quinta-feira, 9 de maio de 2013

A POLÊMICA DOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS



Alguns comentários têm chegado com o objetivo de denegrir a imagem de pessoas, xingar alguns (inclusive a blogueira, por não publicar esses comentários!), falar mal de outros, fofocar pelo prazer de fofocar, falar até do meu “papagaio” - se eu tivesse um! 



Sei que, “quem está na chuva é para se molhar” e quando criamos um espaço público, assim como as pessoas públicas, estamos vulneráveis e abertos tanto para coisas boas como para as ruins. E temos que aprender a conviver com as críticas.

Todo blogueiro em sã consciência, sabe muito bem que 95% dos comentaristas de blogs são anônimos. Ali, no anonimato, as pessoas relatam a sua verdade sobre os problemas, pensam em voz alta, substituem a "buzina dos engarrafamentos", o dedo apontado, soltam a sua língua e apontam os erros e acertos dos temas e do sistema. Isso é ser democrático. E isso é maravilhoso!

Entretanto, por que deixar um comentário dizendo que o(a) outro(a) está horrível ou que o(a) tal cara é um lixo? Um(a) safado(a)? Um(a) sem-vergonha? Um(a) idiota? Ou até coisas piores?

Em primeiro lugar, não é assim que se conversa. Em segundo lugar, o particular é um assunto que deveria ser tratado diretamente com o criticado e não envolvendo os demais participantes do blog. Acredito que seja possível criticar de forma educada e principalmente, apresentando soluções e recomendações, sem envolver ataques pessoais que considero totalmente desnecessários e inúteis. 

O espaço de comentários é um local para se discutir o texto, conversar, tirar dúvidas, discordar ou criticar o TEMA com bom senso e respeito. Se não for para comentar sobre o assunto do texto, é melhor nem comentar, pois o que vai resolver é o debate sobre o assunto e não sobre a pessoa.

É plenamente aceitável que as pessoas debatam a importância (ou falta dela) das opiniões e acontecimentos informados aqui no blog. E também que elas não gostem do que lêem. Entretanto, não há motivo para que os comentários sejam venenosos, pois em uma ocasião em que se tem uma oportunidade de discordar amavelmente de um assunto ou de outro, algumas pessoas preferem esquecer a educação e empregar o espaço de comentários para exibir sua peçonha, em lugar de apresentarem argumentos bem fundamentados e contribuírem, não só para a melhoria da qualidade de vida da população, como também, e obviamente, para a sua própria melhoria, uma vez que elas são parte dessa mesma população.

Assim, se você ainda estiver lendo esse texto, se chegou até aqui, por favor, faça perguntas, comente, questione, debata os argumentos, diga o que pensa.  Mas, seja gentil. Seja educado. Estaremos aqui sempre procurando respostas. Estamos tentando algo novo aqui em Ivatuba com os  blogs: informar, esclarecer e, sempre que possível, fazer prevalecer a vontade do povo perante os governantes.

Entretanto, se os leitores preferirem, se continuarem os comentários ofensivos, seja lá a quem forem destinados, a única alternativa viável – e que esta blogueira não deseja fazer – seria proibir os comentários anônimos.

Vedar o anonimato seria o fim da interação, da genuína interatividade do povo, algo incompatível com internet livre e com a democracia.

Pessoalmente, acho que postagens virtuais sem comentários não valem, pois opinião sem contraditório não é opinião, é imposição! E não estamos mais na ditadura.

Assim, meus amigos leitores, como disse uma amiga:

Anônimos ou não, vamos fazer a nossa parte, comentar com qualidade e ter cuidado ao nos expressarmos, procurar ajudar de forma delicada, respeitar o outro e ter consciência de que grosseria não traz bons resultados, se sua intenção é boa, argumente de forma educada, assim sua credibilidade será sólida e sua opinião respeitada, independente do seu nome, perfil ou avatar.” 

E, muito obrigada por participar sempre!

23 comentários:

  1. Muito bem colocado Fátima!
    Espero que de agora em diante possamos ver pensamentos mais elaborados e direcionados ao conteúdo postado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É esse o objetivo do texto, Ronnie. Eu também espero isso. Obrigada por comentar. Volte sempre.

      Excluir
  2. pura demagogia kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que demagogia anônimo das 23:17?

      Excluir
    2. bla bla bla o povo gosta de polemica, se n n tem graça

      Excluir
    3. Será que o anônimo das 23:17 sabe o que é demagogia?

      Excluir
  3. fátima, tem pessoas se passando por outras só para banalisar e te complicar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amigo anônimo. Bom contar com pessoas como vc no meu blog. Volte sempre.

      Excluir
  4. fátima, por que você não faz como ivatuba em foco? Democracia é DEVER de se identificar e DIREITO de saber quem tem determinada opinião.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não fiz isso porque estamos numa cidade pequena e as pessoas ainda têm receio de externar suas opiniões. Resquícios da era anterior. Quando elas perceberem que podem criticar aquilo que não concordam e se sentirem mais seguras, começarão a debater com seus respectivos nomes. Obrigada por comentar. Volte sempre.

      Excluir
    2. Fátima, o que você quis dizer com era anterio?

      Excluir
    3. Por ser uma cidade pequena fica mais fácil o diálogo para resolução dos problemas, vocês já pensaram em montar uma associação de moradores para conversar diretamente com os responsáves de cada setor? Aqui no jardim refugio nós temos e fomos muito bem recebidos por essa nova administração.

      Excluir
    4. Quando me refiro à era anterior, estou falando de uma época onde não existia internet, blogs, redes sociais. Agora, com essa tecnologia, não há o que possa permanecer oculto. Não existe mais manipulação de fatos, como existia antigamente, com a mídia paga. Hoje, quando se expõe algum fato, imediatamente os envolvidos podem desmentir ou confirmar pelos blogs ou rede sociais. A internet é rápida e permite isso. A verdade sempre prevalecerá. Mas uma grande parte das pessoas ainda não se acostumou com isso. Agora, está se confirmando o que já foi dito há mais de 2.000 anos atrás: “Nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido” (Lucas 12:2).

      Excluir
  5. Fátima, você pode explicar aos leitores do Blog como você poderia fazer para saber quem escreveu ofensas a seu respeito? ouvi dizer que dá para fazer um rastreamento pelo IPI do computador, isso é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, anônimo. Tem ferramentas para identificar o IP (endereço virtual) de quem enviou o comentário. Obrigada por comentar. Volte sempre.

      Excluir
    2. Por que você não faz o IP de quem envia ofensas a você? Ninguém nunca mencionou meu nome em um blog mas se mensionar eu levo até ás ultimas consequências.

      Excluir
    3. Obrigada pela sugestão, anônima das 01:07h. Eu aprendi que a ofensa pertence a quem a faz e a gente aceita se quiser. Eu costumo deixar pra lá, pois quem não tem educação, não merece atenção. Obrigada por comentar. Volte sempre.

      Excluir
    4. Ouvi dizer que o professor jotinha já fez o rastreamento de mensagens de muitas pessoas que o ofende, está só esperando para pegar com a boca na butija, a surpresa é grande!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  6. Olha fatima pra mim democracia é a pessoa falar,, dar a sua opinião mas mostrar a cara, pq é mto facil ficar no anonimo, n se expor e ficar pondo fogo nas coisas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, isso é um ponto de vista...mas, se você realmente pensa assim, pq então está postando como anônimo?

      Excluir
  7. MAIS UMA VEZ FUI NA PREFEITURA E O SR TONINHO N DEIXOU EU FALAR COM O PREFEITO, Q Q É ISSO MEU POVO? ELE ACHA Q É O PREFEITO, MANDA E DESMANDA TOMA VERGONHA NA CARA......OBRIGADA FATIMA PELO ESPAÇO

    ResponderExcluir
  8. Ola Fátima
    Desculpas por não comentar antes mas Parabéns pelo seu blog eu mesmo leio sempre ele.
    Acho que o Brasil so vai melhorar quando o povo começar dar a cara a tapa começar a protestar pelos seus direitos e pelo que acham ser errado como tem acontecido na França a maioria da população tem protestado contra a lei que permite o casamento gay mas esses protestos não são para ofender e sim contra o casamento civil isso sim e democracia belo exemplo!

    ResponderExcluir