terça-feira, 13 de agosto de 2013

IVATUBA PARTICIPA DA CONFERÊNCIA MACRORREGIONAL DE MEIO AMBIENTE EM MARINGÁ



A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Roseli Celestino, esteve na última quarta-feira (07), em Maringá na Conferência Macrorregional de Meio Ambiente, para discutir o gerenciamento dos resíduos sólidos dos municípios e de outras 112 cidades da região Norte do Estado.
Na abertura da conferência, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Umberto Crispim, lembrou que a conferência macrorregional é a oportunidade dos municípios, não apenas as grandes cidades, discutirem alternativas para a gestão de resíduos. “O objetivo é compartilhar nossos projetos com outros municípios, contribuindo com as políticas de meio ambiente nas diversas regiões do estado”. 

O Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, falou sobre a importância da gestão correta dos resíduos, que podem vir a se transformar em grande fonte de renda. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Paraná está incentivando a implantação de aterros através da formação de consórcios intermunicipais, tema este debatido nas conferências municipais. A esse respeito, o Secretário Cheida ressaltou que: "Trabalhando em conjunto, os municípios terão maior escala de produtos reciclados e aí aumentam as possibilidades de geração de renda e benefícios para as cidades",

Segundo o coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria do Meio Ambiente, Laerty Dudas, os municípios tem prazo até agosto do próximo ano para se adequar à Lei 12.305/10, que prevê o gerenciamento correto dos resíduos e que as cidades que não estiverem cuidando de seus resíduos terão dificuldades de conseguir recursos e ajuda dos governos estadual e federal, por isso estão percorrendo todo o Paraná, para auxiliar as prefeituras na implementação das ações de gerenciamento do lixo.

Durante a Conferência foram apontadas ações positivas que já foram adotadas na região e que podem servir de modelo para outras cidades.  Em Maringá, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, José Luiz Nardo, explanou que a prefeitura está atualizando o cadastro das empresas para identificar todo o lixo produzido na cidade e este cadastro faz parte do plano de gerenciamento dos resíduos sólidos, onde cada empresa deve declarar o tipo de resíduos gerado por ela, como é feita a coleta e a destinação final. Com o diagnóstico em mãos é possível controlar e acompanhar a produção de resíduos da cidade e agilizar a fiscalização em todo o município. O Secretário Nardo relatou ainda, que a administração municipal apóia as ações da iniciativa privada na questão dos resíduos, citando o exemplo de uma empresa que coleta atualmente 50 mil toneladas de lixo por dia na cidade e faz a compostagem desses resíduos e o resultado é tão positivo que a empresa entrou com um pedido para dobrar a coleta, passando para 100 mil toneladas por dia.

O prefeito de Astorga, Arquimedes Ziroldo, trouxe a proposta de gestão regionalizada para os 30 municípios da Amusep, afirmando que o projeto prevê a implantação de quatro consórcios regionais para atender as cidades, com a atuação iniciando na coleta do lixo, passando pela reciclagem, com a implantação de uma usina de aproveitamento de resíduos da construção civil e fechando com os aterros sanitários. De acordo com o prefeito Arquimedes, a idéia da regionalização na implantação dos aterros poderá ser ampliada para outras ações das prefeituras, agilizando obras e benfeitorias em todas as áreas.

A Conferência estadual acontece no próximo mês de setembro, em Foz do Iguaçu, e reunirá representantes de todas as regiões do Paraná, de onde sairão os representantes paranaenses para a 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, que será realizada em outubro, em Brasília.

Confira.















Fonte:

3 comentários:

  1. Fátima, tenho uma pergunta: a administração está tão preocupada em trazer melhorias para o município, por que enquanto isso vereadoras da oposição estão procurando atrapalhar?
    O povo votou para ajudar, já ouvi muitos dizerem que para essas não votam nunca mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não posso te responder isso, pq não tenho acompanhado os trabalhos da Câmara por estar com muito trabalho nessa época. Entretanto, não se pode esquecer que os vereadores e vereadoras estão lá para defender e ajudar o povo. Se não estão fazendo isso, então o povo precisa comparecer e cobrar isso deles. A participação do povo é fundamental nesse processo de mudanças, caso contrário, nada se consegue. Obrigada por participar e parabéns por estar atento ao que está acontecendo na sua comunidade. Precisamos de mais pessoas assim aqui. Abçs

      Excluir
  2. Parabéns Secretaria do Meio ambiente Roseli Celestino , por participar deste evento em busca de soluções para o nosso municipio.

    ResponderExcluir