terça-feira, 20 de agosto de 2013

COMENTÁRIOS NO BLOG




COMENTÁRIOS...



1 - Ao comentar uma matéria é registrado o IP (número de registro) do computador de onde foi enviado.


2 - Também é armazenado no banco de dados, o EMAIL de quem escreve.


3 - A responsabilidade do que é escrito é de seus autores ( proprietários do email e do IP).


4 - Comentários com ofensas pessoais ( xingamentos ), acusações, racistas, etc. Não serão permitidos.


5 - Não serão mais permitidos comentários que não tratem diretamente da matéria título.


6 - Caso sinta-se ofendido por um comentário, solicite sua retirada pelo email fatimaampessan@gmail.com. Retiraremos imediatamente.


7 - Caso deseje fazer uma denúncia ou matéria, envie para fatimaampessan@gmail.com com suas devidas identificações, que publicaremos.

Obrigada a todos.




5 comentários:

  1. Fátima a nivel de conhecimento mesmo, o IP registrado é do provedor, pra você saber qual pessoa especificamente é, precisa de uma autorização da ANATEL, concedida mediante mandado policial (nao tenho certeza, mas acredito que deva ser pela Policia Federal), caso contrário você conseguirá ver somente o IP do provedor, no caso de Ivatuba vai indicar Itambé, para os clientes de internet a rádio.
    Quanto à informação do e-mail, de que forma você consegue rastrear o e-mail, sendo que nos comentários em Anonimo (como é o meu) não é vinculado nenhum tipo de informação de contas de e-mail e/ou redes sociais ?
    Espero que esse comentário vá ao ar, porém nao se trata de uma critica e sim uma duvida, caso eu esteja errado sobre o que escrevi, espero que me esclareça, são só duvidas.
    Parabens pelas regras estabelecidas para postagens.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo de 20.08.13, 21:51, quando eu falo em identificação, me refiro aos comentários (que não são vinculados aos e-mails, e sim anônimos) e a e-mails que recebo no blog diariamente.
      Até onde eu sei, os rastreamentos de fotos, comentários anônimos e e-mails publicados, bem como do IP, é muito fácil, mas é feito somente pela Polícia Federal, com ordem judicial, caso haja denúncia. Atualmente, em alguns casos, como pornografia infantil, racismo, maus tratos contra animais, homofobia, intolerância religiosa, dentre outros, p. ex., não há necessidade de denunciar à Polícia Federal, basta acessar a Safernet (http://www.safernet.org.br/site/denunciar) e denunciar. Eles se encarregam de todo o processo. E, acredite, eles encontram, mesmo que isso seja feito do exterior!
      No caso dos emails, é possível rastrear por meio do cabeçalho dos e-mails recebidos. O endereço IP fica registrado no cabeçalho das mensagens de e-mail, apesar de o e-mail ser um meio de comunicação intermediado. É muito importante obter esse cabeçalho e imprimi-lo como prova. Depois procurar a Delegacia de Policia mais próxima para fazer o registro de ocorrência e em seguida solicitar um log do provedor para cruzar as informações. O responsável pelo IP, até esse momento é o provedor. Portanto, ele responde pela ação até que indique o responsável direto pelo IP utilizado no crime. Se o IP pertencer à uma empresa ou órgão público, este passará a ser o próximo responsável até que indique o usuário que estava utilizando o PC no dia e hora do envio da mensagem, apurados pela PF. E assim, sucessivamente. Se vc. consultar os processos referentes ao assunto, tramitando na justiça atualmente, vai entender melhor.
      Quanto ao IP dos comentários, para qualquer conexão direta na internet, é preciso revelar o endereço IP. Em conexões indiretas – quando um sistema age de intermediário -, as duas pontas de uma conexão revelam seu endereço apenas para o intermediário. Isso acontece, por exemplo, em muitos sistemas de bate-papo, incluindo o MSN (Live Messenger) e o Skype – e até no Facebook. Portanto, eles são os responsáveis até posterior identificação do usuário.
      Praticamente todos os sites que você visita registram seu endereço IP e guardam-no em um banco de dados por períodos que variam de 30 dias a dois anos. Às vezes, o período é indeterminado, como, por exemplo, nas postagens de fóruns on-line e COMENTÁRIOS.
      É claro que, muitas vezes, alguns hackers conseguem mascarar ou alterar IPs, mas sempre se tem um meio de chegar até eles. Prova disso, são os processos tramitando na justiça brasileira e internacional (alguns amplamente divulgados).
      Atualmente, não há como esconder informações na Internet. Se vc. acessou ou fez login em algum site, isso já está valendo.
      Basta você observar que, a cada vez que acessar algum site de compras, quando faz login no Google, ou qualquer outro site, p. ex., vai aparecer nas suas telas de navegação, os objetos que vc consultou no respectivo site, como uma propaganda subliminar intensificando o seu desejo pelo respectivo objeto (uma forma de marketing muito usada atualmente na net).
      Não sei se respondi a sua pergunta, mas espero ter ajudado. Obrigada por comentar. Volte sempre.

      Excluir
  2. Ah sim agora voce explicou melhor, pois comentário anonimo nao tem como saber o e-mail mesmo e quanto ao IP somente dessa forma conseguirão ratrear, voce ate consegue fazer isso sem denuncia, mas como disse, cai no provedor.
    Quanto aos e-mails tranquilo, essas informações vemem todo e-mail, é que voce nao tinha comentado no post que eram de e-mail, achei que era dos comentários apenas, impercepção minha.
    Obrigado por esclarecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca esquecendo que "extra-judicialmente" e, conforme "seus contatos", você até pode descobrir o IP junto ao provedor, só não pode divulgar pq seria crime também. Mas ficaria sabendo quem fez o que. Abçs

      Excluir
  3. Mesmo assim, Fátima, acredito que não é justo colocar nomes de pessoas com comentários sem prova, até provar que focinho de porco não é tomada, a integridade da pessoa já está em dúvida. Gosto muito do seu blog, acredito que com identificação real ficará melhor. Parabéns, obrigada pelas informações.

    ResponderExcluir