalho  com drogas e solicitou ao Secretário de Assistência Social que explanasse o que será feito.

João Paulo Pacheco explicou que, em conjunto com a Faculdade Adventista Paranaense (FAP) está sendo desenvolvida uma ação que se refere ao 181, que é um número de disque-denúncia referente a tráfico de drogas. De 2001 a 2013, Ivatuba teve somente 23 denúncias comparada a Floresta que, no mesmo período, foram feitas  dez vezes mais. 

Em Dr. Camargo foi realizada uma ação da Polícia Militar com a prisão de 14 pessoas envolvidas com o tráfico devido às denúncias realizadas pela população. Entretanto, o mesmo não acontece em Ivatuba, porque a população se omite e não denuncia. Então, será realizada uma ação para despertar na população a iniciativa de fazer a denúncia, pois quanto mais denúncias houverem e quando a denuncia é feita com dados, numeros, horários, etc, a polícia monta o esquema e vem, sem avisar, realizar uma blitz, como ocorreu em Dr. Camargo.

A ação em conjunto com a Fap, será realizada provavelmente no final de maio, onde haverá uma palestra direcionada às famílias e adesivação dos carros com o 181, para que a população se conscientize de que, apesar da segurança ser uma responsabilidade do Estado, se a população não denunciar, nada vai acontecer. Se a população não denunciar e não aparecer nos relatórios do Estado, eles não vão mandar a polícia para a cidade, uma vez que, diante disso, o Estado vai achar que Ivatuba é uma cidade tranquila que não precisa de policiamento porque não há denúncias.

O vereador Ailton Loiola lembrou que a denúncia pelo 181 pode ser feita sem que o denunciante seja identificado. 
 
Acredito que algumas das questões levantadas pelos leitores do blog foram respondidas acima. E que, por hora, esperamos que tudo que foi falado seja realmente realizado o mais rapidamente possível, uma vez que são assuntos que virão para beneficiar toda a população. 

Estaremos de olho! 

No próximo post tem mais! 




8 comentários:

  1. 100 dias e nada de mudança direção da escola a mesma, contabilidade a mesma o cara que ia ser vice do varlei mandando em todos dentro da prefeitura.
    Quer dizer entra Pedro Sai Pedro, e nada de mudança e povo tomando no........................ como sempre!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônima das 17:53h...vc realmente leu o texto até o final?

      "Como o prefeito falou também sobre outros assuntos, aproveitamos o pronunciamento dele na audiência para responder à ALGUMAS questões formuladas por nossos leitores."
      "Acredito que ALGUMAS das questões levantadas pelos leitores do blog foram respondidas acima."
      "No próximo post tem mais!"

      As outras questões estarão sendo respondidas nas postagens seguintes...aguarde.
      Obrigada por comentar.

      Excluir
  3. segurança...O QUE FALTA É A POLICIA COMEÇAR A TOMAR INICIATIVA E PERDER O MEDO , E ESTOURAR ESSAS BOCA DE FUMO AQUI EM IVATUBA...mas o que acontece??? a propria policia nao haje, EU MESMA JOAO PAULO FIZ UMA DENUNCIA,,, A POLICIA NEM SE QUER FOI HAVERIGUAR A SITUAÇAO, ENTAO NAO ESTAMOS OMITINDO NADA!!!! SIMPLISMENTE TEMOS CERTEZA QUE ESSA POLICIA NOSSA É QUE NAO VAI RESOLVER NADA MESMO, E OUTRA MUDANÇA DESSE EFETIVO JÁ....
    ESSES CARROS DEVEM SER VENDIDOS E COMPRAREM NOVOS ASSIM CHEGA DE OFICINA.
    SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL, ESSA SIM ESTA FUNCIONANDO, TEMOS QUE TIRAR O CHAPEU PRO JOTA,PARABENS VC DEVERIA SER NOSSO SECRETARIO DE SAUDE, CHEFE DE GABINETE, POR QUE REALMENTE DESATA MUITAS COISAS, CORRE ATRAS ATE RESOLVER, E NAO FICA SO NO "VOU VER" O FRASE ORDINARIA....

    ResponderExcluir
  4. Anonimo essa foi a resposta que a policia me passou, mas experimente fazer a denuncia pelo 181. Estou a disposição para qualquer esclarecimento

    ResponderExcluir
  5. Fatima vc podia falar um pouco dos cargos da prefeitura..quem esta ocupando o ue dentro da prefeitura....estamos curiosos. sera qu tem como? obrgada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso será postado em breve, anônimo das 22:59h. Aguarde. Obrigada por comentar.

      Excluir
  6. Anônimo11 de abril de 2013 22:59 entra o site da prefeitura e vai saber quem esta ocupndo qual cargo. www.ivatuba.pr.gov.br blz..

    ResponderExcluir