segunda-feira, 27 de maio de 2013

PARAGUAIOS BLOQUEIAM PONTE DA AMIZADE


Paraguaios retomam bloqueio da Ponte Internacional da Amizade. Os protestos na fronteira tiveram início às 7h30min desta segunda (27). Os transportadores querem que o governo flexibilize a chamada "tolerância zero" e protestam contra o rigor na fiscalização contra o contrabando anunciada pelo presidente Federico Franco no dia 13 de maio. 

Os transportadores exigem que a cota mensal de isenção para a importação, por pessoa, passe dos atuais US$ 150 para US$ 500. Eles reivindicam ainda que o governo flexibilize, nas regiões de fronteira, a lista de produtos autorizados a entrar no país em pequenas quantidades. “A maioria destes produtos que o governo quer controlar não é produzida no Paraguai. Este rigor na fiscalização não tem sentido”, declarou na época à radio paraguaia 730 AM, Carlos Maldonado, um dos líderes do movimento.

Após o bloqueio desta segunda, sacoleiros e pequenos comerciantes brasileiros também aderiram ao protesto fechando o lado brasileiro da Ponte. Eles reclamam que operações feitas pela Receita Federal, Exército, e outros órgãos de fiscalização causam prejuízos ao comércio, porque diminuem o movimento de compristas.
Hoje, o trânsito fica parado por cerca de cinco minutos e liberado outros cinco, gerando um engarrafamento de mais de três quilômetros. Aqueles que estiverem aguardando na fila, é conveniente deixar o carro em um estacionamento do lado brasileiro e cruzar a fronteira andando. Assim, chegará mais rápido. 


Fonte:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário